…como estaria a gestรฃo de sua escola? A complexidade do conceito de gestรฃo exige uma espรฉcie de aproximaรงรฃo a um consenso relativamente aceitรกvel, no qual obrigatoriamente a gestรฃo deve ser entendida como o conjunto de atuaรงรตes integradas a fim de alcanรงar objetivos ao longo do tempo, considerando o emprego eficaz de recursos disponรญveis.
No ambiente escolar, esse conceito faz todo sentido! A gestรฃo consolida-se como uma das principais aรงรตes do cotidiano da escola, constituindo o elo entre o projeto pedagรณgico e o planejamento dos objetivos especรญficos. A gestรฃo escolar promove a realizaรงรฃo de planos que permitam a efetivaรงรฃo da intenรงรฃo pedagรณgica com (e para) a oportunidade educacional existente. As aรงรตes no espaรงo escolar devem ser adequadas, uma vez que mobilizam diversos elementos da organizaรงรฃo, tornando-se indispensรกvel sincronizar seus esforรงos em atos de cooperaรงรฃo.
Se, em determinado perรญodo, muitos alunos solicitaram transferรชncia ou foram retidos, รฉ preciso verificar quais as possรญveis variรกveis que justificam essas implicaรงรตes. Cotidianamente, o exercรญcio da auto avaliaรงรฃo deve ser realizado: Se o ano letivo finalizasse no dia de hoje…quantos alunos estariam com dificuldades pedagรณgicas? Qual seria o percentual de inadimplรชncia? Quantos alunos novos teriam procurado minha escola?
Tais questionamentos, entre tantos outros, resultam em indicadores a serem ponderados, uma vez que sรฃo sinais revelando aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Obviamente, indicadores sรฃo exatamente o que a palavra diz – “indรญcios” – e nรฃo podem suprir uma anรกlise em profundidade de cada situaรงรฃo.
A ciรชncia de dados absolutos, como a quantidade de professores, de salas de aulas, alunos por sรฉrie, podem nรฃo ser indicativos apropriados para a tomada de decisรตes. Indicadores demandam um conceito que se expressa por determinada equaรงรฃo, com variรกveis e comparaรงรตes. Informaรงรตes cotidianas ao gestor escolar, como as referentes ร avaliaรงรฃo do trabalho, movimentaรงรตes financeiras e situaรงรฃo acadรชmica do aluno, sรฃo bem mais do que simples classificaรงรตes numรฉricas. Se apreciadas com o devido zelo, podem se transformar em instrumentos valiosos para detectar problemas, determinar caminhos, analisar variรกveis e estabelecer metas.
Definidos indicadores concisos, claros e expressivos, orientados pelo escopo da escola, รฉ o momento de se demarcar a meta almejada. Para a delimitaรงรฃo de uma meta, em qualquer รกrea, รฉ necessรกrio notar determinadas caracterรญsticas fundamentais. Uma meta apropriada รฉ formulada sob circunstรขncias razoรกveis de realidade, equilibra esforรงos com benefรญcios relevantes, provoca o comprometimento e pressupรตe o conhecimento pelos envolvidos de seu papel no cumprimento da meta.
Fato! Se hรก um objetivo, deve haver uma meta. Se hรก uma situaรงรฃo desejada, hรก necessidade de se quantificar a representaรงรฃo do alcance da situaรงรฃo aspirada. De posse de um apropriado conjunto de indicadores e metas com caminhos bem trilhados, resta ร gestรฃo primar pela atividade essencial ao sucesso de todo este processo, qual seja, caminhar junto, participando os progressos e restriรงรตes com todos os envolvidos.ย
*Milena Kendrick Fiuza รฉ gerente pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino.ย