Sul está no top 5 de estados com mais cervejarias. RS, SC e PR ocupam o primeiro, quarto e quinto lugares.
Os dados são do MAPA – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro, divulgados no Anuário da Cerveja no Brasil no início desse ano. Com todos os números demonstrados, o que não resta dúvida é que o brasileiro procura cada vez mais produtos cervejeiros especiais!
Em 2018 foram 889 cervejarias brasileiras abertas, 23% a mais do que nos anos anteriores. No top 5 das regiões onde elas mais se encontram, os três estados do Sul ocupam três posições. O segundo lugar e o terceiro são ocupados por São Paulo e Minas Gerais. Já o primeiro, quarto e quinto pelos sulistas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, consecutivamente no pódio.
No último ano, 6.8 mil novos produtos foram registrados, totalizando assim, 16.968 produtos nacionais cervejeiros. Isso significa que, segundo os dados do Ministério, o momento é positivo quando se fala no aumento da procura pelas bebidas especiais e na abertura de novas cervejarias.
Mas não são apenas elas que estão tendo cada vez mais espaço e clientela. Empresas responsáveis pelos produtos para os amantes da bebida também fazem sucesso no setor. É o caso da Mondoceram Beer, empresa catarinense de produtos cervejeiros em cerâmica. É nela que as grandes cervejarias, ou até mesmo os pequenos e caseiros produtores, podem comprar seus growlers, canecos e garrafas. No mix de produtos, peças decoradas e também a possibilidade de personalizar, conforme necessidade do cliente.
A escolha pelo material é pelo fato de a cerâmica conservar a temperatura da cerveja, mantendo-a mais gelada por um período maior de tempo. Kilian Schroeder, gerente da marca, também explica que os queridinhos têm sido os growlers, porque são retornáveis. Ou seja: a pessoa pode ir até a sua cervejaria preferida e encher o seu próprio growler com a bebida”. “Eles também são feitos para suportar a pressão da pasteurização da cerveja, conservar sua qualidade e temperatura. É um item muito especial para ter em casa ou, para incrementar o mix de produtos à venda nas cervejarias”, complementa.
Para quem optar pelos produtos já existentes da marca também, com diferentes tamanhos e tampa flip top, os layouts são muito variados: para meninas, para os amantes de eventos cervejeiros ou até mesmo para quem adora tecnologia! Um dos últimos lançamentos da marca é o Growler com Tecnologia de Realidade Aumentada, que, com a ajuda de um APP, mistura a realidade do growler com uma virtual.
Pelo jeito, beber cerveja boa e de um jeito especial se tornou um assunto nacional!