Paulo Arns da Cunha*
Vocรช sabe qual o meio de transporte mais seguro do mundo? Nรฃo, nรฃo รฉ o aviรฃo. ร o elevador. Essa invenรงรฃo fantรกstica permite que vocรช suba ou desรงa os andares de um edifรญcio de modo rรกpido e seguro. ร possรญvel dizer que a Educaรงรฃo รฉ o elevador capaz de promover a ascensรฃo social de uma pessoa, de uma famรญlia ou de um paรญs inteiro.
Os nรบmeros explicam. Uma pesquisa da Organizaรงรฃo para a Cooperaรงรฃo e Desenvolvimento Econรดmico (OCDE) apontou que quem possui um diploma de Ensino Superior ganha, em mรฉdia, mais que o dobro (156%) de quem sรณ cursou o Ensino Mรฉdio; com pรณs-graduaรงรฃo, pode-se ganhar um salรกrio mais de quatro vezes maior (350%).
O Ensino Superior influencia geraรงรตes. Crianรงas com pelo menos um dos pais diplomado tรชm 60% de chances de chegar ร universidade, probabilidade que cai para 15% quando os pais nรฃo completaram o Ensino Mรฉdio. O problema รฉ que o Brasil รฉ hoje um dos paรญses da OCDE com o maior nรบmero de habitantes sem Ensino Mรฉdio. Mais da metade dos adultos (52%) com idade entre 25 e 64 anos nรฃo possuem esse nรญvel de formaรงรฃo. E apenas 15% da populaรงรฃo brasileira tem curso superior.
Duplicar o salรกrio por meio de um diploma de graduaรงรฃo significa uma evoluรงรฃo de renda tentadora no Brasil e que, vista pelo lado positivo, pode ajudar jovens de baixa renda a ascender socialmente. Sรณ que a possibilidade รฉ limitada. Cerca de 75% dos alunos que estรฃo cursando uma graduaรงรฃo hoje frequentam instituiรงรตes privadas. Com menos vagas, as universidades pรบblicas acabam por absorver apenas os alunos que tiveram a melhor Educaรงรฃo Bรกsica – e, mais uma vez, os jovens que frequentaram escolas pรบblicas ficam de fora.
A desigualdade social รฉ tรฃo grande que, para se ter uma ideia, os 5% mais ricos do Brasil tรชm renda mensal equivalente aos outros 95% juntos. Igualado ร รfrica do Sul e ร frente apenas da Colรดmbia, o Brasil ocupa a segunda pior posiรงรฃo em mobilidade social, de acordo com o estudo “O elevador social estรก quebrado? Como promover mobilidade social”, tambรฉm da OCDE. Os dados escancaram que o futuro de uma crianรงa brasileira estรก condicionado ร escolaridade e ao nรญvel de renda dos pais. Segundo o estudo, um brasileiro nascido entre os 10% mais pobres levariaย duzentos e vinte e cinco anos para alcanรงar a renda mรฉdia do paรญs, de R$ 1.370. Uma crianรงa da menor classe social no Brasil levaria nove geraรงรตes para chegar ร classe mais alta.
Ao contrรกrio de muitos paรญses, no Brasil, hรก fatores mais decisivos que as polรญticas educacionais para reduzir o impacto da desigualdade de renda na mobilidade intergeracional. Como, por exemplo, que crianรงas em desvantagem social possam estudar com filhos de famรญlias com condiรงรตes socioeconรดmicas melhores. Isso porque estudantes mais pobres tendem a ter piores performances que os estudantes mais ricos. A prova disso รฉ que crianรงas de 15 anos com pais de estratos socioeconรดmicos mais baixos fizeram 451 pontos no PISA em matemรกtica, sendo que as com pais mais escolarizados fizeram 535 pontos. Essa diferenรงa equivale a nada menos que trรชs anos a mais de escolaridade.
A pesquisa da OCDE aponta nitidamente que o principal problema da educaรงรฃo no Brasil รฉ a diferenรงa gritante entre escolas pรบblicas e privadas. Como o sistema privado terรก sempre a barreira monetรกria, sรณ existe um modo de consertar o nosso elevador social quebrado: melhorar a qualidade do sistema pรบblico de ensino. Assim, inclusive os filhos dos mais ricos poderiam, como nos paรญses mais avanรงados, frequentar as escolas pรบblicas e conviver com os filhos dos mais pobres.
Se o elevador social brasileiro estรก quebrado, entรฃo nรฃo hรก nada que possamos fazer por enquanto? Depende. Sempre digo que quem quer dรก um jeito e quem nรฃo quer dรก uma desculpa. Desculpas diversas – e bem embasadas – estรฃo listadas acima. ร muito fรกcil para as escolas particulares assistirem de camarote ao cenรกrio da Educaรงรฃo brasileira e cruzarem os braรงos. Mas tambรฉm รฉ possรญvel promover a inclusรฃo, seja diretamente, com bolsas de estudos e outras formas de absorver parte dos estudantes de escolas pรบblicas; ou indiretamente, ajudando municรญpios com consultorias em gestรฃo escolar, treinamento de professores, entre outras aรงรตes.
Ou seja, enquanto muitos esperam a melhora da Educaรงรฃo e a consequente diminuiรงรฃo da desigualdade social na fila do elevador, hรก quem prefira usar a escada. Cansa mais, mas o resultado รฉ recompensador.
*Paulo Arns da Cunha รฉ diretor-executivo do Colรฉgio Positivo.