Sem seis meses, as estratégias de Inbound Commerce da Nação Digital também aumentaram em 113% o faturamento do e-commerce da marca
A Surya Dental, distribuidora de produtos odontológicos, se uniu à Agência Nação Digital, maior referência de Inbound Commerce do Brasil, para aumentar o faturamento de seu e-commerce com Marketing Digital.
Há 24 anos entre uma das três maiores dentais do Brasil, a Surya Dental é uma distribuidora de produtos odontológicos com duas lojas físicas no Paraná, representantes autônomos por todo Brasil e uma loja virtual com mais de 15 mil itens disponíveis.
Com um grande número de concorrentes fortes no setor, a empresa vinha enfrentando desafios com relação a taxa de conversão do e-commerce e consolidação da marca no ambiente digital.
Buscando se tornar referência em qualidade e bom atendimento para assim melhorar a taxa de conversão e aumentar o faturamento do e-commerce, no início de 2016 a Surya se uniu à agência Nação Digital, parceira da Resultados Digitais, para iniciar uma estratégia de inbound marketing.
A primeira etapa do trabalho foi baseada na reestruturação do site com foco em SEO, layout e programação, buscando melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca e tornar a experiência do usuário mais agradável.
A nova configuração do site tornou o conteúdo e os produtos mais atrativos, com visualização clara e navegação facilitada. Os banners iniciais foram destacados, as categorias ficaram melhor distribuídas e as páginas de descrição dos produtos foram preenchidas em detalhe. O blog passou a ter conteúdos semanais voltados ao gerenciamento de clínicas, notícias do mercado, casos clínicos e outros materiais interessantes para as personas.
Com o intuito de levar o público correto para o site e os conteúdos criados e incentivando determinadas ações, a automação de marketing foi desenhada no RD Station. Para cada gatilho, foi criado um fluxo específico baseado em relacionamento via email e também foram realizadas ações de email marketing e monitoramento das mídias sociais.
Com foco em alcançar a meta estabelecida de se tornar referência e aumentar o faturamento, foram criadas landing pages e campanhas de links patrocinados com Call to Action (CTA’s) mais claros.
Para incentivar leads a retornarem ao site e finalizarem a compra, o carrinho abandonado passou a ser um gatilho para envio de e-mails com descontos ou promoções. Buscando resgatar possíveis leads, pop-ups de intenção de saída foram configurados.
Em seis meses de trabalho e com todas as ações rodando, a taxa de conversão da loja virtual aumentou de 0,21% para 0,89%, totalizando 323% de aumento.
- O faturamento aumentou 113%
- O ROI das mídias pagas subiu 131%
- O ROI de remarketing melhorou 137%
- A taxa de conversão em vendas dos clicks originados via e-mail chegou a 3,15%
E, para completar, o conteúdo distribuído por meio das publicações no blog é hoje utilizado para estudos entre profissionais da odontologia e estudantes.
Fazer e-commerces crescerem é reconhecidamente a especialidade da Nação Digital. Rodrigo Martucci CEO da Nação Digital explica que “com uma plataforma eficiente, pesquisas aprofundadas, um bom planejamento de marketing e ações específicas trabalhando juntas, o objetivo inicial não só foi atingido como superado. A taxa de conversão cresceu exponencialmente e continua crescendo a cada dia”.