O que esperar para o varejo em 2020? Esta foi a temática das palestras feitas pelos executivos do Grupo OM Marketing & Comunicação nesta terça-feira, no Cinemark do Shopping Mueller, onde apresentaram as principais novidades verificadas no NRF Retail’s Big Show, maior feira do varejo mundial, realizada em janeiro em Nova York.
A décima edição do tradicional evento promovido pelo Grupo OM teve lotação máxima, e foi conduzida pelo diretor da Brainbox e um dos palestrantes, Zeh Henrique Rodrigues. “Uma das finalidades desse encontro é repensar os nossos próprios negócios, nos permitir um olhar macro, criando possibilidades de reinvenção e otimização para os nossos produtos e serviços”, afirmou em sua fala de boas-vindas ao público de mais de 350 pessoas.
A primeira palestra, intitulada “What’s going on in retail”, foi ministrada pelo professor Edward Nieuwland (Avans University – Holanda), que apresentou cases de sucesso de marcas varejistas com foco na experiência do cliente. “Você deve se questionar sobre três coisas: o que a minha empresa faz bem?, o que a concorrência faz bem? e o que o cliente quer?. Isso fortalece a conexão com nossos consumidores”, ensinou. Segundo ele, as empresas inovadoras no varejo possuem cinco pilares principais: boa estrutura de abastecimento, comunicação objetiva desde o layout das lojas, a oferta de experiências aos clientes nos locais de compra, estabelecem contato com os consumidores e possuem uma identidade de marca consistente. “Não há nada de errado em ser o segundo melhor, mas é necessário se antecipar, passando do entendimento para a previsão e execução”, garantiu.
Diretor da Senso Performance Omnichannel, Renato Vertemati falou sobre “Inovação e Performance”, compartilhando com o mercado local algumas de suas impressões referentes aos expositores da edição deste ano da NRF. “Destaco três aprendizados principais, a presença e a interação do fator humano com a tecnologia, a inteligência artificial como item básico e a busca por soluções focadas em operações de retaguarda”, comentou. Ele utilizou casos de empresas fictícias para ilustrar como as marcas poderiam potencializar seus negócios a partir de algumas soluções verificadas em Nova York. “A inovação muitas vezes vem junto com a simplicidade”, disse, reforçando a importância do conceito clientelling, conjunto de técnicas com foco no relacionamento com clientes a longo prazo.
Ficou a cargo de Zeh Henrique Rodrigues o encerramento do evento, mostrando a store tour feita pelos executivos e pela caravana de clientes e parceiros do Grupo OM durante a NRF 2020. “A palavra mais importante para as marcas é relevância. E fazer sentido é ainda mais primordial em um contexto de excesso de informação, de cobranças pessoais e profissionais. Existe uma demanda crescente para que as marcas auxiliem o consumidor a resolver ou minimizar esses desconfortos emocionais”, pontuou, citando o conceito chamado de “social acceleration”, ou seja, o alto grau de ansiedade, medo e insegurança gerado pelo bombardeio de conteúdo. “As marcas, o varejo e a indústria têm um papel fundamental de trazer calma, conforto, de oferecer menos e com mais qualidade ao consumidor, de promover a simplificação na jornada de compra e de vida”, ensinou.
Além disso, Zeh Henrique destacou a importância da confiança entre empresa e consumidor, uma relação que se retroalimenta. “Basicamente, a marca deve resolver problemas, ao mesmo tempo em que mostra seu propósito e posicionamento, sendo transparente e honesta com seu público. Sendo fiel ao seu posicionamento e entregando o que prometeu, está fechado o vínculo com o cliente”, finalizou.
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Os três palestrantes do evento, Renato Vertemati (diretor da Senso Performance), o consultor Edward Nieuwland e Zeh Henrique Rodrigues. Foto: Felipe de Souza