Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil
O que estamos experimentando, com o distanciamento social para enfrentar a Covid-19, รฉ a evoluรงรฃo de um modelo de trabalho que, provavelmente nos nossos planos, chegaria somente em alguns anos. Por quรช? Porque nรฃo tรญnhamos โcoragem digitalโ. O que aconteceu nos obrigou, da noite para o dia, a mudar a forma de trabalhar e de nos relacionar com colaboradores e clientes. E nรณs, executivos, temos que fazer mea-culpa, porque nรฃo era uma questรฃo tecnolรณgica, pois tudo estรก funcionando. Era um problema do nosso medo de dar esse passo. ร o medo da inovaรงรฃo e do que รฉ incerto, que รฉ tambรฉm o รกlibi para nรฃo avanรงar.
A coragem digital serรก o maior legado da Covid-19 para o setor empresarial. Trata-se da capacidade de enfrentarmos os receios em fazer uso de ferramentas digitais que a tecnologia jรก oferece, mas que vรญamos como soluรงรตes menos eficazes, simplesmente por nรฃo termos experimentado. Essa crise trouxe a oportunidade para que diversos setores pudessem inovar rapidamente para continuar garantindo o atendimento aos clientes e a continuidade dos negรณcios.
Em situaรงรฃo normal, uma grande empresa que quisesse migrar milhares de funcionรกrios para o sistema de home office, levaria de dois a trรชs anos. Seriam meses para chegar ao consenso e ร tomada de decisรตes dos executivos, seguidos por meses de estabelecimento de planos e processos, e outros meses de testes e treinamentos. No entanto, a urgรชncia da adoรงรฃo do distanciamento social reduziu esse tempo para atรฉ trรชs dias, como ocorreu com os colaboradores de gestรฃo de rede e de call center em nossa companhia.
Um possรญvel mea-culpa para nรณs, executivos, รฉ que devemos ter coragem para cobrar que nossos times sejam mais inovadores. Enquanto a inovaรงรฃo nรฃo vem debaixo para cima, tem que chegar de cima para baixo. E seria preferรญvel que chegasse da visรฃo dos executivos e nรฃo de um contexto emergencial externo.
Muitas coisas jรก evoluรญram de forma irreversรญvel e nรฃo voltarรฃo como antes do Covid 19. A imersรฃo na tecnologia jรก migrou funรงรตes e atividades operacionais num contexto cada vez mais digital e remotizado. Mas o relacionamento presencial com os clientes certamente continuarรก e, no setor de telecom, serรก muito mais de consultoria, para propor ofertas e soluรงรตes que proporcionem a melhor experiรชncia de uso para os consumidores.
A adoรงรฃo em massa do home office nos leva a crer que o perรญodo pรณs-crise serรก marcado por uma consciรชncia maior sobre a necessidade de equilibrar a vida privada e o trabalho. Qual รฉ o valor de nรฃo perder tempo no deslocamento entre a casa e o escritรณrio? Se pensarmos em um gasto de uma hora e meia, estamos falando, em mรฉdia, de cerca de 10% das nossas vidas.
Para que esse novo ambiente de pessoas e mรกquinas trabalhando remotamente opere em seu pleno potencial, o 5G serรก o elemento essencial. Se a tecnologia jรก estivesse em uso, terรญamos soluรงรตes de telemedicina ou de ensino a distรขncia, duas das รกreas de extrema importรขncia. O 5G nรฃo รฉ apenas um recurso para as operadoras de telecomunicaรงรตes. ร um fator habilitante para o crescimento da economia e o desenvolvimento de novos modelos de negรณcios. E, mais uma vez, a coragem digital irรก se tornar determinante para iniciarmos uma nova era tecnolรณgica.