Aulas presenciais ou remotas / Wanda Camargo*

A recente discussรฃo sobre a volta โ€“ ou nรฃo โ€“ ร s atividades presenciais em escolas de todos os nรญveis, nos relembra o fato inconteste de que a instituiรงรฃo escolar nรฃo รฉ somente o local onde as crianรงas e adolescentes desenvolvem aprendizagens e processos educacionais, mas tambรฉm onde brincam, aprendem regras de convivรชncia e estabelecem as relaรงรตes interpessoais importantes para facilitar o seu desenvolvimento pessoal e social.

ร‰ tambรฉm neste ambiente que normas e padrรตes comportamentais sรฃo transmitidos, e onde, pela primeira vez, entendemos que o usual em nossos cรญrculos mais prรณximos nem sempre รฉ vรกlido em outras esferas, e isso representa um papel essencial no processo de socializaรงรฃo da crianรงa e do adolescente.

A importรขncia da escola para a sociabilidade e o desenvolvimento da sociabilidade nรฃo pode ser subestimada; crianรงas pequenas usualmente tรชm nas escolinhas o primeiro contato com seus โ€œiguaisโ€, outras crianรงas com a mesma idade e com as quais a relaรงรฃo รฉ horizontal, diversa daquela privilegiada e afetiva a que estรฃo acostumadas com pais e avรณs. ร‰ aรญ, entรฃo, que comeรงam a โ€œaprenderโ€ como se vive em comunidade, e a necessidade de negociar e dividir afetos, atenรงรฃo e brinquedos. Os professores sรฃo fundamentais neste processo, orientando-o em certa medida e atรฉ estabelecendo certos limites a eventuais comportamentos mais agressivos.

Nas escola, em geral, se criam as primeiras amizades, rivalidades, desafios, amores. ร‰ comum, no ensino superior, que casamentos ou empreendimentos profissionais nasรงam de relaรงรตes escolares.

Uma escola รฉ capaz de juntar diversas comunidades, misturar classes sociais, promover a autoestima e o desenvolvimento harmonioso entre os jovens, constituindo-se um espaรงo privilegiado de encontros e interaรงรตes. ร‰ nela que grandes amigos se fazem, mas tambรฉm onde se cultiva as primeiras divergรชncias, tanto no modo de fazer quanto no de expressar-se diante da vida.

A amizade tem um papel importante na vida dos estudantes, as alianรงas formadas nesta fase, em especial quando essa amizade รฉ recรญproca, costumam ter ressonรขncia na formaรงรฃo da prรณpria personalidade e podem algumas vezes mudar a percepรงรฃo sobre a prรณpria famรญlia.

Aqueles que tem amizades recรญprocas relatam maiores nรญveis de sentimentos de pertencimento ร  escola e tรชm efeitos positivos nos seus resultados acadรชmicos, pois estas fornecem suporte social, tornam os jovens mais populares, que ficam mais motivados e envolvem-se mais nas atividades escolares como jogos, passeios e competiรงรตes.

Dentro dela, o papel do professor รฉ fundamental na promoรงรฃo de capacidades de decisรฃo e de escolha de estilos de vida saudรกveis, o relacionamento direto e pessoal entre alunos e professores pode proporcionar diversas facilidades de adaptaรงรฃo, e evitar o crescimento de inimizades que muitas vezes desmotivam a aprendizagem e podem propiciar uma queda no desempenho escolar, criando condiรงรตes propรญcias ao envolvimento em comportamentos de risco.

Estar longe dos amigos e dos professores pode alterar significativamente a vida emocional e o comportamento, chegando atรฉ ao que pode ser classificado como transtorno do desenvolvimento psicolรณgico ou transtorno emocional e de comportamento; entre eles agressรฃo, impulsividade, comportamento desafiador e manifestaรงรตes antissociais quando o jovem externa sua insatisfaรงรฃo; ou entรฃo retraimento, depressรฃo, ansiedade, medo, preocupaรงรฃo em excesso, tristeza, timidez, inseguranรงa e atรฉ recusa de continuar frequentando a escola, quando o adolescente internaliza excessivamente seus problemas.

Problemas emocionais e de comportamento sempre prejudicam o rendimento cognitivo, mas o medo da pandemia, o receio da contaminaรงรฃo tambรฉm nรฃo รฉ favorรกvel ร  aprendizagem. Embora o jovem esteja menos propenso a refletir sobre esta questรฃo no momento de encontrar seus amigos, de aglomerar-se em lanchonetes, seus familiares previnem contra a possibilidade de propagaรงรฃo do vรญrus no ambiente da escola, o que รฉ verdadeiro.

ร‰ difรญcil opinar sobre tema tรฃo complexo, em momento tรฃo difรญcil; nรฃo hรก uma verdade definitiva entre escolas totalmente abertas, abertas de forma hรญbrida, ou totalmente fechadas. Estamos na dependรชncia das circunstรขncias de momentos, e ainda nรฃo podemos ter controle sobre elas, uma melhor conduรงรฃo sanitรกria desta crise nos deixaria mais otimistas.

ย 

Wanda Camargo โ€“ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ€“ UniBrasil.

ย 

Destaque da Semana

Cadeias Produtivas de Ribeirรฃo Preto recebem reconhecimento no Programa SP Produz

As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Software (PISO) e...

Alvorada do Sul terรก corrida de rua de 5 km e 10 km no dia 1ยบ de dezembro

Inscriรงรตes para Alvo Run jรก estรฃo abertas. Evento esportivo...

Tratamento do cรขncer de prรณstata com radioterapia

Vocรช sabia que sรฃo esperados mais de 70 mil...

Uma a cada trรชs crianรงas no mundo tem miopia, aponta estudo

Caracterizado pela dificuldade de enxergar de longe, o problema...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor