Consultor de negรณcios dรก dicas para aumentar sua relevรขncia e promover seu negรณcio na era da internet
Garantir o estoque em alta, investir em treinamento e atendimento e cuidar de sua imagem pessoal e de seu negรณcio ainda sรฃo fatores muito importantes para manter a empresa na rota dos clientes. Porรฉm, com o crescimento da importรขncia do mundo digital, รฉ preciso abrir novos caminhos para se manter na lembranรงa de quem consome os seus serviรงos.
Segundo a Ebit|Nielsen, empresa de mensuraรงรฃo e anรกlise de dados, a previsรฃo para este ano รฉ que o faturamento do setor cresรงa 15%, com vendas totais de R$ 61,2 bilhรตes. Alรฉm disso, os pedidos devem apresentar um aumento de 12%, chegando a 137 milhรตes, e o valor mรฉdio das compras deve ser de R$447 milhรตes, alta de 3%. De acordo com dados do Compre&Confie, empresa de seguranรงa digital e inteligรชncia de mercado criada pela ClearSale, houve crescimento nominal de 23% nas compras online no primeiro trimestre de 2019.
Para o consultor de negรณcios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, nรฃo importa qual o seu pรบblico-alvo, ele seguramente estรก na internet, seja para comprar online, para ser “influenciado/tocado” ou para interagir de forma relevante. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatรญstica (IBGE), praticamente dois terรงos da populaรงรฃo do paรญs (69,8%) possuem conexรฃo com a internet. O consultor lembra que a presenรงa digital reduz a distรขncia entre a empresa e o cliente, e abre novas possibilidades de negรณcios. โNรฃo hรก mais barreiras nem mesmo quanto a idade, pois o segmento que hoje mais cresce no e-commerce รฉ o acima de 60 anosโ, afirma. Weiler dรก dicas para promover sua companhia na internet:
–ย Esteja presente onde o seu pรบblico estรก:ย entenda quais os canais online que o seu pรบblico alvo usa. Entenda os ambientes digitais onde seu pรบblico-alvo estรก. Tenha presenรงa relevante em todos eles, seja Facebook, Instagram, Twiter, YouTube, comunidades nas redes sociais – e importante dizer que muitas vezes essa presenรงa nรฃo precisa ser diretamente monetizada;
–ย Tenha pessoas capacitadas para cuidar de seu ecossistema digital:ย nรฃo dรก para deixar essa responsabilidade com qualquer profissional. O trabalho exige conhecimento, tรฉcnica e periodicidade, ou seja, exige planejamento, criatividade e conhecimento tรฉcnico. Caso pense em fazer vocรช mesmo, รฉ possรญvel sim, mas faรงa um planejamento e encontre ferramentas que auxiliem e garantam que suas publicaรงรตes nรฃo dependam somente de uma รบnica pessoa – hoje existem uma gama muito grande de ferramentas gratuitas e pagas que abrangem desde agendamento, geraรงรฃo de conteรบdo, automatizaรงรฃo de marketing, ย potencializando muito os resultados do dia a dia;
–ย Invista em tecnologia:ย รฉ possรญvel criar um e-commerce? Faรงa! Suas vendas sรฃo pelo Instagram? Potencialize seu tempo nesta rede! O consumidor online busca por imediatismo nas compras, entรฃo รฉ preciso ser rรกpido para concretizar as vendas, posicionar sua marca e construir um relacionamento mais sรณlido com os clientes;
–ย Atenรงรฃo a sua imagem:ย se vai usar fotos ou artes nas redes, preste atenรงรฃo na qualidade, foco, se estรก atrativa e se mostra, com realidade, o que vocรช estรก oferecendo e a imagem que vocรช quer transmitir para o mercado. Nรฃo adianta usar fotos produzidas se o seu produto nรฃo condiz com a imagem;
–ย Feedback:ย recolha depoimentos de clientes que usam / acessam seus canais digitais e veja quais os benefรญcios e dificuldades que encontraram. Sites comoreclameaqui.comย devem ser a extensรฃo do seu SAC.
O consultor ainda lembra que os processos precisam de planejamento para sair do papel. โTenha boas ideias, e nรฃo esqueรงa que ideias boas viram projetos, e projetos bons precisam der implementados. Pouco adianta abrir uma conta em uma rede social e publicar de forma inconstante ou, ainda, incoerente. Sua imagem e sua reputaรงรฃo dependem hoje preponderantemente do que ocorre online com sua marcaโ, alerta.
โAprenda, planeje e faรงa do seu jeito. Implemente seu projeto, aprenda com os erros, faรงa as correรงรตes de percurso necessรกrias. Se reinvente sempre que o mercado mudar e/ou demandar mudanรงas. Comece jรก! Pois a hora certa, para comeรงar a fazer certo, foi ontemโ, finaliza o consultor.
Sobreย aย ESIC:
Aย ESICย รฉ uma Business School Internacional especializada emย Gestรฃoย de Negรณcios e ย Marketing. Com mais de 50 anos de experiรชncia, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convรชnios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., รndia e China. A instituiรงรฃo atua em oito รกreas: Graduaรงรฃo, Pรณs-Graduaรงรฃo (Masterย e MBA), Executive Education (cursos avanรงados e sob medida para empresas e formaรงรฃo in company), Mรณdulos e Missรตes Empresariais Internacionais,ย ESICย Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colรฉgio Internacional, Simuladores/Competiรงรตes Empresariais Globais eย ESICย Editora (com tradiรงรฃo em publicaรงรตes renomadas, atualizadas e especializadas emย Gestรฃoย de Negรณcios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, aย ESICย estรก entre o seleto grupo que segue os padrรตes do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), รฉ membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administraciรณn).