A transformação digital e as inovações da tecnologia para o varejo

Por Miriane Noronha, Líder de Negócios de Varejo da Diebold Nixdorf

Impulsionada pela crescente digitalização dos serviços e a ascensão de uma nova geração de equipamentos inteligentes, a Quarta Revolução Industrial tem promovido uma verdadeira disrupção na rotina de empresas de todos os portes e segmentos. Além de transformar as Indústrias, a evolução da tecnologia impacta outros setores e mercados, como é o caso do Varejo. Grandes e pequenos varejistas são diretamente desafiados a oferecerem experiências únicas a seus clientes, agregando novos recursos e modelos de negócios a suas operações.
Em decorrência desse cenário, assistimos ao desenvolvimento de soluções e sistemas inteligentes para otimizar a performance das operações de frente de caixa, integração de terminais de pagamento eletrônico, gestão de numerário e muito mais. Um sistema de caixa automatizado, por exemplo, pode simplificar o gerenciamento das transações e, ainda, reduzir custos com transporte, segurança e logística de valores.
Mas, para atingir o objetivo de se adequar e maximizar a performance de cada negócio, é importante que as empresas busquem soluções efetivamente alinhadas às suas características e aos seus modelos de vendas. Uma única loja pode exigir centenas de configurações de TI e de pagamento específicas, de acordo com seu tamanho e necessidades.
Ao adotar tecnologia e estratégia, os varejistas serão capazes de aprimorar seus serviços, agregando mais inteligência à operação diária e, paralelamente, melhores experiências aos seus consumidores. O trabalho realizado por grandes redes de supermercados, com a inclusão de sistemas de self checkout e identificação de clientes, que maximiza a personalização das ofertas, é um exemplo de como é possível utilizar a tecnologia para agilizar e melhorar a relação com os compradores e, ao mesmo tempo, ampliar os ganhos nas vendas.
A inovação, no entanto, não se resume a caixas autônomos e máquinas de pagamento 100% digitais. Até porque a realidade de grande parte dos comerciantes permanece cercada por antigos desafios. Prova disso é que, apesar dos avanços no segmento de pagamentos digitais, ainda temos uma grande movimentação de dinheiro físico no País. Uma recente pesquisa do Banco Central revelou que mais de 95% dos brasileiros ainda utiliza regularmente cédulas e moedas para fazerem compras e pagar contas.
Outro item importante e que não pode ser esquecido nesse cenário de inovação do varejo é que ainda estamos diante de uma sociedade bastante desbancarizada. Temos cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco. Esse total, que representa quase um terço da população adulta e economicamente ativa no País (29%), é responsável por movimentar mais de R$ 800 bilhões por ano.
Números como esses deixam claro a importância que as tecnologias terão para agilizar os pagamentos e incluir as pessoas em um novo universo de meios eletrônicos de pagamento e de transações online. O avanço do varejo se dará com apoio de processos de renovação com soluções preparadas para otimizar as rotinas de negócios como um todo, seja qual for o modelo de transação escolhido pelo consumidor (dinheiro físico ou digital).
Por mais diferentes que sejam os projetos de cada empresa, o fato é que essa jornada de evolução deve focar em uma entrega positiva para toda a cadeia econômica do País. Com varejistas mais preparados para o futuro, a rede bancária ganha em movimentações, os clientes ganham em agilidade e conveniência e os lojistas atraem oportunidades. Essa é a verdadeira soma a ser perseguida pela transformação tecnológica no comércio.
Teremos muitos avanços digitais, com novas soluções de software, hardware e serviços, para remodelar o dia a dia dos varejistas de todos os portes e segmentos. Com tecnologia de ponta, as marcas terão novas possibilidade de aproximação com seus consumidores, tornando os negócios cada mais bem-sucedidos.

Destaque da Semana

Ibis Curitiba Batel e Ibis Styles Curitiba Centro Cívico recebem certificação Green Key

A líder mundial em hospitalidade, Accor, celebra mais duas certificações Green...

AG7 entrega AGE360, empreendimento certificado como um dos mais saudáveis do mundo

Localizado no Ecoville, uma das regiões mais exclusivas de...

IA impulsiona outsourcing de TI e reduz tempo de contratação em 82%

Agilidade no recrutamento amplia demanda por serviços de alocação...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor