Satisfeitas as necessidades humanas bรกsicas segundo a hierarquia da Pirรขmide de Maslow โ respiraรงรฃo, alimento, sono, excreรงรฃo, sexo โ, na sequรชncia advรชm outras, como seguranรงa, saรบde e educaรงรฃo. A saรบde รฉ um bem essencial, de tal sorte que Napoleรฃo Hill afirma que “se vocรช tem saรบde jamais diga que a vida nรฃo lhe deu uma oportunidade”. A educaรงรฃo, por sua vez, nรฃo sรณ propicia estratรฉgias e oportunidades para a ascensรฃo social, mas tambรฉm nos coloca em trilhos civilizatรณrios.
Ademais, hรก hoje muita inseguranรงa quanto ao mundo pรณs-coronavรญrus, com recessรฃo econรดmica e possรญveis conturbaรงรตes sociais. O cenรกrio mundial que atualmente vivenciamos รฉ singular, sendo a pandemia nรฃo apenas sanitรกria, mas tambรฉm socioeconรดmica, com impactos deletรฉrios que evidentemente atingirรฃo as escolas. Especificamente neste segmento, este vรญrus paralisou atรฉ o momento as aulas presenciais em 188 paรญses, afetando 1,5 bilhรฃo de estudantes, o que corresponde a 89,5% do total de alunos no mundo, conforme dados da Unesco, รณrgรฃo da ONU responsรกvel por esse monitoramento.
A pandemia da Covid-19 promove tantas incertezas e volatilidades que poucas atividades econรดmicas deixarรฃo de sofrer impactos dilacerantes, conquanto toda a crise gera oportunidades. Como me disse o reitor de uma universidade: Crise? Tire o S, CRIE! E como a necessidade รฉ a mรฃe da inovaรงรฃo, o momento รฉ oportuno para a tรฃo debatida e necessรกria transformaรงรฃo digital de nossas escolas, que em geral ainda pouco se diferenciam daquelas de 50 anos atrรกs. โEssa crise terรก efeitos perenes sobre a forma de aprender (…) criando novos hรกbitos e comportamentos, tanto nas famรญlias quanto nas instituiรงรตes de ensinoโ โ bem complementa o experiente diretor de uma rede de ensino, Paulo Arns Cunha.
E mais do que vultosos investimentos em tecnologias, elas necessitam de uma intensa capacitaรงรฃo de professores e gestores para que o processo ensino-aprendizagem possa agora ter sequรชncia na modalidade a distรขncia, atรฉ que possamos retornar ร normalidade. E o uso destas ferramentas tambรฉm traz o benefรญcio de induzir nos estudantes o desenvolvimento da fluรชncia digital, uma das mais importantes competรชncias do mundo contemporรขneo.
Assim, as direรงรตes de escolas tรชm pela frente um trabalho de Hรฉrcules, com a difรญcil missรฃo de minimizar o impacto da paralisaรงรฃo das aulas presenciais e consequentemente reorganizar o calendรกrio letivo, implementar o ensino em plataformas digitais, atendendo aos anseios das famรญlias com suas legรญtimas e diversas necessidades. E, no caso das escolas particulares, administrar a queda da arrecadaรงรฃo com poucas possibilidades de reduรงรฃo de custos. Muito pelo contrรกrio, a implantaรงรฃo de meios e tecnologias de informaรงรฃo e comunicaรงรฃo, em um curto espaรงo de tempo, implica numa exacerbaรงรฃo nas despesas.
Por estes e outros fatores, รฉ momento de nossos polรญticos nรฃo atrapalharem a boa relaรงรฃo entre famรญlias e escolas privadas, pois inoportunos sรฃo os projetos de lei apresentados em vรกrias casas legislativas, que propรตem a imposiรงรฃo de uma reduรงรฃo linear nas mensalidades escolares. ร evidente que toda escola deve reconhecer a gravidade da perda do poder aquisitivo de muitos lares, mas isso deve ser resolvido mediante negociaรงรฃo com cada instituiรงรฃo, cada famรญlia, caso a caso. Um porcentual fixo e generalizado, como tem sido proposto, nรฃo vai atender uma parte das famรญlias por ser um รญndice insuficiente, enquanto hรก outras famรญlias mais capitalizadas que, com um pouco de aperto, suportariam a manutenรงรฃo do valor contratado. ร justamente o que o prรณprio Procon recomenda: o diรกlogo deve ser o instrumento primordial para a construรงรฃo de um acordo que seja bom para ambos os lados. Uma reduรงรฃo exagerada e compulsรณria no valor das mensalidades pode cravar a insolvรชncia de nรฃo poucas escolas, com impactos econรดmicos e sociais que vรฃo complicar ainda mais a crise que enfrentamos.
Afinal, as instituiรงรตes de ensino da livre iniciativa, composta de colรฉgios, faculdades, universidades, empregam 1,7 milhรฃo de profissionais e atende quase 15 milhรตes de alunos, o que corresponde aproximadamente 17% das matrรญculas da Educaรงรฃo Bรกsica e 74% das faculdades. No Paranรก, sรฃo quase 2.000 escolas particulares com cerca de 730 mil matrรญculas. Cumpre destacar que, em Curitiba, a subdivisรฃo รฉ praticamente equรขnime nas trรชs redes, pois na Educaรงรฃo Bรกsica 1/3 das delasestรก em escolas estaduais, 1/3 nas municipais e 1/3 nas particulares.
O segmento das escolas particulares รฉ altamente concorrencial e com grande capilaridade, pois estรก presente em todos os municรญpios, em todos os bairros das grandes cidades. Umas das maiores riqueza de um paรญs estรก na pluralidade de suas escolas โ sejam elas pรบblicas, particulares, confessionais, comunitรกrias, laicas. E isso ocorre mesmo sendo um segmento com alta tributaรงรฃo, pois cerca de 1/3 do valor da mensalidade รฉ destinada ao fisco. Via de regra, outras naรงรตes nรฃo aplicam tributo algum sobre a escola privada, pois se entende que estรก desonerando o Estado.
No momento em que vivemos, temos um compromisso ainda mais necessรกrio, imperativo: trabalhar, lutar por uma educaรงรฃo de qualidade, nรฃo importa se pรบblica ou privada, um divisionismo retrรณgrado, antipatriรณtico que sรณ faz perdedores. Hรก muito que nos une, pouco que nos divide. Nรฃo รฉ enfraquecendo a escola particular que se fortalecerรก a pรบblica e, sem escola pรบblica de qualidade, jamais seremos uma naรงรฃo com justiรงa social. Cabe, agora ainda mais do que nunca, o espรญrito de cooperaรงรฃo.
“A escola รฉ a nova riqueza das naรงรตes. Passou a valer mais que a fรกbrica, o banco, a fazenda” โ se faz oportuno Peter Drucker, renomado consultor americano. A nossa matรฉria-prima รฉ a mais nobre que existe na face da Terra: nossas crianรงas, adolescentes e jovens. Somos educadores e como educadores nรฃo temos o direito de ser medianos. Cabendo-nos o dever da busca incessante pela qualidade de ensino, em qualquer contexto, mesmo que haja nuvens borrasquentas no cรฉu.
Jacir J. Venturi foi professor e diretor de escolas pรบblicas e privadas, presidente do Sinepe/PR (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do PR) na gestรฃo 2012-16, e รฉ Membro do CEE/PR como representante das Escolas Privadas do PR
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