Por que o aluno deveria limpar sua escola?

Wilson Galvรฃo*

No Brasil, esse tema pode se revestir de polรชmica e causar divergรชncias de opiniรฃo entre aqueles que defenderiam, incentivariam, ou atรฉ se colocariam contrรกrios a essa prรกtica por diversas razรตes. ร‰ fato que este tipo de prรกtica รฉ incomum em nosso paรญs. No entanto, em alguns paรญses asiรกticos, como no Japรฃo e na Coreia do Sul, รฉ normal que os alunos cuidem da limpeza das รกreas de uso comum, inclusive banheiros, da escola onde estudam. Em visita a uma instituiรงรฃo de Ensino Mรฉdio (chamada de High School) localizada em Incheon (uma cidade prรณxima a Seul), na Coreia, presenciei tal cena. ร‰ muito interessante de observar. Bate o sinal do tรฉrmino de uma aula e surgem grupos organizados de estudantes que se dividem para limpar e organizar a escola. Alguns alunos limpam os corredores, outros a biblioteca, escadarias, banheiros. E fica tudo muito bem limpo. Aliรกs, รฉ na escola onde eles aprendem a fazer limpeza, faxina e outros afazeres domรฉsticos.

No Brasil, alguns grupos de torcedores asiรกticos chamaram muita atenรงรฃo porque, ao final de uma partida de futebol, se colocaram a limpar a arquibancada e recolher o lixo do estรกdio onde tinham acabado de torcer pelo seu paรญs na Copa do Mundo. Isso foi notรญcia e muita gente elogiou e achou bonita a atitude. O que poucos se questionaram foi qual a origem ou a razรฃo deste comportamento incomum no Brasil. Nรฃo hรก dรบvidas de que essa cultura รฉ fruto da educaรงรฃo que receberam na escola.

Essa prรกtica no Brasil poderia produzir efeitos benรฉficos sob vรกrios aspectos. O primeiro diz respeito ao cuidado, ao zelo com o ambiente da escola. Alรฉm disso, os alunos aprenderiam a valorizar e entender o trabalho de pessoas que realizam essa atividade e, muitas vezes, tornam-se invisรญveis no dia-a-dia โ€“ e, infelizmente, ร s vezes sofrem desrespeito e humilhaรงรตes. Situaรงรตes e prรกticas que envolvam os alunos no cuidado com o ambiente escolar podem corroborar para a construรงรฃo de uma relaรงรฃo de pertencimento, responsabilidade, afetividade e de identidade para com o espaรงo da escola. Esse espaรงo se transforma num lugar de valor e propicia uma formaรงรฃo de um cidadรฃo que irรก cuidar e ser responsรกvel pelos mais diversos ambientes e espaรงos pรบblicos.

Ao assistir os alunos cuidando da limpeza de sua escola รฉ impossรญvel nรฃo relacionar essa prรกtica ao respeito e cuidado que a populaรงรฃo coreana tem pelos espaรงos compartilhados e pรบblicos. Ao caminharmos pelas ruas, metrรด, praรงas ou monumentos em grandes cidades do paรญs, como Seul, รฉ impossรญvel ficar indiferente, pois esses espaรงos sรฃo impecavelmente limpos, bem cuidados e organizados.

Num momento em que รฉ cada vez mais comum viralizar nas redes sociais vรญdeos que mostram situaรงรตes de violรชncia e depredaรงรฃo no espaรงo escolar, nรฃo seria oportuno refletir sobre estratรฉgias para adaptar para realidade brasileira e implementar boas prรกticas como as observadas nas escolas coreanas?

ย 

*Wilson Galvรฃo รฉ coordenador da Assessoria de Geografia, Tempo Integral e Livros Escolares do Sistema Positivo de Ensino.ย ย 

Destaque da Semana

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor