Educar para transformar. Essa รฉ a missรฃo de milhares de professores pelo paรญs que, dia apรณs dia, entram nas salas de aula com o desejo mais puro: mudar a vida de algumas crianรงas. Esse รฉ tambรฉm o desafio dos educadores do Centro de Educaรงรฃo Joรฃo Paulo II, localizado em Piraquara, que levam amor e educaรงรฃo aos quase 300 alunos matriculados atualmente na instituiรงรฃo. Provenientes de famรญlias de baixa renda da regiรฃo, esses estudantes encontram em seus professores o caminho para a transformaรงรฃo.
โIndependente das dificuldades de ser um educador, o prazer de conviver com crianรงas que vรชem em vocรช a esperanรงa de um futuro promissor, nรฃo tem preรงoโ, desabafa o professor de Educaรงรฃo Fรญsica Henrique Leal dos Santos, de 38 anos. Apaixonado pelos esportes, o educador – que trabalha no CEJPII hรก cinco anos – conta que escolheu a profissรฃo para โpoder dividir as experiรชncias vividas e mostrar como o esporte รฉ transformador na vida das pessoasโ.
Ao se tornar um colaborador da escola-modelo, que atende aos alunos de maneira filantrรณpica, ofertando alimentaรงรฃo e ensino de qualidade, Henrique passou a se enxergar ainda mais como um potencial transformador. โUma boa base de estudo รฉ fundamental para o desenvolvimento humano. Interfere diretamente na formaรงรฃo do aluno. Muitas vezes os exemplos dentro da escola sรฃo as รบnicas referรชncias positivas de um aluno, por isso, como educadores, temos um papel extremamente importante na sua formaรงรฃoโ, destaca.
Justamente por este motivo, o professor considera que, apesar da responsabilidade ser gigantesca, a simplicidade รฉ eficaz: ร s vezes o pouco รฉ muito. โProcuro ser direto e mostrar as coisas boas, que por trรกs de um problema hรก uma soluรงรฃo, e que a satisfaรงรฃo do sucesso nรฃo tem preรงo. Quando chego ao local de trabalho e sou recepcionado com um sorriso, um abraรงo e atรฉ mesmo um simples aperto de mรฃo, รฉ a prova de que estou fazendo a coisa certaโ.
Quando questionado sobre o fato de lidar diariamente com alunos carentes – tanto financeira quanto emocionalmente -, Henrique รฉ direto: sรณ o diรกlogo e a educaรงรฃo podem estabelecer relaรงรตes com confianรงa entre estudante e educador. โNos tornamos referรชncias para alguns alunos e, partindo disso, vejo o professor como uma peรงa fundamental para o desenvolvimento do cidadรฃo, mesmo diante das dificuldades que podemos encontrar. Nos tornamos mediadores entre a informaรงรฃo e o estudante, buscando melhorar a comunicaรงรฃo e novos saberes, criando oportunidades para alรฉm da linguagem educacionalโ, afirma.
Por fim, ao lembrar do seu dia e de tantos outros educadores, comemorado na prรณxima terรงa-feira (15), o profissional diz se sentir especial. โQuando os alunos sabem que naquele dia terรฃo aula comigo, isso particularmente me faz uma pessoa muito feliz, pois quer dizer que cada dia eu tenho um momento marcante dentro do CEJPIIโ, finaliza.
ย
Sobre o CEJPII
Fundado em 2010, o Centro de Educaรงรฃo Joรฃo Paulo II oferta ensino e alimentaรงรฃo de qualidade para cerca de 300 alunos, atendidos de maneira filantrรณpica em regime integral e contra turno. Alรฉm disso, a instituiรงรฃo, que funciona com base em doaรงรตes, oferece atividades complementares como reforรงo de literatura, matemรกtica e lรญngua portuguesa, alรฉm de oficinas de danรงa e teatro. Para ajudar a escola, basta acessarย http://www.joaopaulosegundo.org.br/doacoes.php. jornalismo@203comunicacao.com.br