O poder das palavras

Acedriana Vicente Vogel*

Quem de nรณs jรก nรฃo tentou ajudar uma crianรงa da famรญlia, em casa, e nรฃo avanรงou um centรญmetro, diante da cรฉlebre frase: โ€œmas a professora disse que รฉ assim!โ€?ย  Benditas palavras da professora. Serรก que essa professora tem a real dimensรฃo da potรชncia da sua palavra? Compreende de fato o โ€œpoderโ€ para o bem ou para o mal que emana da sua fala? Que, dependendo da situaรงรฃo, serรก bem-DITA ou mal-DITA?

Equalizo a potรชncia das palavras proferidas ร  das sementes lanรงadas, que podem crescer mesmo quando o agricultor dorme. Portanto, quando bem-DITAS, tรชm a potรชncia de fertilizar; todavia, quando mal-DITAS, podem aniquilar. Entretanto, hรก como desenterrar sementes, replantar. Jรก desdizer รฉ algo mais complexo e profundo. Nunca teremos a certeza que, de fato, apagamos o mal entendido.

Pensar antes de falar tem muito sentido e nos evita muitas situaรงรตes complicadas.ย Montaigne defende que as palavras pertencem metade a quem fala e metade a quem ouve. Logo, nรฃo temos poder sobre o entendimento das mesmas, em relaรงรฃo a quem nos ouve, quer por imperรญcia nossa ou do receptor.ย O que podemos afirmar รฉ que as palavras nรฃo sรฃo levadas pelo vento, ficam presas em nossa mente e em nosso coraรงรฃo – sejam elas bem ou mal ditas.

Talvez seja pela importรขncia que a palavra tem entre nรณs que o registro bรญblico da criaรงรฃo se fez por meio dela. Deus poderia ter criado todas as coisas, por meio de um sopro, de um pensamento… mas nรฃo: foi proferindo palavra por palavra. E mais: o verbo se fez carne e habitou entre nรณs, seu filho รบnico. A palavra รฉ o cerne da criaรงรฃo.

Diz-se que a boca fala daquilo que o coraรงรฃo estรก cheio.ย Humanizamos pela palavra e, por meio dela, defendemos o direito do ser humano na sua integralidade, a fim de que o espaรงo da dignidade nรฃo seja extorquido de nenhum cidadรฃo. Em uma de suas composiรงรตes, Renato Russo registrou, de forma contundente: โ€œpalavras cortam mais do que as facas. Elas nรฃo perfuram a pele, rasgam a almaโ€.

A escola deve ser, por excelรชncia, um templo de qualificaรงรฃo humana, pois, ao garantir o direito de aprender, constrรณi sentido รฉtico e estรฉtico para a palavra, expandindo-a na comunicaรงรฃo. Afinal, todo ato pedagรณgico รฉ um ato de comunicaรงรฃo. E a comunicaรงรฃo estรก mais nas entrelinhas que nas linhas. Sua ressonรขncia รฉ mais subjetiva que objetiva.

* Acedriana Vicente Vogel รฉ diretora pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino

Destaque da Semana

Intervenรงรฃo autoguiada pode reduzir uso de remรฉdio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da tรฉcnica de mediaรงรฃo comportamental em...

Cรขncer de pele: aumento da incidรชncia no Brasil e a importรขncia do autoexame

Segundo as projeรงรตes do Instituto Nacional de Cรขncer (INCA),...

ERROR chega a Curitiba com festa audiovisual proibindo celulares para filmagens

Evento acontece na ร“pera de Arame, neste sรกbado, 14...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor