A Reforma da Previdรชncia em votaรงรฃo no Congresso gera polรชmicas infindรกveis, mexe com o que se diz o elemento mais sensรญvel do ser humano, o bolso. Hรก argumentos fortes a favor e contra praticamente todas partes da proposta, mas uma delas afeta diretamente a todos que precisarรฃo contar com a aposentadoria: a idade e o tempo de serviรงo/contribuiรงรฃo necessรกrios para que se tenha direito a ela. Hรก nisso categorias de trabalhadores que, pelas caracterรญsticas ou ambiente do prรณprio trabalho, solicitam tratamento diferenciado, e talvez algumas tenham mesmo direito a isso; trata-se de condiรงรตes insalubres, perigosas ou estressantes, que propiciam um โenvelhecimentoโ funcional e pessoal mais acelerado do que ocorre de modo geral em outras.
Uma dessas categorias รฉ a dos professores. Um filรณsofo da รกrea dizia: โprofessores envelhecem, alunos tรชm sempre a mesma idadeโ. Isso define parte dos conflitos geracionais em sala de aula, no comeรงo da carreira docente as idades sรฃo prรณximas. Nรฃo รฉ raro que no inรญcio dos primeiros anos de magistรฉrio o professor nรฃo seja identificado como tal, parecendo mais ser um dos estudantes; รฉ necessรกrio bom senso para que a indispensรกvel distรขncia se imponha. Passando o tempo, as turmas parecem ser formadas por โcrianรงasโ na medida em que a idade do professor avanรงa, e com isso diminui sua paciรชncia com o que pode julgar inconveniรชncias infantis, as mesmas que partilhava tranquilamente anos antes.
ร medida em que ficam mais velhos, todos enfrentam determinados percalรงos, e professores nรฃo sรฃo exceรงรฃo. O avanรงar da idade costuma trazer doenรงas crรดnicas que certamente comprometem o estilo de vida e talvez atรฉ o humor, dado ร s diversas limitaรงรตes impostas pelos tratamentos mรฉdicos, dificuldades de locomoรงรฃo e pleno domรญnio das funรงรตes cognitivas. Profissรตes que exigem convรญvio intenso com pessoas mais jovens por vezes trazem um รดnus mais pesado pela necessidade de adaptaรงรฃo ao seu ritmo.
Outro agravante รฉ o crescente avanรงo tecnolรณgico das metodologias de ensino, que embora nada tenha de incorreto em sua essรชncia, costuma representar um temor para aqueles que foram educados com base em outros parรขmetros, e รฉ indispensรกvel pensar nisso a longo prazo, pois mesmo os mais atualizados hoje podem estar defasados dentro de alguns anos, o progresso cientรญfico poderรก ser de tal forma abrupto que gere dificuldades de acompanhamento.
Em paรญses com supervalorizaรงรฃo da juventude, muitos idosos tendem ao isolamento social, vivendo sรณs ou em abrigos e instiยญtuiรงรตes para aqueles incapacitados, e muitos, mesmo que vivendo em ambiente familiar sentem-se solitรกrios, principalmente pela perda de parte considerรกvel de sua prรณpria geraรงรฃo. Mudanรงas sociais ocorridas nestas รบltimas dรฉcadas aceleram esta sensaรงรฃo: a reduรงรฃo do nรบcleo familiar, a maior participaรงรฃo feminina no mercado de trabalho afastando-as do ambiente domรฉstico onde comumente desempenhavam as funรงรตes de cuidadoras, a desestruturaรงรฃo dos casamentos, o afastamento ou inexistรชncia de filhos, tudo contribuirรก para que o envelhecimento seja visto como gerador de falta de apoio, afeto, atenรงรฃo e cuidados.
A idade traz mais sabedoria aos sรกbios, teimosia aos teimosos e intolerรขncia aos intolerantes, mas a todos ela sobrecarrega com seu peso. O bom professor sabe disso, e supera dignamente os percalรงos eventuais e inevitรกveis que a vida apresenta, talvez o grande segredo esteja em manter o bom humor, conviver consigo mesmo com respeito e respeitar os demais.
Aposentar-se um pouco mais cedo talvez evite muitos dissabores aos prรณprios estudantes, permitindo que convivam com professores de faixa etรกria mais prรณxima ร sua, e embora a necessidade do estudo e das leituras sejam permanentes em qualquer profissรฃo, auxilia a diminuir a ansiedade pela sensaรงรฃo de estar sendo constantemente desafiado pelos alunos – estresse que em nada favorece o bem-estar emocional.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil. ย <wcmc@mps.com.br>