Pequenos, Médios e Micro Empresários: Como será seu novo 2020?

É tempo de avaliar a realidade e planejar próximos passos

Edmilson Couto Kijak*

Não se discute que neste momento de pandemia os negócios foram afetados radicalmente. Alguns segmentos estão totalmente parados e outros sofrem com a ausência de clientes.

Ainda não temos horizontes que sinalizem um direcionamento às decisões. E agora, que fazer? Inicialmente respire fundo. É preciso agir com a razão e estratégia.

Pense no hoje

Faça um orçamento financeiro para 2020 que contemple – de forma conservadora – o momento atual e a retomada da economia. Projete entradas e desembolsos, trace a sua realidade e o cenário a ser enfrentado. Analise a realidade dos seus clientes também. Ela influenciará em seus números futuros.

Para o equilíbrio financeiro, adie e corte despesas. Negocie com credores sobre valores e prazos. Analise as ações governamentais que buscam dar um fôlego ao caixa nos aspectos tributários, trabalhistas e financeiros. Veja as linhas de crédito disponibilizadas pelo governo federal e compare com as ofertadas pelos bancos privados.

Aproveite para reforçar seu relacionamento com outros empresários, empreendedores e formadores de opinião qualificados. É tempo de ajuda mútua e de suporte. Ganha em reputação e credibilidade quem tem informação e conteúdo inteligente para compartilhar e auxiliar os demais.

Verifique seu site e suas redes sociais. Comunique corretamente, respeite as regras gramaticais e lembre que comunicação de qualidade agrega valor ao seu negócio e à sua reputação.

Organize o amanhã

Aproveite a quarentena para repensar a sua empresa, independente do seu mercado e tamanho. Isso lhe dará vantagens na retomada dos negócios.
Mapeie tudo que sua empresa tem de bom. Verifique as necessidades de ações com o objetivo de reforçá-las. Avalie: suas forças (coisas boas) são percebidas pelos clientes? Como novos clientes podem perceber isso e decidir comprar de você?

Da mesma forma, mapeie suas fragilidades. Pense e implante um plano de ação. Questione: com a tecnologia disponível estou me relacionamento corretamente com meus clientes e possíveis clientes?

Analise a sua postura como condutor e líder do seu negócio. É comum o empreendedor se envolver com o dia a dia da empresa, não perceber a importância de pensar o futuro e a estratégia utilizada em seu cotidiano. As suas ações – ou falta delas – repercutem significativamente e podem ser a diferença para o sucesso.

Com os seus colaboradores, seja transparente em relação à sua realidade. Comunique estratégias, aponte fragilidades, reforce pontos positivos, treine e motive. Você pode ter grandes aliados dentro do seu time e não sabe.

*Edmilson Couto Kijak é consultor empresarial, contador e pós-graduado em Gestão Empresarial e Controladoria e Finanças. Atuou como gerente financeiro e administrativo em grupos empresariais de vários segmentos, inclusive como gestor de uma operadora de plano de saúde. Possui mais de 29 anos de experiência em gestão de empresas. Informações adicionais pelo edmilson@proexatagestao.com.br ou pelo (41) 9 9894-7633

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