Joรฃo Alfredo Lopes Nyegray
O ano de 2019 iniciou-se acalorado no parlamento do Reino Unido, com as discussรตes sobre o Brexit. A proposta de saรญda da Uniรฃo Europeia, aprovada pelos britรขnicos no referendo de 2016, vem sendo negociada desde entรฃo. ร รฉpoca, cerca de 52% dos eleitores optaram por deixar o bloco econรดmico, e a abstenรงรฃo foi de quase 30%. Hoje, as complicaรงรตes dessa decisรฃo sรฃo mais claras do que eram em 2016.
Para entender as adversidades da saรญda do Reino Unido, รฉ necessรกrio entender os acordos que unificaram o continente europeu. A Uniรฃo Europeia รฉ um bloco econรดmico composto por 28 paรญses, cuja semente estรก na dรฉcada de 1950, quando foi fundada a Comunidade Europeia do Carvรฃo e do Aรงo por seis naรงรตes. Com o tempo, a integraรงรฃo aprofundou-se e novos paรญses entraram no que se tornou Comunidade Econรดmica Europeia (CEE) em 1957. Logo, a CEE tornou-se a Comunidade Europeia que, com a assinatura do Tratado de Maastrich em 1992 torna-se Uniรฃo Europeia.
Os europeus circulam livremente entre os paรญses que compรตem a UE, sem sequer controle de passaportes. Existe tambรฉm a livre circulaรงรฃo de mercadorias, serviรงos e capitais. Mais que isso, o bloco possui leis e polรญticas comuns em diversos temas chave ao desenvolvimento, como comรฉrcio, indรบstria e agricultura, tendo tambรฉm missรตes diplomรกticas conjuntas nas Naรงรตes Unidas, na Organizaรงรฃo Mundial do Comรฉrcio, no G8 e no G20. Hรก tambรฉm o Euro, a moeda รบnica, cuja circulaรงรฃo iniciou-se em 2002.
Como se pode perceber, sรฃo cerca de 70 anos de integraรงรฃo que asseguraram uma paz praticamente inรฉdita num continente que jรก foi palco de tantos conflitos e guerras. Todo esse aparato unificado dรก ao Brexit diversas dificuldades, a comeรงar pela questรฃo da Irlanda. Enquanto a Irlanda do Norte รฉ uma provรญncia Britรขnica, a Repรบblica da Irlanda รฉ um paรญs independente, que continuarรก na Uniรฃo Europeia. O ponto de desavenรงas estรก justamente na fronteira entre as regiรตes Repรบblica da Irlanda e Irlanda do Norte.
Uma vez que na Uniรฃo Europeia รฉ livre a circulaรงรฃo de mercadorias e serviรงos, com a saรญda do Reino Unido passa a haver a necessidade de controle fronteiriรงo e alfandegรกrio, o que nรฃo รฉ da vontade dos irlandeses. Alรฉm disso, existem os compromissos de financiamento dos projetos da UE, assumidos previamente pelos britรขnicos. Honrar essas dรญvidas custarรก cerca de 39 bilhรตes de libras esterlinas โ algo como 191 bilhรตes de reais โ aos cofres da Rainha.
Depois de muitas negociaรงรตes, que envolveram dezenas de outros temas, o Reino Unido โ capitaneado pela primeira ministra Theresa May โ e a Uniรฃo Europeia chegaram a um projeto de acordo em novembro de 2018, que deveria ter sido votado pelo parlamento britรขnico ainda no ano passado. Depois de muitas idas e vindas, esse acordo foi finalmente votado โ e rejeitado โ em 15 de janeiro de 2019.
Foram 432 deputados que votaram contra, e apenas 202 foram favorรกveis ao que propรดs May. Logo na sequรชncia, o lรญder da oposiรงรฃo pediu a votaรงรฃo de uma moรงรฃo de desconfianรงa em relaรงรฃo a Primeira Ministra. Como acontece no parlamentarismo, quando um Primeiro Ministro nรฃo tem a maioria dos votos num parlamento, devem haver novas eleiรงรตes para a escolha de um novo lรญder. Dessa vez, no entanto, Theresa May foi vitoriosa, ainda que por uma pequena margem: 325 votos a favor de sua permanรชncia, e 306 contra.
O que acontece agora? Bem, acontece que May segue no cargo, e seguirรก negociando o Brexit. Hรก quem defenda um novo referendo, para que a populaรงรฃo opine outra vez. Uma pesquisa feita pelo YouGov em dezembro mostrou que 64% dos britรขnicos gostaria de uma nova votaรงรฃo. O problema รฉ que o prazo para o Brexit se esgota em 27 de marรงo e nรฃo hรก tempo para um novo referendo. Nesse caso, os representantes dos outros 27 paรญses da Uniรฃo Europeia precisariam conceder mais prazo ao Reino Unido para seguir com as negociaรงรตes ou repensar a saรญda.
Outra possibilidade รฉ que o Brexit se dรช sem acordo, o que nรฃo รฉ ideal, visto que as relaรงรตes futuras com a Uniรฃo Europeia permaneceriam nebulosas em diversas รกreas, o que prejudicaria a economia de todos os envolvidos. A terceira via รฉ tambรฉm problemรกtica, visto que envolve uma renegociaรงรฃo ampla, que necessitaria da prorrogaรงรฃo do prazo de saรญda. Theresa May pode, ainda, tentar antecipar as eleiรงรตes gerais, concorrendo novamente. Nesse caso, May precisaria torcer para uma votaรงรฃo ampla em seu favor.
Seja qual for a opรงรฃo que May e o Reino Unido escolham, nenhuma das vias รฉ fรกcil. A Premiรช diz estar disposta a conversar e negociar com todos os membros e partidos do parlamento, mas uma nova proposta deverรก ser apresentada em atรฉ trรชs dias รบteis. Como se pode perceber, o tempo nรฃo รฉ um bom aliado nesse momento. Aparentemente, a porta de saรญda para o Reino Unido ficou um pouco mais distante.
*Joรฃo Alfredo Lopes Nyegray รฉ advogado, relaรงรตes internacionais, especializado em Negรณcios Internacionais, doutorando em Estratรฉgia e mestre em Internacionalizaรงรฃo. Autor dos livros โProjetos Internacionais โ estratรฉgias de expansรฃo empresarialโ e โLegislaรงรฃo Aduaneira, negรณcios internacionais e Comรฉrcio Exteriorโ. Professor de Relaรงรตes Internacionais, Comรฉrcio Exterior, Administraรงรฃo e Economia na Universidade Positivo.