Um gรชnero literรกrio soturno surgiu como sucessor da ficรงรฃo cientรญfica de Jules Verne e H.G. Wells, a distopia. Em contraste ao otimismo amargo dos precursores, os autores previram verdadeiras hecatombes tecnolรณgicas e polรญticas para nossa espรฉcie, e o assustador รฉ a relativa precisรฃo das previsรตes:
Em โAdmirรกvel Mundo Novoโ, publicado em 1932, Aldous Huxley imagina um futuro em que a engenharia genรฉtica determinaria o lugar social de cada indivรญduo ainda em embriรฃo, e tambรฉm a conformidade de todos com sua sorte/azar temperada pelo uso de uma droga alienante, o โSomaโ. Nรฃo chegamos a tanto (ainda?).
Anthony Burgess, em โLaranja Mecรขnicaโ de 1962, prevรช uma sociedade inglesa futura convivendo com a violรชncia descontrolada de adolescentes sem perspectivas de inclusรฃo, sรณ realmente notada pelo governo quando a oposiรงรฃo a usa como palanque. A partir daรญ buscam-se panaceias supostamente humanitรกrias de โcuraโ, submetendo o lรญder de um grupo violento a lavagem cerebral, com consequรชncias trรกgicas. Estamos quase lรก.
Talvez a visรฃo mais sombria e pessimista tenha sido a de George Orwell, em โ1984โ. Publicado em 1948, no rescaldo da Segunda Guerra e em plena Guerra Fria, com os crimes de todas as guerras vindo ร tona, descreve o mundo dividido em trรชs grandes blocos perpetuamente em guerra: periodicamente dois deles se aliam contra o terceiro, mas esta alianรงa muda, o inimigo de um dia รฉ o amigo de outro e vice-versa. O governo รฉ totalitรกrio, o Estado รฉ personificado no โBig Brotherโ, o nome do programa de TV nรฃo รฉ coincidรชncia. Em todos os lugares pรบblicos e nas residรชncias estรฃo obrigatoriamente instaladas โtelasโ, que divulgam as mensagens governamentais e captam eventualmente imagens e รกudios ambientes, ninguรฉm pode ter certeza de nรฃo estar sendo filmado em algum momento.
O protagonista trabalha no Ministรฉrio da Verdade, que tem a funรงรฃo justamente de apagรก-la, notรญcias elogiando algum aliado que deixou de sรช-lo sรฃo eliminadas ou modificadas, assim como fotografias de personagens que caรญram em desgraรงa, atรฉ mesmo palavras podem ser alteradas ou suprimidas se nรฃo cumprirem mais sua funรงรฃo polรญtica. Hรก uma semelhanรงa perturbadora com o principal jornal soviรฉtico, โPravdaโ (verdade em russo), considerado atรฉ por alguns comunistas como um dos jornais mais distantes da verdade; sรฃo notรณrios os casos de obliteraรงรฃo de fotos de desafetos do ditador que nรฃo o eram em passado recente.
Orwell talvez nรฃo imaginasse o quรฃo prรณximo de seu futuro imaginado seria o futuro real, nรฃo hรก lugar hoje onde nรฃo estejamos sob foco de alguma cรขmera, polรญticos negam o que acabaram de dizer em rede nacional e na frente de milhรตes de testemunhas, o novo Grande Irmรฃo sรฃo as redes sociais e o politicamente correto que pretendem arbitrar a vida e atรฉ a morte de todos nรณs. O sentido das palavras muda de acordo com modas de momento.
Da Inocรชncia traรญda nasce o cinismo. Houve tempo em que se acreditava em praticamente tudo, afinal pensava-se que os governos e as empresas nรฃo mentiriam para o pรบblico, e a palavra escrita ou televisionada tinha foros de verdade. Com as muitas desilusรตes, destas crenรงas quase infantis passou-se ร descrenรงa generalizada, talvez a credibilidade quase alucinada das fake news derive disto. Para nรฃo acreditar no que parece razoรกvel as pessoas passam a acreditar no que parece absurdo, a epifania das teorias de conspiraรงรฃo. Assim se criam as novas lideranรงas populares, os โinfluenciadores digitaisโ com milhรตes de seguidores, cujas mensagens se forem realmente analisadas nada mais significam do que o velho โpaca, tatu, cotia nรฃoโ, manifesto de exclusรฃo que, a rigor, nรฃo quer dizer absolutamente nada. Espรญritos simples querem verdades simples, talvez tรฃo simples que sejam mentiras.
As distopias sรฃo a expressรฃo literรกria de nosso tempo, em que a utopia passou a ser ingenuidade.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil. <wcmc@mps.com.br>