Por Jose Zuhlke, Diretor Executivo da Resource
Quase todo mundo jรก teve uma dor de garganta que demorou para melhorar. Nesses casos, normalmente, a รบnica soluรงรฃo รฉ procurar um mรฉdico, ouvir seu diagnรณstico e, por fim, seguir ร risca a prescriรงรฃo do remรฉdio certo. Para as empresas que buscam inovaรงรฃo tecnolรณgica, o cenรกrio รฉ semelhante. Nรฃo adianta usar soluรงรตes caseiras ou de empresas sem histรณrico. ร preciso primeiro entender as demandas de negรณcios e partir para uma anรกlise assertiva com apoio de uma empresa especializada em tecnologia, que ofereรงa soluรงรตes eficazes e capazes de solucionar demandas e/ou problemas internos.
Quem vende soluรงรตes de TI tem uma enorme responsabilidade no processo de inovaรงรฃo das estruturas corporativas. Afinal, vender ao cliente o que ele nรฃo precisa รฉ o mesmo que indicar o remรฉdio errado โ o que pode significar muito mais do que apenas gastos desnecessรกrios. Nesse cenรกrio, รฉ papel dos parceiros de TI ajudar a construir um ambiente de inovaรงรฃo assertivo, entregando atendimento consultivo e oportunidades orientadas ร geraรงรฃo de valor ร s organizaรงรตes atendidas.
No novo ambiente digital, para oferecer o que os clientes precisam รฉ necessรกrio seguir algumas etapas e fazer as liรงรตes de casa. Um ponto essencial, por exemplo, รฉ estudar bem os negรณcios e os mercados de atuaรงรฃo. Somente a partir de um sรณlido e abrangente conhecimento sobre as demandas e expectativas das companhias รฉ possรญvel planejar e implementar sistemas diferenciados.
Notamos que o suporte exigido pelas companhias tem demandado uma visรฃo corporativa mais robusta, com capacidade de identificar e resolver as necessidades dos clientes. Segundo dados do Gartner, 67% dos lรญderes corporativos consideram que a transformaรงรฃo digital de seus negรณcios รฉ uma questรฃo urgente e 77% dos executivos avaliam que o sucesso de suas novas iniciativas depende das รกreas de TI. Isso significa que as companhias estรฃo em busca de parceiros que as ajudem a dar passos seguros na jornada digital e, ao mesmo tempo, obter qualidade com os novos projetos desenvolvidos.
Apoio na transformaรงรฃo digital
A vantagem competitiva de contar com o apoio de parceiros estratรฉgicos em TI รฉ justamente a capacidade de apresentar projetos robustos, com planos que, alรฉm da parte tรฉcnica, tambรฉm contemplem temas como reduรงรฃo de custos, melhora operacional e seguranรงa. Fornecedores de serviรงos de TI especializados podem ajudar as organizaรงรตes a descobrirem os melhores caminhos a serem seguidos, mostrando como gerar melhores resultados com os negรณcios digitais.
Essa atuaรงรฃo centrada nas prioridades dos clientes รฉ o modelo que permitirรก o apoio real ร s estratรฉgias de transformaรงรฃo digital das companhias, oferecendo nรฃo apenas um remรฉdio paliativo e perecรญvel, mas tambรฉm o tratamento completo, com tecnologias que ampliem o sucesso e a qualidade das empresas consumidoras.
As empresas apoiadas por fornecedores com tradiรงรฃo em TI tรชm notado uma evoluรงรฃo interessante em seus resultados, ainda mais quem possui um trabalho de longo prazo, prevendo desenvolvimento constante de novas aplicaรงรตes, sempre em sintonia com as necessidades dos clientes que, como todos sabem, mudam com o passar do tempo.
A visรฃo multidisciplinar รฉ o maior desafio dos lรญderes de TI, que precisam entregar soluรงรตes para vรกrios departamentos e criar sistemas que reรบnam as informaรงรตes em uma รบnica estrutura digital. A abordagem atual jรก estรก prevendo equipes com profissionais com experiรชncias complementares, capazes de entender de tecnologia e tambรฉm de vendas e negรณcios, alรฉm de estarem aptos para escutar, analisar e propor soluรงรตes sob medida, considerando prazos e orรงamentos cada vez mais desafiadores.
Para ganhar a confianรงa dos clientes, รฉ necessรกrio investir em processos que permitam o levantamento das informaรงรตes (Assessment), a revisรฃo constante das estratรฉgias de negรณcio (Design Thinking), a criaรงรฃo de provas de conceito (POCs) para as รกreas de negรณcios, a comparaรงรฃo de prรกticas (Benchmarks) e a aplicaรงรฃo de projetos-piloto que testem os benefรญcios e o retorno dos investimentos (ROI). Ao entregar esse pacote completo, as รกreas de TI terรฃo um papel cada vez mais estratรฉgico junto ao alto comando das companhias.
Fazendo uma metรกfora, a dor de garganta nรฃo volta se for tratada por especialistas e, muito menos, evolui para um caso de cirurgia, se bem diagnosticada. Precisamos tirar as empresas brasileiras desse estado constante de gripe e tornรก-las mais fortes e saudรกveis em 2019, incluindo a tecnologia na agenda estratรฉgica de crescimento.