Para contribuir com os governos na mitigação dos riscos do coronavírus e o impacto de sua evolução, a Oi adotou medidas em várias esferas para garantir a conectividade e qualidade dos serviços de informação e comunicação oferecidos à sociedade. Todas as ações estão sendo reavaliadas diariamente por um comitê de acompanhamento multidisciplinar da companhia, assim como alinhadas com as demais empresas do setor e o órgão regulador, em ação integrada que possibilite amplo alcance.
No âmbito das ações de apoio aos governos, a companhia está analisando como facilitar e ampliar o acesso dos usuários às informações disponibilizadas pelas autoridades sanitárias brasileiras, com franquia gratuita de dados de banda larga para acesso de URLs prioritárias (como por exemplo de endereços de sites de instituições governamentais). Além disso, disponibilizará o envio de mensagens de texto com informações das autoridades para todos os seus usuários, de forma gratuita.
Para garantir as prioridades técnicas e operacionais, a Oi reforçou os plantões de implantação, reparo e manutenção de serviços e está acompanhando todas as atividades do seu negócio e atendimento aos clientes e demandas da sociedade de seu centro de operações (CGR). A empresa segue trabalhando nas instalações de banda larga Oi Fibra, que nesse momento são muito procuradas e críticas para facilitar a comunicação, orientando seus técnicos quanto aos procedimentos de higienização e uso de máscaras.
A Oi também ampliou a informação de acesso a seus serviços digitalizados para garantir mais agilidade no atendimento a seus usuários em demandas como pagamento, emissão de segunda via e solicitação de serviços e reparos (Minha Oi, Técnico Virtual e Joice). E está implementando um site, o Oi Comunica, que vai reunir todas as medidas e procedimentos adotados.
Para os consumidores que terão que ficar em quarentena ou trabalhando em casa, a Oi liberou o sinal de canais de diversos gêneros para todos os clientes dos seus serviços de TV por assinatura (satélite e IPTV). Os sinais dos 14 canais (Nick, Nick Jr, E!, AXN, A&E, H2, Lifetime, Cinemax, Sony, os canais Telecine, Comedy Central, VH1 Megahits e Paramount) estarão abertos até 28 de março e para clientes de todas as regiões do país.
Em relação a seus colaboradores, parceiros e fornecedores, a companhia adotou uma série de procedimentos para garantir a segurança de todos sem perder de vista a responsabilidade e o mínimo de impacto em suas atividades. Foram reduzidas reuniões presenciais, cancelados eventos internos e participação em externos, assim como estimulado o home office a partir da próxima semana.
Orientou a redução ao máximo de todas as viagens profissionais, tanto nacionais quanto internacionais e isolamento domiciliar com trabalho remoto por 14 dias preferencialmente para colaboradores que tenham retornado de viagens internacionais, corporativas ou particulares e obrigatoriamente no caso de apresentação de sintomas.
Também estabeleceu recomendação de isolamento domiciliar e trabalho remoto por até 14 dias dos colaboradores sem sintomas que tenham tido contato com pessoas com casos suspeitos ou confirmados. Adotou procedimentos específicos com colaboradoras grávidas e reforçou a higienização dos prédios.
A Oi disponibilizou canal de comunicação interno direto para esclarecer dúvidas e agilizar a comunicação com a equipe de medicina do trabalho. Foi desenvolvido na intranet canal de informações sobre higiene, precauções e sintomas que devem servir de alerta para afastamentos e avaliação médica.
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da companhia que atua em projetos de responsabilidade e impacto social, suspendeu as atividades do centro cultural e a visitação ao Musehum (Museu das Comunicações e Humanidades) a partir deste sábado.
A Oi seguirá acompanhando a evolução da situação e estará pronta para colaborar com a mitigação dos efeitos negativos dessa crise, sempre atenta às necessidades de seus clientes, profissionais e sociedade de maneira geral.