Em maio, cada aquisição feita nas galerias participantes vira crédito para obra de outro artista da mesma galeria, beneficiando toda a cadeia criativa do setor
Artistas, galerias e agentes culturais de várias cidades do país se unem para criar novas estratégias de fortalecimento do mercado de arte como um todo, ou seja, focando principalmente nos programas mais inovadores, experimentais e fora da curva – que são os mais afetados pela crise do Covid-19. A iniciativa cria também uma forma de rede de apoio a comunidades mais fragilizadas pelo momento.
A ideia do grupo, denominado p.art.ilha é buscar sinergia com colecionadores privados e institucionais, além de sensibilizar novos públicos para a arte, através de ações coordenadas, como a p.art.ilha: ação#1, primeira iniciativa do grupo, que é realizada nas redes sociais e sites de todas as galerias simultaneamente.
p.art.ilha é um evento online que teve início em 1º de maio, quando as galerias lançaram uma criteriosa seleção de obras à venda com condições muito especiais: a cada aquisição durante o mês, o colecionador ganhará um crédito de igual valor para novas aquisições de outros artistas da mesma galeria (a ser utilizado apenas em maio).
É uma oportunidade de partilhar o valor entre dois ou mais artistas e assim manter o bem-estar dos profissionais que atuam na cadeia criativa do setor artístico. O objetivo de curto prazo é manter ativos os artistas, galeristas, produtores, editores, curadores, pesquisadores, fotógrafos, montadores e técnicos. A rede de pequenas empresas que se uniram acredita que somente a união e a criatividade poderão minimizar as consequências desastrosas deste momento difícil.
No médio prazo, o grupo pretende explorar novos caminhos para a sustentabilidade dos negócios do setor, privilegiando processos colaborativos. Ao final do mês de maio, as galerias envolvidas doarão uma parte do valor arrecadado para 5 Instituições comunitárias geridas ou que privilegiam o atendimento de artistas e minorias em situação de vulnerabilidade: Casa Chama (SP), Lá da Favelinha (MG), Lanchonete (RJ), Por Nossa Conta (SP) e Salvando Vidas (SP).
“Somos um grupo aberto a todas as galerias que se identifiquem com o nosso objetivo. Queremos arejar o mercado e recepcionar negócios inovadores, startups e projetos artísticos que não tem vez no nosso mercado atual. Queremos também somar esforços para mitigar o impacto social da crise”.
Nos sites e nas redes sociais de cada galeria, podem ser vistas as obras e artistas que fazem parte dessa ação coletiva, como um convite para que apreciadores de artes reforcem ou comece suas coleções.
Instagram do grupo p.art.ilha:
Galerias participantes:
aura (SP)
@galeria_aura
aura.art.br
b_arco (SP)
@galeriaSParco.art.br
c.galeria (RJ)
@c.galeria
www.cgaleria.com
carcara photo (SP)
@carcaraphotoart
carcaraphotoart.com
casanova (SP)
@casanovaartecultura
casanovaarte.com
desapê (SP)
@des_ape
desape.com
eduardo fernandes (SP)
@galeriaeduardofernandes_
galeriaeduardofernandes.com
janaina torres (SP)
@janainatorresgaleria
janainatorres.com.br
karla osorio (DF)
@galeriakarlaosorio
karlaosorio.com
mamute (RS)
@galeriamamute
galeriamamute.com.br
mapa (SP)
@galeriamapa
galeriamapa.art.br
lume (SP)
@galerialume
galerialume.com
oma (SP)
@omagaleria
omagaleria.com
periscópio (MG)
@periscopioarte
periscopio.art.br
sé (SP)
@segaleria
segaleria.com.br
soma (PR)
@somagaleria
ybakatu (PR)
@ybakatu
ybakatu.com