Por Luiz Carli, Diretor Geral da OKI Data Brasil
O aumento do nรบmero de dispositivos conectados e a consequente facilidade para comparaรงรฃo de produtos, serviรงos e preรงos tรชm levado os consumidores a um novo patamar de protagonismo na hora das compras. Essa nova forma de relacionamento com os clientes vem desafiando empresas de todos os portes e de variados segmentos e no comรฉrcio varejista, em especial, essa realidade mรณvel e Omnichannel tem se mostrado ainda mais desafiadora. Afinal, as novas formas de consumo provocam uma verdadeira revoluรงรฃo no varejo, com a busca por formas de oferecer sempre a melhor experiรชncia de compra para os consumidores.
Mas como uma rede varejista pode se sobressair diante da concorrรชncia em tempos de redes sociais, plataformas multimรญdia e sistemas integrados? A resposta para essa questรฃo, acredite, estรก muito ligada ร imagem e ร sensaรงรฃo que a loja entrega ao seu cliente em seu ambiente fรญsico. Segundo dados do POPAI (Point of Purchase Advertising International), 76% das decisรตes de compra do varejo acontecem dentro do ponto de venda. ร primordial, portanto, que a comunicaรงรฃo com o cliente nesse local esteja sempre atualizada e de acordo com os objetivos de negรณcios estabelecidos para o momento.
Nesse cenรกrio, uma inovaรงรฃo que tem crescido รฉ o processo de cartazeamento eletrรดnico. A tรฉcnica permite, em sรญntese, o uso da tecnologia para gerar cartazes de forma muito mais fรกcil, rรกpida e sofisticada, garantindo maior atratividade e uniformidade ร comunicaรงรฃo visual dos varejistas em seus pontos de venda.
Sรฃo vรกrias as vantagens de se utilizar esse tipo de soluรงรฃo. Uma delas, por exemplo, รฉ a possibilidade de transmitir a identidade visual da marca de forma mais clara e harmรดnica, principalmente em grupos com vรกrias filiais. Nas grandes redes de lojas, o sistema de cartaz eletrรดnico permite que o consumidor tenha sempre a mesma percepรงรฃo visual da empresa em todos os seus ambientes, mantendo a comunicaรงรฃo mais coesa, confiรกvel e inteligรญvel.
Outro benefรญcio importante รฉ a oportunidade de explorar possibilidades visuais que nรฃo existiam antes. A comunicaรงรฃo de ofertas com esse tipo de impressรฃo digital oferece a chance de incluir e trabalhar imagens junto aos preรงos e nomes dos produtos de maneira inovadora, tornando a peรงa mais atrativa. Alรฉm disso, รฉ possรญvel aplicar tรฉcnicas mais assertivas de comunicaรงรฃo, selecionando a melhor linguagem e os tipos, cores e tamanhos mais adequados.
Isso รฉ essencialmente importante se lembrarmos que, de acordo com estudo da Colorcom*, uma imagem em preto e branco pode prender a atenรงรฃo de uma pessoa por menos de dois terรงos de segundo, enquanto uma imagem colorida pode prender a atenรงรฃo por dois segundos ou mais. O relatรณrio ainda aponta que 42% dos consumidores tendem a ler anรบncios em cores de forma mais frequente do que versรตes em preto e branco.
O cartazeamento eletrรดnico tambรฉm promove mais agilidade aos varejistas, uma vez que as peรงas promocionais sรฃo geradas por meio de aplicativos e impressoras digitais. Isso garante a possibilidade de reaรงรฃo rรกpida aos movimentos da concorrรชncia e ร s tendรชncias de consumo, mantendo a qualidade tรฉcnica dos cartazes e com uma sensรญvel reduรงรฃo de custos na maioria dos casos.
Apesar de ser uma tendรชncia em franco crescimento, o processo tambรฉm exige alguns cuidados para garantir que a inovaรงรฃo, de fato, traga ganhos para o negรณcio. ร preciso ponderar, entre outras coisas, sobre a correta escolha dos programas para cartazeamento, o tipo de papel e de impressรฃo e, ainda, o volume de informaรงรตes de forma geral. No caso dos programas, por exemplo, hรก muitas opรงรตes disponรญveis no mercado e cabe ao varejista identificar aquela que mais atende suas necessidades atuais, bem como avaliar se serรก adequada para as exigรชncias futuras.
ร preciso tambรฉm alinhar o cartazeamento eletrรดnico a outras plataformas de comunicaรงรฃo, compondo uma linha estratรฉgica com foco no aumento da qualidade do atendimento e, assim, do resultado do negรณcio. Outro ponto importante รฉ observar e analisar continuamente a real experiรชncia oferecida pela loja aos consumidores e qual o nรญvel de satisfaรงรฃo dos clientes.
Por fim, o cuidado na escolha da impressora ou do fornecedor de serviรงos de impressรฃo รฉ fundamental. O ideal รฉ identificar o modelo que melhor atende as necessidades no que diz respeito ao padrรฃo de impressรฃo a ser utilizado: impressรตes coloridas ou monocromรกticas, em papel A4, A3 ou Super A3, bem como a gramatura. ร recomendรกvel e seguro investir em equipamentos com especificaรงรตes superiores ร sua necessidade atual, de forma a evitar gastos em um futuro prรณximo. Impressoras A3, coloridas com suporte a gramaturas superiores a 200g/m2 sรฃo as mais versรกteis para esse tipo de aplicaรงรฃo. Ainda assim, รฉ essencial aliar a seguranรงa do fornecedor a ser contratado e os atributos dos equipamentos, como qualidade e robustez, para oferecer uma ampla rede de atendimento de assistรชncias tรฉcnicas com cobertura para toda a sua regiรฃo.
O varejo brasileiro nรฃo pode perder a chance de se modernizar. As empresas deveriam trabalhar para antecipar as necessidades dos consumidores e oferecer novidades que promovam uma experiรชncia de compra efetivamente mais completa e agradรกvel. Aliando a observaรงรฃo de tendรชncias ao uso inteligente das tecnologias disponรญveis, os varejistas podem realmente atrair, conquistar e fidelizar a atenรงรฃo dos clientes, destacando-se em meio ร concorrรชncia ao entregar a melhor experiรชncia de compra aos seus consumidores. A tecnologia para transformar os supermercados e varejos brasileiros jรก estรก disponรญvel. Resta saber quem sairรก na frente na nova corrida pela atenรงรฃo dos consumidores.