sábado, 22 fevereiro 2025
26.5 C
Curitiba

Transformação digital e estratégias empresariais pós-COVID-19

Consultor de negócios da ESIC Internacional dá dicas de como se adequar ao novo perfil do mercado, pois o futuro é e será digital como nunca

Nem CEO, nem CTO. A grande responsável pela aceleração do processo de transformação digital das empresas foi a pandemia da COVID-19. “As companhias que estavam postergando esse processo, estão tendo que reformular sua forma de trabalhar para se adequar no novo perfil de negócios e de consumo”, afirma o consultor de negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler.

De acordo com pesquisa realizada pela revista Forbes, apenas nos Estados Unidos a Disney+ (canal de streaming) já apresentou um crescimento de 200% durante o período de quarentena se comparado à semana anterior. Outras plataformas também registraram aumento considerável em assinaturas, como HBO Now (90%) e Netflix (47%).

Toda essa transformação digital também é novidade para muitos consumidores. Segundo pesquisa da SmartCommerce, plataforma de comércio eletrônico, quase 40% dos atuais compradores online fizeram sua primeira compra em março deste ano.

Segundo Weiler, esse movimento veio pra ficar. “Nada será como antes: as compras, as aulas de graduação, pós-graduação, os cursos rápidos, os pagamentos, as consultorias. O mundo online agora, mais do que nunca, é o nosso mundo e precisamos nos adequar”, explica. E graças a tecnologia muitos setores estão vencendo a crise mundial e se refazendo.

O consultor dá dicas de como colocar sua empresa ativa digitalmente e adequar seu modelo de negócio ao novo perfil de clientes, em tempos de coronavírus.

1-         Mudar a cultura da empresa. Não adianta implementar a melhor das ferramentas tecnológicas se a equipe não estiver pronta para essas mudanças;

2-         Capacitar equipe. Uma boa tecnologia só é bem aplicada se o material humano estiver bem preparado para comandá-la. Proporcione treinamentos, cursos e informações aos colaboradores;

3-         Ter um bom departamento de Tecnologia da Informação (TI) ou bons prestadores de serviço. É imprescindível ter um bom suporte para não deixar ninguém na mão;

4-         Foco no cliente. O que seu público quer? O que eles precisam e esperam neste momento? Diante das respostas, busque as soluções;

5-         Testar, errar e corrigir rápido. Quanto mais rápido você se prepara e corrige seus erros, mais rápido terá resultados de suas ações.

Resultado de uma parceria firmada com o Google for Education em 2018, a ESIC Internacional não interrompeu as aulas dos alunos de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental do Colégio Internacional ESIC e também dos alunos de graduação, dos cursos de Bacharelado em Administração, Negócios Internacionais e Tecnologia em Gestão Comercial.

Devido à pandemia, todas as aulas estão sendo realizadas no ambiente online, nos mesmos turnos e horários que eram feitos presencialmente. “As empresas precisam se preparar para o novo cenário, e continuar a oferecer seus serviços com qualidade aliada a tecnologia”, afirma o consultor, que é também diretor executivo da instituição.

Sobre a ESIC:

A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e  Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

Destaque da Semana

Academia do Coração do Hospital Costantini ultrapassa 350 mil atendimentos

Estima-se que os praticantes da academia caminharam juntos, nos...

Aumentar em 30 minutos os treinos de cardio impacta a composição corporal

Estudo mostra como cada meia hora de atividade aeróbica...

“Histórias: Show do Século” anuncia data em Curitiba com grandes nomes do sertanejo

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor