O orgulho de ser ignorante

Dentre os pecados capitais, a soberba que engloba o orgulho excessivo, a arrogรขncia e a vaidade, mereceu atenรงรฃo especial do filรณsofo Sรฃo Tomรกs de Aquino: um pecado tรฃo grave e amplo que deveria ser destacado dos demais e, na verdade, estaria na raiz de todos eles. Em nossa รฉpoca secular, a psicanรกlise ocupou parte do espaรงo da teologia, mas da mesma forma, muitos psicanalistas encontram na base do sofrimento de seus pacientes a dificuldade de autoconhecimento, o que exige humildade, reconhecimento e aceitaรงรฃo de โ€œfraquezas e pecadosโ€, da prรณpria humanidade enfim.

A reaรงรฃo mais comum ร s prรณprias deficiรชncias em nosso tempo de vaidade explรญcita รฉ negรก-las, tentar descreve-las como vantagens, assim รฉ que polรญticos em posiรงรฃo de destaque orgulham-se de nunca terem aberto um livro, empresรกrios que obtรฉm relativo sucesso afirmam que โ€œaprenderam na vidaโ€ e que escola nรฃo รฉ importante, tudo que possa parecer cultura รฉ tido como ofensa aos menos โ€œprivilegiadosโ€. A ignorรขncia passou a ser motivo de orgulho ostensivo.

Nicolau de Cusa, filรณsofo e teรณlogo alemรฃo, em meados dos anos 1440 escreveu uma obra atรฉ hoje atual, A Douta Ignorรขncia, em que discorreu sobre saber daquilo que nรฃo sabemos; a relevรขncia de saber aquilo que se ignora. Disse ele: โ€œcom efeito, nenhum outro saber mais perfeito pode advir ao homem, mesmo ao mais estudioso, do que descobrir-se sumamente douto na sua ignorรขncia, que lhe รฉ prรณpria, e serรก tanto mais douto quanto mais ignorante se souberโ€. Ecoa Sรณcrates: โ€œsรณ sei que nada seiโ€.

Nรฃo parece ser disso que se trata, pois hoje aqueles que se orgulham de suas ignorรขncias nรฃo parecem saber que nรฃo sabem, sรฃo vaidosos da ignorรขncia em si, como se esta fosse uma qualidade de brilho prรณprio – ignorar doutamente exigiria um trabalhoso processo de obter conhecimento sobre as limitaรงรตes que temos.

Jรก dizia Nicolau de Cusa que existiam dois tipos de ignorรขncia, a ignorรขncia ignorante, que sequer sabe que ignora, e a ignorรขncia douta, que sabe que ignora e, principalmente, o que ignora.

ร‰ do conceito de ignorรขncia douta fundamental no paradigma da modernidade ocidental que, no afรฃ de controlar o nรฃo sabido e superar todas as lacunas, advรฉm o progresso e as bases de nossa civilizaรงรฃo.

Assim, a douta ignorรขncia nรฃo permite a arrogรขncia, apenas a humildade de buscar a verdade mesmo sabendo que esta serรก impossรญvel de atingir, pois aquilo alรฉm dos limites, a verdade, nรฃo nos impede o possรญvel, ou seja, a veracidade.

A diversidade do mundo certamente nos causa incertezas e estranhezas, experiรชncias sobre o mundo e os demais nos cobram seu preรงo, a moderna ciรชncia nรฃo รฉ passรญvel de ser captada na sua totalidade, e a douta ignorรขncia admite pluralidades, assimetrias, pois a diversidade das culturas humanas acarreta tambรฉm uma questรฃo polรญtica โ€“ alguns paรญses ou regiรตes dentro de um mesmo paรญs mostram-se aparentemente mais vocacionados ร s atividades da apreensรฃo, seja por questรตes financeiras, de meio ambiente mais estรกvel, de menor ou maior IDH.

Dominar sรญmbolos, paradoxos, realizar conjecturas, perceber sinais, auxiliam sobremaneira o processo cognitivo, porรฉm nรฃo eliminam o atingimento de novas fronteiras do desconhecido, todos os problemas que enfrentamos resultam em interpretar o presente com base no passado, para perguntas fortes temos apenas respostas fracas.

Assim como um saber sรณ pode existir dentro de uma determinada variedade de saberes, tambรฉm a ignorรขncia รฉ constituรญda por uma gama imensa de desconhecimentos, pois o limite da aprendizagem serรก sempre constituรญdo pelo que รฉ ignorado por nรณs, e quanto menos conhecemos de nossas limitaรงรตes e potencialidades, menor serรก a consciรชncia prรณpria diante dos demais.

Uma novidade perturbadora nesta senda รฉ a ressuscitada teoria da โ€œTerra planaโ€, algo superado hรก sรฉculos, mas a resiliรชncia das pessoas nรฃo pode ser subestimada, quando algum prosรฉlito for confrontado com uma das provas cabais da redondeza da Terra, o fato de que se pode chegar ao mesmo ponto viajando do ocidente para o oriente, provavelmente manterรก sua sandice intacta mudando a teoria para a da โ€œTerra cilรญndricaโ€.

Wanda Camargo โ€“ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil.

<wcmc@mps.com.br>

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