Sempre que a civilizaรงรฃo passa por revoluรงรตes disruptivas e dissonantes, o mundo inteiro muda de maneira profunda. Nos รบltimos tempos, essas mudanรงas tรชm sido mais rรกpidas e intensas, o que gera a maior probabilidade de interrupรงรฃo dos modelos jรก conhecidos.
Isso tem impactado as experiรชncias, principalmente as empresas, que se viram com novos desafios nas รบltimas dรฉcadas. As que nรฃo conseguiram navegar pelas rรกpidas novidades trazidas em seu mercado por esses tipos de forรงas, agora enfrentam mudanรงas inevitรกveis. Entretanto, a carรชncia de lideranรงa, flexibilidade e imaginaรงรฃo para se adaptar tem ocasionado resultados negativos, o que leva a um alerta para os negรณcios, instituiรงรตes e estados.
Esse movimento fez surgir o termo โMundo VUCAโ, que se refere ao estado atual e imprevisรญvel dos novos tempos. VUCA รฉ um acrรดnimo que significa Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Criada na dรฉcada de 90, a ideia foi introduzida para descrever as mudanรงas drรกsticas que acontecem no mundo, focando nas incertezas e multilateralidade das aรงรตes. Posteriormente, foi adotada por lรญderes empresariais para descrever as alteraรงรตes vividas no ambiente de negรณcios, que se tornou caรณtico, turbulento e extremamente volรกtil, resultando na incerteza e falta de previsibilidade de problemas e eventos.
O modelo VUCA identifica as condiรงรตes internas e externas que afetam as organizaรงรตes. A maioria das regras antigas jรก nรฃo se aplicam mais, e os limites em torno das empresas estรฃo mudando, formando redes globais de relaรงรตes complexas entre as partes interessadas.
Para superar essa nova onda, algumas habilidades podem ser desenvolvidas para ajudar a dar sentido ร s lideranรงas em um ambiente VUCA. Algumas delas sรฃo visรฃo, entendimento, clareza e agilidade.
Criar uma visรฃo e โdar sentido ao mundoโ talvez seja mais importante agora do que em qualquer momento da histรณria moderna para muitas empresas, jรก que a economia global abrange todos os paรญses e os concorrentes estรฃo emanando de todos os lugares. Para isso, รฉ necessรกrio entender os prรณprios valores mas tambรฉm as intenรงรตes dos outros, capacidade essencial de saber o que vocรช quer ser e aonde quer ir, mas se tornando aberto a vรกrias maneiras de atingir o objetivo final.
A busca pela clareza em relaรงรฃo a si mesmo e por relacionamentos e soluรงรตes sustentรกveis contribui para saber como liderar nos momentos de desordem, que exigem maior capacidade de utilizar todas as facetas da mente humana. A agilidade tambรฉm acaba sendo essencial, sendo ela o equilรญbrio para enfrentar as forรงas turbulentas que nรฃo podem ser evitadas – assim, se รฉ capaz de se adaptar rapidamente para aproveitar as vantagens que se apresentam no novo cenรกrio.
Com esse novo cenรกrio, hรก duas possibilidades: olhar para o mundo por meio de uma lente chamada VUCA e dizer โรฉ um mundo difรญcilโ, ou aprender e desenvolver habilidades corretas e dizer โรฉ um mundo que estรก mudando rapidamente e pode-se navegar por ele com sucessoโ.
*Dรฉbora Morales รฉ mestra em Engenharia de Produรงรฃo (UFPR) na รกrea de Pesquisa Operacional com รชnfase a mรฉtodos estatรญsticos aplicados ร engenharia e inovaรงรฃo e tecnologia, especialista em Engenharia de Confiabilidade (UTFPR), graduada em Estatรญstica e em Economia. Atua como Estatรญstica no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).