*Por Ronan Maia
Quer saber como os smartphones fazem a sua empresa inteira caber na palma da mรฃo? E nรฃo pense que estou aqui para falar sobre novidades em telefonia. Quero mostrar como os aplicativos mรณveis podem potencializar as experiรชncias e produzir resultados para o seu negรณcio. Os apps estรฃo mudando a prรกtica varejista, seja para o cliente, o vendedor ou o gestor da loja. Sรฃo trรชs frentes em um รบnico meio, com um conjunto de benefรญcios voltados ร eficiรชncia. Isso รฉ transformaรงรฃo digital!
Em pesquisa divulgada no mรชs de abril, a FGV-SP apontou que, no Brasil, temos 220 milhรตes de smartphones ativos, o que significa mais de um por habitante. Estamos falando de digitalizaรงรฃo da sociedade. Sendo assim, por que nรฃo, levar o seu negรณcio para dentro do smartphone?
Vamos ao exemplo do Pรฃo de Aรงรบcar, que inovou com um aplicativo de fidelidade, capaz de criar um novo relacionamento com os consumidores e proporcionar uma nova experiรชncia de compras. E o que ele tem de diferente de tantos outros? Ele รฉ atrativo. Dรก descontos, prรชmios e vantagens reais, fazendo com que o cliente queira instalar e usar o sistema sempre. Este รฉ um dos desafios dos varejistas ao oferecer um app prรณprio: gerar interesse do consumidor. Vocรช jรก parou para pensar em quais aplicativos de lojas tem no seu celular? ร preciso criatividade para ser relevante e se destacar.
Claro que, para o varejista, qualquer movimento de digitalizaรงรฃo tem que ser parte de uma estratรฉgia que faรงa sentido para o seu negรณcio. Um app de fidelidade para descontos, por exemplo, tambรฉm pode ser usado para uma compra sem atrito, como canal de pagamento direto entre cliente e marca, sem o intermรฉdio de um vendedor. Basta fotografar o cรณdigo de barras ou o QR Code da peรงa pelo app, que ele direciona, automaticamente, a um ambiente seguro para inserir os dados bancรกrios. Com o processo finalizado, o consumidor jรก pode ir embora com o produto.
Para os que nรฃo abrem mรฃo da interaรงรฃo humana, mas que tambรฉm querem experiรชncias digitais, o PDV mรณvel รฉ bastante convidativo. Um smartphone na mรฃo do vendedor permite que a compra seja realizada em qualquer ponto do ambiente. Imagine escolher um novo piso em uma loja de material de construรงรฃo, com a facilidade do vendedor te acompanhar, consultar preรงos e disponibilidade de estoque, ali, enquanto vocรช estรก tocando e olhando a peรงa โ e poder realizar o pagamento sem pegar nenhuma fila, em um caixa tradicional! ร uma jornada muito mais encantadora para o cliente.
Da mesma forma, para o vendedor, esse dispositivo surge como um grande aliado. Com camadas de inteligรชncia artificial (IA), alรฉm do fechamento da venda, o ponto de venda mรณvel, proporciona um salto no atendimento e uma nova experiรชncia de trabalho para quem faz o meio de campo entre marca e consumidor final.
Olhando no celular, assim que identifica um cliente (e isso pode acontecer por diversas maneiras, como o CPF, por exemplo), o profissional passa a ter em mรฃos, todo o seu histรณrico de compras, pontos a resgatar e sugestรตes de produtos especรญficas para aquele perfil, feitas pela IA. Isso coloca o vendedor em uma posiรงรฃo mais consultiva para o consumidor, que รฉ surpreendido com um atendimento na loja fรญsica muito mais assertivo e pessoal. Como respostas, observamos o aumento do ticket mรฉdio e do mix comercializado.
Indo mais para dentro da empresa, o smartphone tambรฉm รฉ colocado na mรฃo do gestor, com aplicativos mรณveis pensados para proporcionar maior eficiรชncia no seu trabalho. Pesquisas apontam que a transformaรงรฃo digital, quando realizada com foco no colaborador interno, tem resultados duas vezes maiores do que as voltadas ao cliente final.
Na funรงรฃo gerencial, por exemplo, vocรช tira o profissional que ficava preso no escritรณrio, olhando para a tela do computador, com e-mails, papeis e sistemas โ e coloca a mobilidade ao seu favor! Elimina as planilhas e leva experiรชncias digitais, em que o gerente recebe os indicadores de negรณcio e controla todo o workflow de aprovaรงรตes e encaminhamento de fluxo de trabalho pelo celular. Ele passa a estar na execuรงรฃo do varejo no seu dia a dia.
E isso vai se multiplicar nos prรณximos anos! Cada gerente pode ter um aplicativo que converse diretamente com as suas necessidades, para levar o seu negรณcio onde quer que esteja. Gerenciamento de equipes em mobilidade, sem precisar estar fixo em uma cadeira ou, mesmo, sem dar zoom no celular para visualizar documentos, mas por um app pronto e estratรฉgico para o seu trabalho.
Um exemplo inspirador estรก na China, que conseguiu fazer o WeChat โ o โtudo para todosโ. Quase tudo pode ser feito com uma รบnica plataforma, da troca de mensagens, ao pagamento de contas, o agendamento do banho do seu pet, atรฉ o envio de currรญculos. ร um paรญs bastante avanรงado no quesito aplicativos mรณveis e um modelo dessa evoluรงรฃo do mercado. No Brasil, certamente, as empresas devem considerar o smartphone como um instrumento de relacionamento com os clientes e os seus colaboradores. Isso รฉ a revitalizaรงรฃo dos negรณcios! Quem nรฃo estiver olhando para isso, hoje, vai perder em produtividade, eficiรชncia e competitividade.
E vocรช, estรก preparado para ter o seu negรณcio nas suas mรฃos? A transformaรงรฃo dos aplicativos e smartphones jรก comeรงou e a sua empresa faz parte dela!
*Por Ronan Maia, vice-presidente de Distribuiรงรฃo e Varejo da TOTVS