Filme indicado a seis estatuetas do Oscar mostra outro lado do movimento nacionalista de Hitler
Jojo Rabbit (Taika Waititi) รฉ uma comรฉdia dramรกtica lanรงada no fim de 2019 que trata sobre o contexto da Segunda Guerra Mundial, com foco na histรณria de um menino alemรฃo nazista que deseja fazer parte da Juventude Hitlerista, mas descobre que sua mรฃe estรก escondendo uma garota judia no porรฃo de sua casa. A produรงรฃo americana foi indicada a seis categorias do Oscar 2020: melhor filme, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor figurino, melhor direรงรฃo de arte e melhor montagem.
Por ser uma narrativa que tenta apresentar um diferente ponto de vista ร Alemanha Nazista, retratando acontecimentos que de fato estiveram na histรณria, o filme pode ser utilizado para fins de aprendizagem, porรฉm, com ressalvas. Segundo as assessoras de Histรณria, Filosofia e Sociologia do Sistema Positivo de Ensino, Adriana Ralejo e Daniela Silva, a Histรณria รฉ uma ciรชncia que, a partir de suas interpretaรงรตes teรณrico-metodolรณgicas, possibilita diferentes narrativas de um mesmo perรญodo, com isso, elas comentam algumas caracterรญsticas de destaque no filme, que devem ser vistas com maior atenรงรฃo ou podem ser bem aproveitadas:
Produรงรฃo alemรฃ ou norte-americana?ย
Na obra, hรก algumas incompatibilidades com o perรญodo retratado. โO filme inicia com imagens da Juventude Hitlerista, porรฉm, a mรบsica de fundo utilizada (I wanna hold you handย โ Beatles, 1964) รฉ proveniente de um perรญodo posterior ao retratado e valorizada pela juventude americana mais do que a alemรฃโ, expรตe Adriana Ralejo. Para a historiadora, รฉ preciso analisar quais as intencionalidades e efeitos que essa combinaรงรฃo provoca, โcomo confundir as realidades da juventude norte-americana com a germรขnica, ocasionando o que chamamos de anacronismo histรณricoโ.
โAlรฉm disso, um dos equรญvocos – do ponto de vista didรกtico – mais recorrentes nesse tipo de produรงรฃo รฉ a utilizaรงรฃo da lรญngua inglesa como universal; falariam os alemรฃes em inglรชs?โ, questiona ela, ressaltando que isso acontece em diferentes produรงรตes cinematogrรกficas produzidas por americanos e que retratam diferentes culturas. Esses exemplos, segundo a professora, entram em contradiรงรฃo com uma sociedade que se constrรณi sob a ideologia da hegemonia da cultura nazista, conhecidamente nacionalista fanรกtica.
Romantizaรงรฃo do nazismo
Um dos perigos do uso da comรฉdia para representaรงรฃo dos fatos histรณricos รฉ a romantizaรงรฃo da Histรณria. โAo retratar Hitler como um personagem imaginรกrio e caricato, o autoritarismo assume uma faceta amenizada presente na juventude alemรฃ, representando o processo de treinamento para as forรงas armadas como um momento de prazer e diversรฃoโ, alerta Daniela Silva, lembrando que nรฃo รฉ por conta dos perigos do uso do gรชnero humorรญstico que devem ser excluรญdas suas possibilidades narrativas. โUm exemplo do uso bem equilibrado do humor, sem deixar de transmitir sua mensagem de alerta aos regimes autoritรกrios, รฉ o filme A vida รฉ bela (1997), que retrata os campos de concentraรงรฃo na Itรกlia balizado pela comรฉdia, mas despertando a reflexรฃo sobre o terror e a violรชncia nesse cenรกrioโ, comenta.
Educaรงรฃo de jovens nazistas
A representaรงรฃo da educaรงรฃo dos jovens no filme demonstra a valorizaรงรฃo do treinamento militar e o culto ร personalidade de Hitler, que era uma inspiraรงรฃo a ser seguida para o alcance de posiรงรตes de poder na sociedade alemรฃ da รฉpoca. โNesse modelo de educaรงรฃo, a cultura considerada degenerada – judia – รฉ alvo de destruiรงรฃo, representada principalmente pela cena da queima dos livrosโ, expรตe Daniela. Esse incentivo ร cultura apenas nazista รฉ reforรงado em vรกrios momentos do longa-metragem, inclusive no uso de propagandas nazistas.
