Ao abrir os trabalhos do XIX Congresso Paranaense de Direito Administrativo, terรงa-feira (21.08), na sede da OAB Paranรก, em Curitiba, o presidente do IPDA โ Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Edgar Guimarรฃes, destacou que o tema central do encontro โDireito Administrativo do medoโ surgiu da percepรงรฃo de um cenรกrio que impera na administraรงรฃo pรบblica brasileira. O encontro prosseguiu atรฉ sexta-feira (24).
โConstatamos que nos รบltimos anos, o administrador pรบblico tem se omitido na tomada de decisรตes sensรญveis devido a uma sรฉrie de fatores como, por exemplo, a ausรชncia de estrutura adequada e a falta de capacitaรงรฃo dos servidoresโ, observa. Alรฉm disso, prossegue, o gestor pรบblico se omite por medo de ter seu patrimรดnio pessoal e sua moral ameaรงados por aรงรตes de รณrgรฃos controladores e fiscalizadores, e deixa de agir de forma proativa.
Por compreender essa postura de temor dos agentes pรบblicos que atuam na esfera administrativa, Guimarรฃes sublinhou que a programaรงรฃo do Congresso foi pensada visando reduzir e atรฉ estancar este medo que assola a administraรงรฃo pรบblica. โO mesmo medo que afeta os advogados pรบblicos, muitas vezes responsabilizados pela emissรฃo de pareceresโ, observa o presidente do IPDA. O conteรบdo do evento coloca na mesa de debates de forma aberta e sincera temas emergentes, polรชmicos e contemporรขneos do Direito Administrativo.
Compuseram a mesa de abertura do evento ao lado do presidente do IPDA, Edgar Guimarรฃes, o ministro do Tribunal de Contas da Uniรฃo, Benjamin Zymler; o presidente da OAB Paranรก, Josรฉ Augusto Araรบjo de Noronha; o professor doutor Mรกrcio Cammarosano, o conselheiro Ivan Bonilha, presidente do Instituto Rui Barbosa, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paranรก, Durval Amaral, o presidente do Instituto de Direito Administrativo do Mato Grosso do Sul, Joรฃo Paulo Lacerda, e aย vice-presidente do Instituto dos Advogados do Paranรก, Adriana Dโรvila Oliveira. Os presentes foram recepcionados pela voz de Karine Blum ao cantar o Hino Nacional.
Homenagens
Todas as ediรงรตes do Congresso prestam uma homenagem a pessoas que contribuem para a ciรชncia do Direito Administrativo. Este ano, o grande homenageado foi o professor doutor Mรกrcio Cammarosano. Ele recebeu de Edgar Guimarรฃes, uma placa alusiva ร sua atuaรงรฃo no Direito Pรบblico. โร com muito respeito e administraรงรฃo que o IDPA tem a honra de homenageรก-lo pelo seu carรกter, honradez, dignidade e coragemโ, declarou. Tambรฉm foram homenageados os presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paranรก, Durval Amaral, e da OAB Paranรก, Josรฉ Augusto Araรบjo de Noronha, que receberam a placa, respectivamente, das mรฃos do diretor do IPDA, Josรฉ Anacleto Abduch Santos, do conselheiro federal Renato Cardoso de Almeida Andrade. A diretora acadรชmica do IPDA, Adriana da Costa Ricardo Schier entregou a placa ao conselheiro Ivan Bonilha.
Em seu pronunciamento, o presidente da OAB Paranรก, citou nรบmeros da advocacia paranaense, declarando que โsomos 65 mil advogados ativos no Paranรก e mais de 1 milhรฃo no Brasil. Esse gigantismo da advocacia tambรฉm mostra o tamanho dos problemas e a necessidade constante de aperfeiรงoamento profissionalโ. Noronha assinalou que a OAB mantรฉm o carรกter independente num momento difรญcil no campo polรญtico, econรดmico e social. E garantiu que todos โqueremos uma OAB ativa, combativa, livre de qualquer ideologia, sem vinculaรงรฃo partidรกriaโ. Aproveitou seu discurso para elogiar o tema do Congresso, mas enfatizou que o advogado nรฃo pode ter medo, โยดprecisa de coragem para enfrentar os duros caminhos percorridos para a realizaรงรฃo da justiรงa, principalmente aqueles gestores que tรชm o dever de prestar um serviรงo pรบblicoโ.
Conferรชncia magna
Coube ao ministro do TCU, Benjamin Zymler, fazer a conferรชncia de abertura do Congresso. Ele abordou a consensualidade administrativa: o exemplo dos acordos de leniรชncia e a jurisdiรงรฃo de contas. O conselheiro do TCE-PR, Ivan Bonilha, apresentou o conferencista aos congressistas. Zymler comentou sobre a atuaรงรฃo do รณrgรฃo regulador nos processos referentes aos desvios apurados pelo Ministรฉrio Pรบblico em empresas como, por exemplo, a Petrobras. ย De acordo com ele, o TCU procura aplicar, no exercรญcio da jurisdiรงรฃo de contas, ย sanรงรตes e imputar o dever de ressarcir, caso os administradores violem o dever de cuidado e diligรชncia e causem prejuรญzo ao erรกrio.
Mencionou vรกrias leis que visam o controle o uso correto dos recursos pรบblicos, regras para licitaรงรตes e concessรตes, e mecanismos de freios, e importantes normas de governanรงa. E citou a lei anticorrupรงรฃo e a da improbidade administrativa. Informou que a as empresas estatais devem envidar esforรงos para adaptar seus estatutos as regras de governanรงa estabelecidas pela nova lei, a fim de melhorar sua forma de atuaรงรฃo. Em relaรงรฃo aos acordos de leniรชncia e delaรงรตes premiadas afirmou que sรฃo dois instrumentos que beneficiam ร s empresas que se comprometem a cooperar com a jurisdiรงรฃo de contas, em especial com a quantificaรงรฃo e devoluรงรฃo do dรฉbito.
Colocou que cada รณrgรฃo pode celebrar, nos limites da lei e de suas atribuiรงรตes, acordos substitutivos das sanรงรตes de sua prรณpria competรชncia. ย E observou que a Lei Orgรขnica do TCU estabelece que o tribunal pode apurar ilรญcitos, calcular dรฉbitos e decretar a indisponibilidade de bens do responsรกvel. Salientou que a arbitragem tambรฉm รฉ importante mecanismo para a soluรงรฃo de conflitos e pode ser utilizado entre entidades pรบblica e privadas, no entanto, โรฉ muito pouco praticada no Brasilโ, pontuou.