Inspire-se: o custo do tempo

Inspire-se: o custo do tempo
Businessman holding an hour glass, signifies the importance of being on time

Ao mesmo tempo que escrevo esse primeiro artigo de estréia no Portal Empreendedorismo, meu tempo está sendo gasto. Ele simplesmente não retorna mais, afinal o tempo de vida só existe no presente. Por isso, muitas pessoas me perguntam se é possível “comprar tempo”. Eu sempre respondo “Sim”. Porém, precisamos explicar melhor como isso acontece na prática. 

A forma mais comum de “comprar tempo” é você contratar uma pessoa que trabalhe para você. Só que, quanto mais eficaz ela for, mais caro ela vai te custar. Afinal, você está “comprando tempo” de alguém para você ganhar tempo.

A outra forma é usar o relacionamento (networking ou conexões estratégicas) como uma estratégia chave. Fazer com que as pessoas indiquem seus produtos e serviços é algo que demanda pouco ou quase nada de investimento. Demanda tempo inicial, mas depois que você ganha credibilidade o efeito é exponencial. Quando isso acontece você está “comprando” tempo sem gastar um centavo.

Como presidente da primeira gestão (2018) e fundador do Grupo/Equipe de Empresários BNI Master de Curitiba aprendi, de forma simples e objetiva, que os 3 pilares que geram retorno nos negócios são: VCR = Visibibilidade (Positiva), Credibilidade e Rentabilidade.

1) Visibilidade: sabe aquele velho ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado.”? Sim, é necessário literalmente aparecer para fazer negócios. Mas aparecer de forma adequada, tanto na vida real como na virtual. Então, aparecer é mais que uma necessidade, é um dever para quem quer gerar negócios. De que adianta você ser o melhor profissional em determinada área se ninguém te conhece? Mas, tem sempre um “mas”, nesse caso tem muito a ver com Credibilidade.

2) Credibilidade: Sem credibilidade negócios não são realizados. A falta de cuidado com a credibilidade gera descrédito e até a perda de clientes. A credibilidade vem nas primeiras impressões e se consolida com o tempo, mas pode ser destruída rapidamente.

Por exemplo: Não adianta você aparecer bem na vida real, bem vestido, falar bem, vender bem o seu serviço ou empresa e na vida virtual postar somente fotos em festas e baladas ou ainda fotos que denigrem a sua imagem, mesmo que engraçadas. Hoje em dia, as duas vidas, a real e a virtual se fundem. Afinal, atualmente, quando conhecemos alguém, uma das primeiras coisas fazemos é conferir são as redes sociais. Neste momento, o que estamos buscando é uma coerência entre o que vemos no na vida virtual e na real.

Outro exemplo: Você já parou para pensar se a sua foto no WhatsApp passa o que você quer que as pessoas vejam na área profissional ou ainda que, mesmo pessoalmente, a credibilidade é algo importantíssimo?

3) Rentabilidade: Se você tem visibilidade positiva e credibilidade, chegou a hora de fazer negócios, ou seja dinheiro. Essa é a forma de “Comprar o tempo”, pois as pessoas indicam você, seu produto ou sua empresa muitas vezes sem você saber. 
Quanto você gastou por isso? Muito pouco ou quase nada. Neste ponto, a nossa equação torna-se verdadeira:

V+C = R$ -> Onde: Visibilidade Positiva (V) somada à Credibilidade (C) resulta em Rentabilidade (R$).

Sobre Cleyton Ogura

Cleyton Ogura é engenheiro formado pela Unicamp e pós-graduado em administração pela FGV/SP, CEO da BelClinic Dermoativos. Profissional focado, Ogura está à frente da BelClinic desde janeiro de 2017. Sua missão é inspirar pessoas a empreender. Cleyton também atuou na área de tecnologia da informação, desenvolvimento de polos ecoturísticos e foi responsável técnico e comercial de diversas empresas no Brasil, quase sempre sendo dono ou o principal executivo do negócio. Foi fundador e presidente do grupo de empresários BNI Master de Curitiba que já movimentou mais de R$8 milhões em 18 meses. Ocupa a cadeira de Mentor de Conexões Estratégicas no programa DECOLE do Band Mulher Paraná.