Demonizaรงรฃo de judeus
โA construรงรฃo demonizada dos judeus como uma ameaรงa ร raรงa ariana รฉ representada pelo livro feito pelo personagem principal, utilizando da arte como um meio de legitimar a violรชncia frente aos judeusโ, destaca Adriana. Em contraposiรงรฃo, o filme mostra um diรกlogo entre o alemรฃo e a judia, que problematiza esse olhar cultural hegemรดnico, apresentando as produรงรตes intelectuais dos judeus. Para a professora, โnessa perspectiva, รฉ possรญvel pensar pelo viรฉs do documentรกrioย Arquitetura da Destruiรงรฃoย (1989), o qual apresenta as destruiรงรตes realizadas pelos nazistas no que se referia a conhecimentos que nรฃo fossem alemรฃes em sua essรชncia. Dessa forma, acreditamos que mais de uma narrativa histรณrica estรก presente no filme, lanรงando os diferentes olhares que o fazer cientรญfico proporcionaโ.
Figura feminina e tabus atuais
A comรฉdia possibilitou a apariรงรฃo de outras narrativas de forma mais ampla, sendo possรญvel citar a questรฃo de gรชnero, a homossexualidade dentro das forรงas armadas, o padrรฃo fรญsico cultuado pelo exรฉrcito e a consequente marginalizaรงรฃo dos que nรฃo se enquadravam aos parรขmetros estabelecidos. โA figura da mulher รฉ inicialmente retratada pelo olhar patriarcal, com suas funรงรตes sociais reduzidas ร geraรงรฃo de soldados para a naรงรฃo e a atuaรงรฃo na guerra voltada para o campo da enfermagem. Por outro lado, a personagem Rosie apresenta o empoderamento feminino ao tomar frente da gestรฃo familiar na ausรชncia da figura masculina e ser uma personificaรงรฃo da resistรชncia ร sociedade nazistaโ, ressalta Daniela.
Alemรฃes contra o nazismoย
Era possรญvel se contrapor ao sistema nazista no centro dessa sociedade? Segundo Adriana, sim, existiam resistรชncias e o filme retrata formas dessa resistรชncia dentro da prรณpria sociedade alemรฃ, โapontando alemรฃes que se mostram humanos frente ร violรชncia simbรณlica e fรญsica contra os judeus, como รฉ o caso da prรณpria mรฃe do personagem principalโ. A professora lembra ainda que esse fato remete a episรณdios explorados dentro do ensino de Histรณria, como o caso de Anne Frank. โContudo, cabe ressaltar que a resistรชncia nรฃo รฉ somente vista em sua beleza, mas tambรฉm sรฃo apresentadas as consequรชncias a quem se coloca contra esse sistema, tal qual os enforcamentos em praรงa pรบblicaโ, salienta.
Alรฉm desses pontos, รฉ possรญvel citar outros fatos histรณricos presentes no filme, como a coleta de doaรงรตes para fundos de guerra; a atuaรงรฃo investigativa da Gestapo; o suicรญdio de Hitler e a vitรณria das forรงas aliadas โ todos temas que podem ser explorados por pais e professores ao apresentar a obra cinematogrรกfica para adolescentes e jovens. Ainda รฉ importante destacar que a classificaรงรฃo indicativa do filme รฉ de 14 anos.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
ร o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece ร s escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e tambรฉm a famรญlia do aluno com conteรบdo diferenciado. Para os estudantes, sรฃo ofertadas atividades integradas entre o livro didรกtico e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagรณgico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administraรงรฃo escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados ร s รกreas de pedagogia, marketing, finanรงas e questรตes jurรญdicas. A famรญlia participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteรบdo especรญfico, que contempla revistas e webconferรชncias voltados ร educaรงรฃo.