A recente discussรฃo sobre a volta โ ou nรฃo โ ร s atividades presenciais em escolas de todos os nรญveis, nos relembra o fato inconteste de que a instituiรงรฃo escolar nรฃo รฉ somente o local onde as crianรงas e adolescentes desenvolvem aprendizagens e processos educacionais, mas tambรฉm onde brincam, aprendem regras de convivรชncia e estabelecem as relaรงรตes interpessoais importantes para facilitar o seu desenvolvimento pessoal e social.
ร tambรฉm neste ambiente que normas e padrรตes comportamentais sรฃo transmitidos, e onde, pela primeira vez, entendemos que o usual em nossos cรญrculos mais prรณximos nem sempre รฉ vรกlido em outras esferas, e isso representa um papel essencial no processo de socializaรงรฃo da crianรงa e do adolescente.
A importรขncia da escola para a sociabilidade e o desenvolvimento da sociabilidade nรฃo pode ser subestimada; crianรงas pequenas usualmente tรชm nas escolinhas o primeiro contato com seus โiguaisโ, outras crianรงas com a mesma idade e com as quais a relaรงรฃo รฉ horizontal, diversa daquela privilegiada e afetiva a que estรฃo acostumadas com pais e avรณs. ร aรญ, entรฃo, que comeรงam a โaprenderโ como se vive em comunidade, e a necessidade de negociar e dividir afetos, atenรงรฃo e brinquedos. Os professores sรฃo fundamentais neste processo, orientando-o em certa medida e atรฉ estabelecendo certos limites a eventuais comportamentos mais agressivos.
Nas escola, em geral, se criam as primeiras amizades, rivalidades, desafios, amores. ร comum, no ensino superior, que casamentos ou empreendimentos profissionais nasรงam de relaรงรตes escolares.
Uma escola รฉ capaz de juntar diversas comunidades, misturar classes sociais, promover a autoestima e o desenvolvimento harmonioso entre os jovens, constituindo-se um espaรงo privilegiado de encontros e interaรงรตes. ร nela que grandes amigos se fazem, mas tambรฉm onde se cultiva as primeiras divergรชncias, tanto no modo de fazer quanto no de expressar-se diante da vida.
A amizade tem um papel importante na vida dos estudantes, as alianรงas formadas nesta fase, em especial quando essa amizade รฉ recรญproca, costumam ter ressonรขncia na formaรงรฃo da prรณpria personalidade e podem algumas vezes mudar a percepรงรฃo sobre a prรณpria famรญlia.
Aqueles que tem amizades recรญprocas relatam maiores nรญveis de sentimentos de pertencimento ร escola e tรชm efeitos positivos nos seus resultados acadรชmicos, pois estas fornecem suporte social, tornam os jovens mais populares, que ficam mais motivados e envolvem-se mais nas atividades escolares como jogos, passeios e competiรงรตes.
Dentro dela, o papel do professor รฉ fundamental na promoรงรฃo de capacidades de decisรฃo e de escolha de estilos de vida saudรกveis, o relacionamento direto e pessoal entre alunos e professores pode proporcionar diversas facilidades de adaptaรงรฃo, e evitar o crescimento de inimizades que muitas vezes desmotivam a aprendizagem e podem propiciar uma queda no desempenho escolar, criando condiรงรตes propรญcias ao envolvimento em comportamentos de risco.
Estar longe dos amigos e dos professores pode alterar significativamente a vida emocional e o comportamento, chegando atรฉ ao que pode ser classificado como transtorno do desenvolvimento psicolรณgico ou transtorno emocional e de comportamento; entre eles agressรฃo, impulsividade, comportamento desafiador e manifestaรงรตes antissociais quando o jovem externa sua insatisfaรงรฃo; ou entรฃo retraimento, depressรฃo, ansiedade, medo, preocupaรงรฃo em excesso, tristeza, timidez, inseguranรงa e atรฉ recusa de continuar frequentando a escola, quando o adolescente internaliza excessivamente seus problemas.
Problemas emocionais e de comportamento sempre prejudicam o rendimento cognitivo, mas o medo da pandemia, o receio da contaminaรงรฃo tambรฉm nรฃo รฉ favorรกvel ร aprendizagem. Embora o jovem esteja menos propenso a refletir sobre esta questรฃo no momento de encontrar seus amigos, de aglomerar-se em lanchonetes, seus familiares previnem contra a possibilidade de propagaรงรฃo do vรญrus no ambiente da escola, o que รฉ verdadeiro.
ร difรญcil opinar sobre tema tรฃo complexo, em momento tรฃo difรญcil; nรฃo hรก uma verdade definitiva entre escolas totalmente abertas, abertas de forma hรญbrida, ou totalmente fechadas. Estamos na dependรชncia das circunstรขncias de momentos, e ainda nรