Dizem que passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando do que com a nossa famรญlia, entรฃo deveย haver um limite de comportamento no ambiente de trabalho, certo? Nos escritรณrios e demais locais de trabalho precisamos evitar algumas atitudes que podem nos prejudicar – mesmo em lugares mais descontraรญdos, como startups de tecnologia e agรชncias de comunicaรงรฃo.
Ficou em dรบvida sobre quais sรฃo os limites dentro do ambiente de trabalho? Vamos lรก entรฃoโฆ
Respeito รฉ regra bรกsica
Muitas coisas nรฃo sรฃo recomendadas em um ambiente de trabalho e a primeira regra รฉ: tudo precisa ser baseado no bom senso e no respeito ao prรณximo. Para Eliane Catalano, coordenadora de recrutamento e seleรงรฃo da RH NOSSA, qualquer profissional precisa saber analisar como sรฃo seus colegas de trabalho para evitar situaรงรตes constrangedoras:
– Cuidar com o tipo de brincadeira que pode ser feita
– Nunca falar mal das pessoas que estรฃo trabalhando ali e
– Respeitar a hierarquia no ambiente de trabalho.
โPode acontecer de um profissional ter alguma dificuldade com seu chefe. Ao invรฉs de fazer o correto, que รฉ discutir diretamente com seu lรญder, este profissional acaba falando mal para outras pessoas. Isso sem falar do lado oposto, que sรฃo pessoas que ficam โpuxando o sacoโ de seus chefes em busca de alguma vantagem. A verdade รฉ que sรณ alcanรงamos alguns benefรญcios e promoรงรตes quando hรก mรฉrito, e sรณ hรก mรฉrito quando se trabalha corretamente. Falar pelas costas ou bajular nรฃo sรฃo boas alternativasโ.
Respeite para ser respeitado
Muitas vezes a pessoa pode ficar na dรบvida sobre o que รฉ ser proativo ou bajulador e, atรฉ mesmo ficar parado, no ostracismo, esperando algum confronto com o seu chefe. ร preciso desenvolver o respeito pela hierarquia e nรฃo atrapalhar processos:
“Vivemos um momento em que criatividade e proatividade sรฃo diferenciais e tudo pode ser dito da forma correta. Se vocรช tem uma ideia que pode contribuir em algum projeto, o diรกlogo รฉ o melhor caminho. Respeitar a hierarquia รฉ falar com quem precisa ouvir o que precisa ser dito. O lรญder estรก ali para intermediar situaรงรตes e contribuir com a equipe. Se existe uma hierarquia, eu nรฃo posso tomar decisรตes que atropelem este sistema. Nรฃo รฉ preciso ter medoย de expor as ideias desde que se saiba dialogar. O lรญder pode dizer o que pode ser feito. esclarece Catalano.
Segure suas emoรงรตesย
O temperamento รฉ outro detalhe que requer atenรงรฃo. Se a pessoa tiver um temperamento parecido com um barril prestes a explodir e nรฃo se controlar, ela acaba sendo grosseira ou extremamente tรญmida. Acredite, isso pode atrapalhar mais cedo ou mais tarde:
Para Catalano, o trabalho nรฃo รฉ extensรฃo de nossa vida pessoal, entรฃo ser grosseiro nรฃo รฉ uma opรงรฃo: โ Tem que tomar cuidado ao brincar demais e perder a educaรงรฃo,ย falar coisas indevidas e ser inconveniente. Muitas vezes, os colegas de trabalho estรฃo concentrados e precisam deste momento, portanto qualquer comentรกrio polรชmico vai atrapalhar.ย Ninguรฉm tem o direito de descontar suas questรตes pessoais com colegas de trabalhosโ.
A (atraente) e temida fofocaย
Conhecida como โrรกdio corredorโ, a fofoca รฉ mais prejudicial para quem faz do que o alvo da conversa. Catalano explica que todos precisam pensar na equipe como um todo – e se algo incomoda, a questรฃo precisa ser resolvida com esta pessoa. Portanto, nada de ficar espalhando informaรงรตes contraditรณrias ou, para usar uma palavra do momento, โfake news.โ
Sobre a RH NOSSA
Criada em Curitiba no ano de 1993, a RH NOSSA se dedica em buscar soluรงรตes para contrataรงรฃo de pessoas para contrataรงรตes efetivas, trabalhos temporรกrios e terceirizaรงรฃo de pessoal. Os profissionais sรฃo especializados em definir as melhores estratรฉgias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviรงos abrange todo o processo de recrutamento, seleรงรฃo, orientaรงรฃo e contrataรงรฃo de profissionais para trabalhos permanentes e temporรกrios. Alรฉm disso, desenvolve projetos especiais. A RH NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contrataรงรตes e tambรฉm do gerenciamento das equipes.
Fonte: KAKOI Comunicaรงรฃo
www.kakoi.com.br
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