O ser humano foi criado para a Vida

Paiva Netto O ser humano deve orgulhar-se de existir e lutar infatigavelmente pela Vida. Vencer a si prรณprio, de modo a conquistar, para todo o sempre, sua dignidade espiritual, โ€œo tesouro que o ladrรฃo nรฃo rouba, a traรงa nรฃo rรณi nem a ferrugem consomeโ€ (Evangelho de Jesus, segundo Mateus, 6:20). โ€œVencedor รฉ aquele que vence a si mesmoโ€, preconiza Andrรฉ Luiz (Espรญrito). Deus, que รฉ Vida, para a Vida o criou. Dizia Napoleรฃo Bonaparte (1769-1821) que โ€œa melhor figura de retรณrica รฉ a repetiรงรฃoโ€. ร‰ bom, portanto, reiterar esta advertรชncia de Jesus: โ€œDeus nรฃo รฉ Deus de mortos, mas de vivos. Por nรฃo crerdes nisso, errais muitoโ€(Evangelho, segundo Marcos, 12:27). Eis por que, quando o alcanรงa a morte, dela nรฃo herda o esquecimento ou o รณcio perenes; porรฉm, mais e mais Vida… A morte nรฃo existe. ร‰ um boato. โ€œDeus nรฃo nos criou para nos matarโ€, afirmava Alziro Zarur (1914-1979). Graham Greene (1904-1991), famoso escritor inglรชs, nas suas meditaรงรตes concluiu, esperanรงoso, que โ€œnosso mundo nรฃo รฉ todo o Universo. Talvez exista um lugar onde Cristo nรฃo esteja mortoโ€. Ora, sabemos, com certeza, que essa dimensรฃo esplรชndida รฉ uma realidade. Aos Seus seguidores โ€” aqueles que, pelos milรชnios, perseverarem atรฉ o fim โ€”, Jesus, o Divino Mestre, deixou esta revelaรงรฃo consoladora: โ€œJesus conforta os Discรญpulos (Boa Nova, segundo Joรฃo, 14:1 a 3) โ€œ1 Nรฃo se turbe o vosso coraรงรฃo; crede em Deus, crede tambรฉm em mim. โ€œ2 Na casa de meu Pai [o Universo], hรก muitas moradas. Se assim nรฃo fosse, Eu o teria dito a vรณs. Vou preparar-vos lugar. โ€œ3 E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde Eu estiver, estejais vรณs tambรฉmโ€. Antes e depois da Vida, hรก Vida. Diga nรฃo ao suicรญdio! Sucumbem em erro os que buscam o suicรญdio, pois a parca lhes ofuscarรก os olhos, que procuraram a sombra de uma pretensa inaรงรฃo, com mais luz, isto รฉ, mais Vida, a lhes cobrar severas contas de antigos compromissos assumidos. Antes e depois da Vida, hรก Vida e as incorruptรญveis Leis que universalmente a regem e sobre ela preponderam. De Deus nรฃo se zomba Recordemos o alertamento de Paulo Apรณstolo: โ€œDe Deus nรฃo se zomba. Aquilo que o homem semear, isso mesmo terรก de colherโ€ (Epรญstola aos Gรกlatas, 6:7). Assim estรก, sob muitos aspectos, o mundo nestes รบltimos tempos: suicida. A maior das reformas: a do ser humano A Terra รฉ belรญssima! Convida ao sucesso. Mas o ser humano nem sempre tem sabido respeitรก-la. Por isso, a reforma precรญpua รฉ a dele prรณprio. Urge, neste tรฉrmino de sรฉculo e de milรชnio, que esta preceda as demais. Daรญ a importรขncia da Educaรงรฃo com Espiritualidade Ecumรชnica, o mais seguro passo que uma naรงรฃo pode dar em favor da liberdade de seu povo, pois, quanto mais ignorante for, mais escravo serรก. A vida รฉ uma conquista diรกria. Liรงรฃo de Fรฉ Realizante a todo momento solicitada, para que nรฃo venhamos a cair na ociosidade, mรฃe e pai dos piores males que assolam o Espรญrito e enfermam consequentemente o corpo fรญsico e o social. Na verdade, nรฃo basta ter agido bem ontem. Necessรกrio se faz melhor caminhar hoje e ainda mais gloriosamente amanhรฃ. รgua parada: lodo. Vida ociosa: inferno Bem a propรณsito estas palavras do filรณsofo alemรฃo Arthur Schopenhauer (1788-1860): โ€œAristรณteles dizia com acerto: โ€˜A vida consiste em movimento e nele tem sua essรชnciaโ€™ (De Anima, I, 2). Em todo o interior do organismo, impera um movimento incessante e rรกpido. (…) Se houver uma ausรชncia quase completa de movimento externo, como ocorre na maneira de vida sedentรกria de inรบmeras pessoas, entรฃo nascerรก uma desproporรงรฃo gritante e perniciosa entre a calma exterior e o tumulto interior, pois atรฉ o constante movimento interior quer ser apoiado pelo exteriorโ€. Observou Goethe (1749-1832) que โ€œUma vida ociosa รฉ uma morte antecipadaโ€. E o escritor irlandรชs Oliver Goldsmith (1728-1774) sugere: โ€œTal como a abelha, faรงamos do nosso ofรญcio a nossa satisfaรงรฃoโ€. Deus รฉ o Criador do Universo, Magna Vida, na qual sobrevivem todas as Suas criaturas. O Cosmos รฉ, pois, dinรขmica. Jesus, o maior dos pensadores, sintetiza tudo: โ€œMeu Pai nรฃo cessa de trabalharโ€ (Evangelho, segundo Joรฃo, 5:17). ร‰, portanto, obtusa a ideia de um paraรญso de desfrutรกveis tocadores de harpa, ditos salvos, mas, na verdade, pelo que parece, totalmente despreocupados com o sofrimento dos seus Irmรฃos. Tal lugar nรฃo pode ser o Paraรญso de um Deus de Amor, cujo Filho Primogรชnito veio ร  Terra pregar a Solidariedade sem fronteiras. Cabe-lhe melhor, ร quele pseudoparaรญso, o tรญtulo de inferno. Neste acentuado transcurso de tempos, nenhum paรญs poderรก progredir sem promover Desenvolvimento Social, Solidรกrio e Sustentรกvel, Educaรงรฃo e Cultura, Arte e Esporte, com Espiritualidade Ecumรชnica, a fim de que haja Consciรชncia Socioambiental, Alimentaรงรฃo, Seguranรงa, Saรบde e Trabalho para todos os seus componentes, despertando neles a Cidadania Planetรกria. A existรชncia humana sem atividade produtiva e lazer รฉ a prรณpria morte para o cidadรฃo. Josรฉ de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.br โ€” www.boavontade.com

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