Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2019 โ A TIM encerra 2018 com o maior EBITDA(1) anual de sua histรณria, R$ 6.563 milhรตes, um crescimento de 10,3% em relaรงรฃo a 2017. A expansรฃo do resultado operacional acontece hรก dez trimestres consecutivos. Margem EBITDA normalizada(1) tambรฉm รฉ recorde: 41,7% no trimestre e 38,5% no ano. Jรก o lucro lรญquido normalizado(1) encerra 2018 com R$ 1.566 milhรฃo, um crescimento de 26,6% ano a ano.
No 4T18, a TIM demonstra evoluรงรฃo de todas as suas frentes de negรณcio, com crescimento dos serviรงos mรณvel e fixo, e de produtos. A receita lรญquida totaliza R$ 4.479 milhรตes no perรญodo, avanรงando 5,2% em comparaรงรฃo com igual trimestre de 2017. No ano, o indicador atinge R$ 17.050 milhรตes, com alta de 5,0%. A receita lรญquida de serviรงos cresce 3,7% no trimestre e 4,7% de crescimento no acumulado do ano. Jรก o CAPEX soma cerca de R$ 4 bilhรตes em 2018, dando continuidade aos sรณlidos investimentos em infraestrutura.
โApesar de ser um ano de vรกrios desafios, entregamos tudo o que prometemos no inรญcio de 2018. Nosso foco na execuรงรฃo nos permitiu alcanรงar nรบmeros recordes de EBITDA e Margem, alรฉm de gerar caixa sรณlido e dar continuidade aos fortes investimentos em infraestrutura. Em 2019, continuaremos a sustentar resultados positivos com foco na nossa missรฃo de nos tornarmos a operadora mais amada e a empresa mais rentรกvel do mercadoโ,analisa Sami Foguel, CEO da TIM BRASIL.
No segmento pรณs-pago, a companhia comemora crescimento anual de 13,7% de clientes, chegando a 20,2 milhรตes de usuรกrios, o que representa 36,2% da base total da operadora. Em 2018, a operadora registrou uma adiรงรฃo de 2,4 milhรตes de linhas. Jรก no prรฉ-pago, o principal lanรงamento do trimestre foi o TIM Prรฉ TOP, primeiro deste segmento no mercado a incluir em seus pacotes a utilizaรงรฃo ilimitada de aplicativos de redes sociais. A oferta mantรฉm a companhia na vanguarda do mercado e a campanha de lanรงamento รฉ estrelada pelo cantor Luan Santana, que possui grande identificaรงรฃo com o pรบblico-alvo.
Digitalizaรงรฃo e facilidades para o cliente
A TIM segue investindo nos seus canais de relacionamento com foco na digitalizaรงรฃo para promover a evoluรงรฃo constante na Experiรชncia do Cliente. Em 2018, as vendas nos canais eletrรดnicos cresceram 28% no pรณs-pago e 32% no prรฉ-pago. O nรบmero de usuรกrios รบnicos do Meu TIM tem alta de 72%, enquanto a retenรงรฃo da URA cresce 3 p.p., reduzindo em 9% as interaรงรตes humanas pelo call center ao fim do 4T18. O envio de faturas online dobrou, chegando a mais de 50% dos clientes no fim do trimestre.
TIM Live: evoluรงรฃo contรญnua
O desempenho acelerado da TIM Live se consolida no quarto trimestre, com crescimento de 19,1% na base de clientes, totalizando 467 mil acessos. As adiรงรตes lรญquidas de banda larga fixa residencial somam 75 mil clientes, sendo 50mil sรณ na tecnologia FTTH (Fiber to the Home), cuja a cobertura potencial alcanรงa em 2018 1,1 milhรฃo de domicรญlios. A receita mรฉdia mensal por usuรกrio (ARPU) da TIM Live chega a R$ 82,1 no quarto trimestre, expansรฃo de 13,9% quando comparada a igual perรญodo de 2017. A TIM oferece a tecnologia FTTH em 11 cidades, sendo cinco capitais (Rio de Janeiro, Sรฃo Paulo, Salvador, Goiรขnia e Manaus).
Em relaรงรฃo ao 4G, a TIM consolida a lideranรงa na cobertura da tecnologia, totalizando 3.272 cidades, uma expansรฃo de 38% em relaรงรฃo a igual perรญodo de 2017. A rede de quarta geraรงรฃo da operadora jรก cobre 93% da populaรงรฃo urbana do paรญs, atingindo 34,5 milhรตes de usuรกrios. Com isso, 76% do trรกfego de dados dos clientes da TIM foram realizados na rede 4G no perรญodo, alta de 16 p.p. em relaรงรฃo a igual trimestre do ano anterior.
A rede de quarta geraรงรฃo na frequรชncia 700 MHz jรก estรก habilitada em 1.426 cidades de todo o Brasil, um crescimento de 55,7% em relaรงรฃo a 2017. Outro destaque รฉ a oferta da tecnologia VoLTE (voz em alta definiรงรฃo) em 2.522 cidades, expansรฃo de 74,5% no ano.
A TIM tambรฉm segue com a instalaรงรฃo de Biosites, soluรงรฃo para adensamento da rede de acesso mรณvel (antenas/torres) em harmonia com urbanismo e o meio ambiente. O projeto รฉ capaz de agregar equipamentos de telecomunicaรงรตes 3G e 4G, iluminaรงรฃo e cรขmeras de seguranรงa, alรฉm de ter menor custo e mais rรกpida instalaรงรฃo. No 4T18, a operadora alcanรงou um total de 841 Biosites ativos pelo paรญs um crescimento de 62% em relaรงรฃo a 2017.
A TIM segue com sua missรฃo de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratรฉgicos de oferta, infraestrutura, eficiรชncia e experiรชncia do cliente, com base em uma cultura interna de โaccountabilityโ e na mudanรงa de processos e plataformas que permitam a transformaรงรฃo digital. A nova assinatura da marca โย โA evoluรงรฃo nรฃo paraโ โ reforรงa o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicaรงรตes do Brasil. A empresa รฉ, desde 2015, lรญder em cobertura 4G no Paรญs e referรชncia como player de ultra banda larga mรณvel e fixa. ร ainda a รบnica empresa do setor de telecomunicaรงรตes no Novo Mercado da B3, reconhecido como nรญvel mรกximo de governanรงa corporativa, alรฉm de ser a operadora de telecomunicaรงรตes hรก mais tempo consecutivo no รndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informaรงรตes, acesse www.tim.com.br.