Acedriana Vicente Vogel*
Quem de nรณs jรก nรฃo tentou ajudar uma crianรงa da famรญlia, em casa, e nรฃo avanรงou um centรญmetro, diante da cรฉlebre frase: โmas a professora disse que รฉ assim!โ?ย Benditas palavras da professora. Serรก que essa professora tem a real dimensรฃo da potรชncia da sua palavra? Compreende de fato o โpoderโ para o bem ou para o mal que emana da sua fala? Que, dependendo da situaรงรฃo, serรก bem-DITA ou mal-DITA?
Equalizo a potรชncia das palavras proferidas ร das sementes lanรงadas, que podem crescer mesmo quando o agricultor dorme. Portanto, quando bem-DITAS, tรชm a potรชncia de fertilizar; todavia, quando mal-DITAS, podem aniquilar. Entretanto, hรก como desenterrar sementes, replantar. Jรก desdizer รฉ algo mais complexo e profundo. Nunca teremos a certeza que, de fato, apagamos o mal entendido.
Pensar antes de falar tem muito sentido e nos evita muitas situaรงรตes complicadas.ย Montaigne defende que as palavras pertencem metade a quem fala e metade a quem ouve. Logo, nรฃo temos poder sobre o entendimento das mesmas, em relaรงรฃo a quem nos ouve, quer por imperรญcia nossa ou do receptor.ย O que podemos afirmar รฉ que as palavras nรฃo sรฃo levadas pelo vento, ficam presas em nossa mente e em nosso coraรงรฃo – sejam elas bem ou mal ditas.
Talvez seja pela importรขncia que a palavra tem entre nรณs que o registro bรญblico da criaรงรฃo se fez por meio dela. Deus poderia ter criado todas as coisas, por meio de um sopro, de um pensamento… mas nรฃo: foi proferindo palavra por palavra. E mais: o verbo se fez carne e habitou entre nรณs, seu filho รบnico. A palavra รฉ o cerne da criaรงรฃo.
Diz-se que a boca fala daquilo que o coraรงรฃo estรก cheio.ย Humanizamos pela palavra e, por meio dela, defendemos o direito do ser humano na sua integralidade, a fim de que o espaรงo da dignidade nรฃo seja extorquido de nenhum cidadรฃo. Em uma de suas composiรงรตes, Renato Russo registrou, de forma contundente: โpalavras cortam mais do que as facas. Elas nรฃo perfuram a pele, rasgam a almaโ.
A escola deve ser, por excelรชncia, um templo de qualificaรงรฃo humana, pois, ao garantir o direito de aprender, constrรณi sentido รฉtico e estรฉtico para a palavra, expandindo-a na comunicaรงรฃo. Afinal, todo ato pedagรณgico รฉ um ato de comunicaรงรฃo. E a comunicaรงรฃo estรก mais nas entrelinhas que nas linhas. Sua ressonรขncia รฉ mais subjetiva que objetiva.
* Acedriana Vicente Vogel รฉ diretora pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino