Por Murilo Cezar Cucolo, Analista de Marketing do ANYMARKET LATAM*
Nas รบltimas dรฉcadas, o fรกcil acesso ร s informaรงรตes trouxe mudanรงas significativas para o perfil do consumidor, que estรก mais seguro quanto ร sua decisรฃo de compra e naturalmente mais exigente, sobretudo quando encontra vรกrias ofertas no mercado.
Com este novo perfil de consumo, a forma de atender ร s demandas crescentes do pรบblico de um jeito รกgil, descomplicado, inteligente e objetivo, a fim de construir elos e fidelizar o cliente, tambรฉm devem acompanhar este movimento, e as organizaรงรตes tendem a buscar soluรงรตes tecnolรณgicas capazes de acompanhar esse desenvolvimento, com custo-benefรญcio aceitรกvel, gerando valor ร sua marca.
Segundo o levantamento Chatbot Report 2019, especialistas do Businnes Insider preveem que ainda este ano 80% das empresas usarรฃo chatbots. Atรฉ 2022 os bancos podem automatizar atรฉ 90% de sua interaรงรฃo com os clientes. Em pesquisa realizada pela Spiceworks, empresa do Texas especializada em novas tecnologias, mostrou que 40% das grandes empresas que empregam mais de 500 funcionรกrios planejam implementar assistentes inteligentes baseados em IA em dispositivos corporativos.
O Brasil vem despontando nesta nova tecnologia para atendimento de clientes em grandes marketplaces, aliados ร construรงรฃo da marca. Assistentes virtuais Vivi (Vivo), Bia (Bradesco), Lu (Magazine Luiza) e Carina (Carrefour) que, ao mesmo tempo que atendem os clientes como SAC, possuem linguagem adequada ร persona da marca, gerando boa reputaรงรฃo e reforรงando o valor de inovaรงรฃo e customer centric da empresa.
Diante de todos estes pontos, por que o SAC รฉ uma boa ideia?
Alรฉm de poder alcanรงar um grande nรบmero de clientes com duvidas relacionadas ao seu produto ou serviรงo, sem a necessidade de ampliar fortemente sua infraestrutura e investimentos, promover um atendimento on-line diz respeito ร agilidade de resposta ao consumidor.
Marcas que possuem contas em diversos marketplaces contam ainda com a agilidade de integraรงรฃo centralizada em plataformas รบnicas de SAC, gerando maior agilidade de resposta aos clientes, posicionando melhor sua marca frente ao seu pรบblico.
Contar com um Assistente Virtual possibilita a empresa poder categorizar as dรบvidas mais urgentes e responder por ondem de prioridade, sem deixar ninguรฉm esperando, sem contar na possibilidade de personalizaรงรฃo das mensagens. Alรฉm disso, cada interaรงรฃo realizada รฉ registrada, podendo ser consultada a qualquer momento, o que tambรฉm pode ser utilizado como inteligรชncia de mercado, ou seja, as informaรงรตes trocadas via SAC podem ser usadas na abordagem de vendas, deixando o contato mais personalizado e alinhado ร s necessidades de cada consumidor.
Quando se tem clientes bem atendidos, eles tendem a se engajar mais com a empresa, e se tornam promotores da marca. O SAC bem utilizado, com respostas atentas ร s necessidades de cada consumidor รฉ capaz de gerar promotores de sua marca. Quando se investe em relacionamento, a empresa expande o tempo de permanรชncia do consumidor como seu cliente, possibilitando maior faturamento e rentabilidade a longo prazo.
O SAC tambรฉm possibilita a geraรงรฃo de novos leads, pois funciona nรฃo apenas para os que jรก sรฃo clientes, mas para as pessoas interessadas. Se a empresa tem constante cuidado com o atendimento que รฉ fornecido aos que ainda nรฃo sรฃo seus consumidores, as chances de escolher por seus produtos รฉ muito maior.
Desenvolvendo um assistente virtual
Antes de se aplicar ao processo de vendas um assistente virtual รฉ preciso primeiro compreender a jornada de seu cliente, de forma a decidir qual ponto de contato utilizarรก a mensagem e qual a medida de comunicaรงรฃo a ser utilizada em determinados momentos.
Se a sua marca tem claros os principais motivos de contato de seu cliente e dos que possam vir a se tornar, este serรก um grande ponto positivo na implementaรงรฃo do assistente virtual, pois serรก possรญvel entender o processo de resposta com maior detalhe e como poder automatizรก-lo utilizando a inteligรชncia artificial.
Entendendo a jornada completa de seu cliente, os touchpoints e quais os principais motivos de ele estar em contato com a marca, serรก possรญvel ร empresa adotar quais os principais canais que utilizarรก, o comportamento em casa um deles e fazer as adaptaรงรตes da comunicaรงรฃo no assistente virtual.
Cabe ressaltar que os assistentes virtuais estรฃo constantemente em evoluรงรฃo e aprimoramento dos processos, e as respostas serรฃo cada vez mais ajustรกveis ร s solicitaรงรตes ร medida que o canal seja mais utilizado.
Comunicaรงรฃo descomplicada, acessรญvel e rรกpida, construindo laรงos prรณximos com seus clientes, aumentando a reputaรงรฃo da marca, melhorando custos e processos de tomada de decisรฃo sรฃo os pontos principais que a utilizaรงรฃo de um assistente virtual pode possibilitar ร sua empresa, aumentado o poder de escolha do seu cliente.