Atualmente pensamos no estudo da Histรณria sob aspectos inimaginรกveis algumas dรฉcadas atrรกs: histรณria das ideias, histรณria do cotidiano, histรณria das imaginaรงรตes, histรณrias do feminismo, e muitas outras, que nos autorizam a percepรงรฃo de outros modos de interaรงรฃo entre fatos e suas consequรชncias em outras รกreas da atividade humana, e com a ficรงรฃo.
Uma boa forma de atrair adolescentes e mesmo crianรงas para a aprendizagem sobre a histรณria e sociologia brasileira ou mundial, certamente estรก nos romances histรณricos. As narrativas literรกrias que dialogam com realidades anteriores podem permitir uma nova forma de aprender sobre costumes, roupas, gastronomia, relacionamentos, e, embora concretamente toda ficรงรฃo possa ser considerada sob uma perspectiva do real โ por mais que os personagens sejam marcianos, nรณs atribuรญmos a eles sentimentos, orgulhos, crueldades, ambiรงรตes, bondades, que sรฃo tipicamente humanas e que reconhecemos em nossas comunidades โ a leitura sobre fatos antigos, efetivamente acontecidos, tem uma magia extra, pois nele reconhecemos muito de nossa constituiรงรฃo e atรฉ carรกter.
ร como se esta ficรงรฃo constituรญsse uma espรฉcie de intertextualidade, que, sem ser inรฉdita, pois atualmente jรก reconhecemos toda originalidade como ilusรณria, cria-se sempre a partir de algo anterior, estabelece confabulaรงรฃo entre presente e o jรก transcorrido.
Outra forma interessante รฉ por meio de filmes que retratam perรญodos que, de uma forma ou outra, tiveram grande impacto nas caracterรญsticas da civilizaรงรฃo humana, ou capacidade de interpretaรงรฃo da realidade e desenvolvimento do senso crรญtico, como aqueles dedicados ao nazismo, ร escravidรฃo, ร s grandes navegaรงรตes e outros temas, embora alguns eventualmente tragam incorreรงรตes e โliberdades poรฉticasโ excessiva em relaรงรฃo ao efetivamente transcorrido, e possam trazer mais malefรญcios que benefรญcios ร aprendizagem. ร indispensรกvel um professor interessado e dedicado para separar o puramente ficcional, as vezes pura diversรฃo sem valor educativo, da ficรงรฃo histรณrica que, mesmo que modernizando a linguagem e trajes, auxilie verdadeiramente a concepรงรฃo de determinados acontecimentos.
Trata-se de um palimpsesto, como se denominava o manuscrito em pergaminho que, apรณs ser raspado e polido, era novamente aproveitado para a escrita de outros textos, usual na Idade Mรฉdia para aproveitamento de material, e seu carรกter intertextual comporta veracidade, documentos, figuras pรบblicas ao lado de outras puramente ficcionais, uma interaรงรฃo moderna, de hipertexto, em que vรกrias camadas de conhecimentos podem estar contidas.
ร possรญvel assim desenvolver alteridade, no equilรญbrio entre informaรงรฃo e sua interpretaรงรฃo, diferenรงas entre sociedades atuais e anteriores, observaรงรฃo acurada das experiรชncias individuais, de atitudes de personagens cรฉlebres ou obscuras, modos de expansรฃo predadores ou sustentรกveis, atividades mais ou menos produtivas na evoluรงรฃo humana como um todo.
Hoje, bibliotecas digitais disponibilizam praticamente tudo, do melhor ao pior jรก produzido, e a nuvem parece ter capacidade ilimitada de armazenamento, tornando o conhecimento acessรญvel a todos, porรฉm nem sempre de forma palatรกvel para os muito jovens. Tornar atraente o estudo do passado, envolvendo-o nas intrigas, teia de relacionamentos, amores e รณdios, trazendo ao plano do vivencial o jรก desaparecido, torna humanos estes personagens perdidos nas brumas do tempo, atualiza seus sentimentos e aproxima dos nossos, trazendo liรงรตes importantes e caminhos a evitar ou percorrer.
ร esta a caracterรญstica do que denominamos educaรงรฃo: o processo pelo qual assumimos as normas, elaboramos e apreendemos os valores de nossas comunidades, assim como de nossas famรญlias: refletimos nosso entorno, os preceitos comunitรกrios, imitamos comportamentos.
A construรงรฃo do conhecimento apenas se farรก solidamente assentada em nosso passado, imediato ou longรญnquo, aprendendo e ensinando e seguindo a liรงรฃo, parodiando uma antiga canรงรฃo.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil. <wcmc@mps.com.br>