Startup apoiada por programa do Instituto TIM ganha Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2019

Startup apoiada por programa do Instituto TIM ganha Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2019
(Da esquerda para a direita): Luís Guilherme Souza, Guilherme Vogt e Adriano dos Santos | Divulgação TIM

A NextCam, startup criada ao longo do programa AWC 2018 do Instituto TIM pelos estudantes do curso de engenharia elétrica da UFPR, Adriano Peniche dos Santos e Guilherme Cordeiro Vogt, e o engenheiro Luis Guilherme Dias de Souza, foi a vencedora do Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2019. O prêmio oferecido pela ENGIE, empresa brasileira do ramo de energia, foi entregue no início do mês na 5ª edição do ENGIE Brasil Innovation Day 2019, no Museu do Amanhã, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

O foco deste ano era premiar projetos que apresentassem soluções inovadoras na temática “Saúde e Segurança no Trabalho”. Aberto ao público, o evento contará ainda com um painel de discussão com autoridades da área sobre como a inovação e a tecnologia devem contribuir para o tema.  “A premiação não era só estudantil e a gente estava concorrendo com players relativamente grandes do mercado. Saber que mesmo com a presença dessas outras empresas nós conseguimos vencer, nos deixa muito felizes”, diz Guilherme Vogt.

A equipe também apresentou o projeto na ENGIE Innovation Week, em Paris, na última semana, o que permitiu a empresa conhecer mais sobre seu mercado consumidor fora do território brasileiro. O prêmio ainda inclui uma parceria com a Engie, que trabalhará com a startup durante todo o ano.

Buscando criar uma solução que otimizasse a construção civil, reduzindo custos e aumentando a segurança em canteiros de obra, a NextCam, após um processo de pivotagem durante o programa do Instituto TIM de educação empreendedora, Academic Working Capital (AWC), criou uma câmera inteligente que utiliza IA (Inteligência Artificial) e visão computacional para identificar riscos e, assim, facilitar que ações preventivas sejam tomadas. O software gera relatórios semanais, além de alertas diários via WhatsApp.

Com o encerramento do programa AWC 2018, a startup começa a caminhar com as próprias pernas. Agora com um espaço em um coworking e com os sócios trabalhando integralmente, a equipe está rodando seu quarto piloto e realizando testes desde janeiro deste ano. “A gente descobriu depois do AWC que algumas coisas que achávamos que seriam triviais não funcionavam”, diz Guilherme que completa: “Se a gente achava que o programa era difícil, ter uma startup sem os mentores do AWC é muito pior. Tivemos que manter uma estrutura muito boa entre nós três para não perder o foco”.Com alguns clientes já interessados, o foco da equipe este ano é finalizar o MVP (Minimum Viable Product, em português “Produto Viável Mínimo”), e fechar mais um contrato, além do firmado com a ENGIE, até o fim do ano.

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de accountability e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A assinatura da marca – “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É a única empresa do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.