Racismo / Por Wanda Camargo

Alguns estudos verificaram a hipรณtese de que preconceito racial e comportamentos contra imigrantes estรฃo relacionados ao aparecimento de discursos de extrema direita, e ao consequente aumento de votos nos partidos associados a ela.

 

Isso nem sempre indica o reaparecimento da ideologia nazista ou fascista, mas sempre significa o culto ร  personalidade autoritรกria, o desejo de lideranรงas fortes, crรญticas a uma aparente desordem nacional e a procura de certa cidadania que exclui os โ€œdiferentesโ€.

Mesmo nรฃo defendendo um racismo no conceito usual do termo, tentam defender que diferenรงas culturais, vigentes nas relaรงรตes entre os vรกrios grupos, podem inviabilizar o funcionamento das normas sociais.

 

Isso constituiu o que denominamos racismo estrutural, uma forma de violรชncia reproduzida no tecido social que assume caracterรญsticas institucionais e culturais, ou seja, nรฃo direta, porque esta costuma chocar as pessoas.

 

ร‰ perceptรญvel este fenรดmeno naqueles que denominados โ€œcapitรฃo do matoโ€, ou seja, o discriminado que assume todos os valores dos discriminadores, numa tentativa desesperada e infrutรญfera de, pela adesรฃo emocional, estar ao lado dos dominadores e, assim, superar a inferioridade de que se julga possuidor. Estรฃo aรญ alguns dirigentes de รณrgรฃos estatais que ilustram a triste realidade, material farto para vรกrias anรกlises.

 

Ressalta bem este conceito a minuciosa construรงรฃo da inferiorizaรงรฃo dos negros com afirmaรงรตes que os mantรชm em posiรงรตes subalternas, sob justificativa de incapacidade, ou falta de vontade para o trabalho, ignorando a ausรชncia histรณrica de um efetivo processo educativo abrangente e inclusivo capaz de produzir isonomia na formaรงรฃo para o mundo do trabalho.

 

As meias verdades e o passado escravagista associados aos conceitos de supremacia branca, surgidos oportunisticamente para justificar o colonialismo e sua absurda comitiva de desmandos, brutalidades e genocรญdios, reforรงaram o preconceito contra negros, รญndios e imigrantes.

 

Preconceito este sempre negado no aparecimento da opiniรฃo sobre democracia racial e o falso discurso da meritocracia, segundo o qual aqueles que se esforรงarem poderรฃo usufruir de direitos iguais โ€“ uma falรกcia utilizada para apontar as polรญticas de combate ao racismo como desnecessรกrias, jรก que pessoas possuem as mesmas oportunidades, e as ofensas raciais passam a ser consideradas como simples piadas, parte do espรญrito irreverente de nosso povo. Somos engraรงados e sinceros, apenas.

 

Desta forma estruturamos uma determinada normalidade para o racismo presente nas relaรงรตes sociais, econรดmicas, jurรญdicas e polรญticas, perpetuando a desigualdade e principalmente negando-a, o que nรฃo muda mesmo quando aceitamos uma responsabilizaรงรฃo individual: dizemos que aquela pessoa (ou empresa) foi racista, como se isso fosse exceรงรฃo.

 

As melhores posiรงรตes no mundo do trabalho, assim como a total liberdade, propriedade privada, finanรงas, sรฃo dominadas por brancos, que definem as normas de conduta ร  qual todos devem sujeitar-se. Isso institucionaliza o racismo, tornando os atos de discriminaรงรตes falsos ou inexistentes, e carregamos desde nosso processo de colonizaรงรฃo, fortemente dependente da mรฃo de obra escrava, um Estado em constante estado de exceรงรฃo.

 

O processo educacional precisa ser completo e eficiente para que possamos falar em igualdade de condiรงรตes, e darmos um passo concreto na direรงรฃo da isonomia e justiรงa plena. Quanto mais soubermos sobre nรณs mesmos, nosso processo civilizatรณrio, nossa ciรชncia e nossa tecnologia, mais combateremos diferenรงas circunstanciais baseadas na quantidade de melanina na pele ou regiรฃo de nascimento.

 

Boa escola รฉ maturidade e inclusรฃo, capacidade de desenvolver boas polรญticas pรบblicas e as transformaรงรตes sociais, como aquelas que as declaraรงรตes da Organizaรงรฃo das Naรงรตes Unidas (ONU) tem promulgado para colaborar no minorar este estado de coisas, promovendo novas visรตes sobre normas discriminatรณrias.

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Wanda Camargo โ€“ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ€“ UniBrasil. wcmc@mps.com.br

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