“UBER” das cafeterias: startup pretende conectar pessoas que possuem receitas de família com donos de cafeterias e padarias

Com quatro lojas, FastCoffee, da holding BioGrupo, já tem 10% dos seus produtos de pequenos produtores

 

“UBER” das cafeterias: startup pretende conectar pessoas que possuem receitas de família com donos de cafeterias e padarias

Oferecer produtos artesanais, caseiros e ainda gerar renda para a comunidade. O BioGrupo lançou o “Receita com Amor”: projeto que cadastra microempreendedores locais para fornecer produtos em cafeterias e padarias. “Fizemos um estudo e hoje 75% dos produtos oferecidos em cafés de Curitiba são dos mesmos fornecedores, na maioria, industrializados”, afirma a CEO do Biogrupo, Mariana Palu de Cordova Wuicik. “Se a pessoa tem tempo e uma receita especial, por que não transformar isso em um negócio?”, completa.

E foi com essa ideia na cabeça que os donos do Biogrupo tiveram a inspiração de fundar o “Receitas com Amor”. Lançado em outubro de 2019, o projeto hoje já conta com 10 microempresárias, que são responsáveis por 10% dos produtos vendidos em um dos quatro cafés da holding, o FastCoffee:  dois localizados em postos de combustível e dois no Jockey Plaza Shopping. Atualmente, o FastCoofee compra mais de 40 mil salgados por mês, 600 bolos inteiros e mil docinhos, e prioriza os empreendedores locais.

O projeto inicial cadastra os produtores através do email contato@receitacomamor.com.br. Todos passam por uma validação de qualidade e precisam ter uma Microempresa Individual (MEI), além de liberação da vigilância sanitária para produção. Após aprovação do produto, o produtor define o valor e a empresa acrescenta uma taxa de comissão pelas vendas.

UBER das Cafeterias

A ideia deu tão certo que o BioGrupo está desenvolvendo um aplicativo que conecta pessoas que possuem uma ou mais receitas famosas na família e que desejam transformar isso em uma fonte de renda.  Os donos de cafeterias ou padarias poderão baixar o aplicativo, ver onde estão os produtores mais próximos e escolher a partir do cardápio de produtos e das avaliações anteriores. O aplicativo oferecerá também a possibilidade de pedir delivery ou retirar na casa do fornecedor.

O aplicativo pretende ainda criar um QRCode em cada um dos produtos, para que o cliente possa conhecer um pouco da história do produtor e também fortalecer a marca de cada um deles para promover futuros negócios. “Estamos ainda em busca de parceria com a Prefeitura, Senac ou Sebrae para criação de uma cozinha compartilhada, na qual essas empreendedoras poderão usar parte do dia para desenvolver suas receitas e comercializar, seja nos cafés do Grupo ou em outras empresas. Com isso, o intuito é colaborar com a economia compartilhada, diminuir o desemprego e fomentar a economia”, afirma Mariana.

Receita de família

O projeto começou com a Siumara Pscheidt, sogra de um dos sócios da holding. “Ela sempre cozinhou muito bem, era dona de casa e, sim, tinha tempo livre e vontade de empreender. Os bolos eram a sensação da família, então propusemos para ela fazer para vendermos nos cafés”, explica. A ideia deu tão certo que hoje a Siumara produz 40 bolos por semana. “Eu produzo com muito amor e fico muito feliz em saber que os bolos são disputados nos cafés. Minhas filhas cresceram, casaram-se, saíram de casa e fiquei com um tempo livre. A produção contribui na renda, mas também traz muita satisfação para minha vida”, afirma Siumara. A aceitação dos produtos da Siumara nos cafés da empresa foi o pontapé inicial para formatar a ideia. “Percebemos que os produtos mais caseiros têm uma aceitação maior entre os clientes. E a criatividade dos produtores também garante maior variedade no mix de produtos”, explica Mariana.

Segundo o IBGE, o desemprego atinge mais de 12 milhões de brasileiros, o que contribui para o aumento recorde de trabalhadores por conta própria. Segundo o Portal do Empreendedor do Governo Federal, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou neste ano a marca de oito milhões. Nos últimos cinco anos, o número de MEIs no país já cresceu mais de 120%. Pelas regras do programa, podem ser MEI negócios que faturam até R$ 81 mil por ano (ou R$ 6,7 mil por mês) e têm no máximo um funcionário. Ainda segundo levantamento da Serasa Experian, do total de 2,5 milhões de novas empresas abertas em 2018 no Brasil, 81,4% foram MEIs.

Para os interessados, é possível cadastrar seu produto enviando email para contato@receitacomamor.com.br. Depois de validado, o FastCooffe avalia a necessidade e entrada do produto na rede, e começa a fazer os pedidos conforme a necessidade dos cafés, inclusive retirando o produto na casa do empreendedor.

Sobre o BioGrupo:

O BioGrupo é uma holding de investimentos, com 12 empresas, mais de 150 colaboradores, que atende mais de 30 mil clientes por mês. Com o propósito de promover melhorias na vida das pessoas através da carreira, nas empresas do BioGrupo, a vontade de crescer é primordial para a contratação. O Grupo oferece treinamentos, cursos e planos de carreira: todos os gestores das empresas começaram em cargos operacionais e cresceram dentro do BioGrupo. Com processos padronizados e colaboradores capacitados, a holding garante a qualidade nas diferentes áreas em que atua e acredita que o reconhecimento da equipe e a excelência no atendimento são a chave para o sucesso nas empresas.

www.biogrupo.com.br

Destaque da Semana

Dóffee Donuts inaugura loja no Catuaí Maringá

Franquia da capital do Estado amplia atendimento com inauguração...

ATR Incorporadora lança ATMOS, studios de alto padrão inéditos em Curitiba

A ATR Incorporadora está fazendo o pré-lançamento do ATMOS,...

Pseudomiopia aumenta miopia em até 4 vezes em crianças, aponta pesquisa

Condição que passa despercebida é  motivada pelo excesso de telas...

Jovens acima dos 18 anos podem fazer curso gratuito de cibersegurança

O Santander Universidades inaugura a segunda edição do Santander...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor