TIM apresenta iniciativas para conectar o agronegócio brasileiro

Operadora participa pela primeira vez da Agrishow apresentando novas tecnologias e cases de sucesso; a expectativa é conectar 5 milhões de hectares com o 4G até o fim do ano

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2019 – Hoje, a TIM faz sua estreia na Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola que acontece em Ribeirão Preto (SP). No evento, a operadora, líder em cobertura 4G no País, participará do anúncio da iniciativa ConectarAGRO, além de apresentar novas tecnologias disponíveis para o mercado e expor cases de sucesso do projeto “4G TIM no Campo”. A presença da TIM na feira ressalta o foco da operadora em inovação e o trabalho realizado no último ano, com a conquista de clientes importantes desta iniciativa, como a Adecoagro, a SLC Agrícola e a Jalles Machado.

A TIM vem para a Agrishow quebrar um antigo paradigma e apresentar como é viável iluminar o campo com uma solução de conectividade móvel robusta, aberta, escalável e global. Endereçamos assim um problema latente do setor do agronegócio que, apesar do uso intenso de tecnologia, carece de conectividade”,anuncia Rafael MarquezDiretor de Marketing do Segmento Corporativo da TIM Brasil. E complementa: “temos muito orgulho dos resultados do projeto ‘4G TIM no Campo’ pelo feedback dos clientes, que já adotaram nossa solução e ficamos felizes em apresentá-los para o mercado. O DNA inovador da TIM abriu caminho para pensar no agronegócio de forma estratégica e, por isso, investimos fortemente para oferecer uma rede robusta e acessível que torne a indústria, riqueza do Brasil, agora também conectada”, diz o executivo.

No primeiro dia do evento, às 17h, a operadora participará da coletiva de lançamento do ConectarAGRO, iniciativa em prol da consolidação e expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões produtoras do país. A novidade tem como intuito promover a adoção de soluções abertas e abrangentes no campo que podem atender à máquinas e pessoas, e solucionar um dos principais desafios que o setor enfrenta no momento: a conectividade.

Apoiadora da iniciativa, a TIM comercializará de maneira independente os serviços de conectividade e soluções de IoT. A expectativa da operadora é conectar, até o final do ano, 5 milhões de hectares com o 4G, contribuindo para o crescimento do agronegócio no Brasil. O ConectarAGRO é apoiado pela operadora e as empresas AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec e Trimble.

Durante a feira, a TIM apresentará em seu estande diferentes cases do “4G TIM no Campo”, projeto que promove a digitalização de processos por meio da conexão de dispositivos e máquinas. O espaço trará um protótipo de torre que mostrará os equipamentos necessários para a instalação da rede 4G na faixa de 700MHz, permitindo maior penetração da rede no campo, ou dentro das próprias máquinas.

Com o “4G TIM no Campo”, a operadora já cobre mais de 700 mil hectares com a sua rede de quarta geração, viabilizando a conectividade das fazendas e usinas de clientes como a Jalles Machado, SLC Agrícola e a Adecoagro. Outra novidade que ficará exposta será a estação meteorológica iMetos®, projetada pela Metos Brasil, que realiza medições de temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar global, velocidade do vento e precipitação. A ferramenta será conectada à plataforma de Internet das Coisas NB-IoT (Narrow Band IoT) fornecendo em tempo real informações climáticas essenciais para a agricultura de precisão.

A expansão da rede 4G da TIM no Brasil, que hoje já atende 3.295 municípios, tem sido uma ferramenta importante para fomentar a digitalização no campo. Com apenas uma torre instalada, a operadora consegue conectar em média uma área de 35 mil hectares. A utilização da rede na faixa 700MHz, disponível em mais de 1.500 cidades, permite que a operadora instale diversas plataformas de IoT, como o NB-IoT.

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A assinatura da marca – “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Destaque da Semana

Aparelho contra apneia reduz risco de hipertensão e pré-eclâmpsia em grávidas

Equipamento é uma espécie de máscara colocada sobre o...

Curitiba é destaque entre os 30 destinos mais recomendados para 2025, com atrações de cultura e bem-estar

Variedade de atrações, hospedagem acessível e infraestrutura moderna impulsionam...

CEO do Grupo A.Yoshii é eleito Empresário do Ano no Paraná

Leonardo Yoshii é homenageado no Prêmio Líderes do Brasil,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor