Aumento da demanda de produtos relacionados com a pandemia encarece importação do produto final
Desde o início da pandemia da COVID-19, o valor do transporte aéreo de cargas vindas da China teve aumento de até 500%. Segundo o especialista em logística internacional e diretor de operações da ES Logistics, Fabiano Ardigó, houve uma enorme redução no espaço disponível para o transporte aéreo de cargas devido à diminuição da oferta de aviões de passageiros. “Com os voos domésticos cancelados, as importações começaram a serem feitas exclusivamente pelos aviões de carga e as companhias aéreas que possuem aviões cargueiros estão superlotadas”, explica.
Como os produtos relacionados com o coronavírus são para uso imediato, não é possível fazer o transporte por outro meio. “A logística internacional tem dado prioridade para o embarque de equipamentos voltados para a área da saúde, que em situação normal não poderiam ser transportados em aviões de passageiros. Voos reduzidos, dificuldade de espaço, cancelamento de escalas e redução de rotas no transporte marítimo também fazem parte deste panorama”, explica, lembrando que como os países da Europa, assim como a China, estão voltando a rotina, os valores já saíram do pico, e estão voltando a normalidade.
Em 2019, 19,9% de todos os produtos importados pelo Brasil vieram da China. “Em muitos casos, a China está oferecendo benefícios para acelerar a exportação. Mesmo com dólar alto, as importações tendem a aumentar ou no máximo se manter”, acredita Ardigó.
Também em 2019, 28,1% das exportações feitas pelo Brasil também tiveram como destino a China. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou em abril deste ano uma estimativa dos efeitos que a crise do novo coronavírus pode causar na balança comercial brasileira em 2020. No modelo mais ponderado, o Brasil pode perder até 20,6% de seu volume de exportações.
Para evitar problemas nas cargas e custos inesperados, o especialista lembra que independente do momento, é importante firmar parceiros para evitar problemas ou custos inesperados. “Muitas empresas de transporte de importações e exportações oferecem serviços de inspeção de mercadoria pré-embarque garantindo, assim, o sucesso da operação”, finaliza.
Sobre a ES Logistics:
Há 19 anos no mercado, a ES Logistics possui hoje um dos maiores portfólios de transporte de cargas do Brasil e é especialista em afretamentos marítimos e aéreos, transporte de parques fabris completos, e a movimentação de cargas superpesadas. A empresa possui nove filiais localizadas nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo e mantém a certificação ISO 9001 atualizada desde 2015.