Sebrae/PR oferece atendimento gratuito a empreendedores durante feira gastronômica, em Assaí

 

Quem passou pelo espaço recebeu orientações de como formalizar um pequeno negócio

 

Cerca de 70 pessoas passaram pelo estande da Sala do Empreendedor montado na Primavera Gastronômica realizada de 20 a 22 de setembro, em Assaí, no norte do Paraná. Durante os três dias do evento, organizado pela Emater, quem passou pelo espaço recebeu atendimento gratuito e tirou dúvidas de como formalizar um pequeno negócio. No local, o Sebrae/PR também ofereceu consultoria e um workshop sobre Perfil Empreendedor.

 

A consultora do Sebrae/PR, Gabriela Maria Lima, disse que o evento reuniu, no centro da cidade, mais de 20 pratos típicos da região. Muita gente que passou pela feira aproveitou as orientações gratuitas. Cerca de 30 pessoas participaram do workshop de empreendedorismo. “Muitos empreendedores que estão na formalidade vieram buscar informações no estande. A participação da Sala durante o evento foi um sucesso”, afirmou.

 

O secretário de Agricultura do Paraná, George Hiraiwa, elogiou a iniciativa e a organização do evento. “Os pratos foram serviços em louças e a qualidade do que foi oferecido não passa despercebido pelos visitantes. As pessoas valorizam”, destacou. Para ele, a feira foi importante para incentivar o turismo gastronômico regional. “Assaí tem o castelo japonês como uma espécie de âncora para o desenvolvimento do turismo rural”, lembrou.

 

A extensionista e coordenadora de Agroindústria e Turismo Rural da Macro Norte da Emater/PR, Terezinha Busanello Freire, disse que o evento gastronômico é vinculado às quatro estações do ano. A ideia é que, a cada ano, a feira seja sediada por um município diferente para fomentar a gastronomia local. “A proposta é incentivar a criação de pratos novos, com matéria-prima da região e temperos naturais”, afirmou.

 

Na edição de Assaí, participaram 20 expositores de pratos salgados, três de doces diversos, três de cervejas artesanais e um de suco natural. São agricultores familiares, donos de pequenos restaurantes, cozinheiros amadores, empreendedores do turismo rural. “Foi uma oportunidade para eles divulgarem a marca e projetarem seus produtos”, avaliou.

 

O grande destaque, na opinião de Terezinha, foi a junção de várias etnias, que trouxeram conhecimentos diferenciados na elaboração dos pratos. “Pela primeira vez, tivemos um prato vegano”, apontou. Outro ponto alto do evento foi o capricho em cada detalhe para a recepção do público. “Queríamos que as pessoas, de fato, apreciassem a comida. Investimos em talheres e louças, em vez de descartáveis, toalha de mesa e decoração. Criamos um espaço de convivência com jardim, bancos, para integrar as famílias”, contou. Segundo Terezinha, mais de 5 mil pessoas passaram pela feira.

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