Comerciantes demonstram preocupação com o futuro, aponta pesquisa ACP/Datacenso para o Dia das Mães

O comerciante de Curitiba está preocupado com o futuro da economia e do seu próprio negócio é o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Datacenso para a Associação Comercial do Paraná. A expectativa dos comerciantes para o comércio nos próximos meses aponta que 76% dos comerciantes estão preocupados ou desanimados com o futuro; 5% estão aguardando oportunidades chegarem e 19% estão esperançosos. Sobre o seu estabelecimento comercial e a expectativa para o futuro,71% estão preocupados ou desanimados com o futuro de seu negócio; 24% estão esperançosos e 5% estão aguardando oportunidades chegarem.

A pesquisa ACP/Datacenso foi feita para averiguar sobre a intenção de compras do consumidor e a estimativa de vendas para os comerciantes para o Dia das Mães de 2020. A estimativa é de uma queda de 39% nas vendas na segunda data mais importante para o comércio (a primeira data é o Natal) por conta da pandemia do Covid-19 (coronavírus). A pesquisa ACP/Datacenso foi realizada com 100 lojistas e 200 consumidores, num total de 300 entrevistas, entre os dias 29 de abril e 4 de maio e tem grau de confiabilidade de 95%,

As vendas para o Dia das Mães encontram-se fortemente influenciadas pela pandemia mundial do Covid-19 e afetam o desempenho do comércio, que teve a maior parte das lojas fechadas entre os dias 21 de março e 17 de abril. A pesquisa foi respondida por 52% de homens e 48% de mulheres, sendo 68% de lojas de bairros e 32% de lojas no centro. A estimativa de queda nas vendas é apontada por 88% dos entrevistados, sendo que 5% acham que as vendas serão iguais às de 2019, 2% acham que serão superiores e 5% ainda não sabem como serão as vendas na data. O presidente da ACP, Camilo Turmina, destaca que o momento é delicado para o comércio, mas que todos devem se precaver com o uso de máscaras, fazer o distanciamento social nas lojas e usar o álcool em gel para higienizar as mãos. “Será um Dia das Mães atípico, mas o comércio precisa se manter vivo. Vamos atuar com responsabilidade para que em breve tudo volte ao normal”, comentou o presidente da ACP.

Quanto aos consumidores, 91% pretendem comemorar o Dia da Mães e 9% não pretendem. Destes, 54% pretendem ver suas mães pessoalmente e 46% vão fazer chamadas de vídeo ou de telefone. Outro dado que mostra a preocupação do consumidor é a queda no valor a ser gasto neste ano. O consumidor pretende gastar R$ 121,00 nas compras para este Dia das Mães, enquanto que em 2019 o valor médio foi de R$ 132,00.

Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, a pesquisa revela um comerciante curitibano apreensivo e preocupado com as vendas para o Dia das Mães 2020 e com seus negócios. “Há uma incerteza quanto ao futuro do país, impactando também os consumidores que estão mais precavidos, consumindo somente o necessário e mudando a sua forma de comprar”, destaca Shimoyama. imprensa@acp.org.br 

Destaque da Semana

Grupo Zonta inaugura Hipermais no Shopping Estação, em Joinville

O Shopping Estação Joinville, o mais antigo da cidade,...

Tratamento do câncer de próstata com radioterapia

Você sabia que são esperados mais de 70 mil...

ATR Incorporadora lança ATMOS, studios de alto padrão inéditos em Curitiba

A ATR Incorporadora está fazendo o pré-lançamento do ATMOS,...

Natal chegou ao Grupo Família Madalosso

A partir do dia 15 de novembro, uma das...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor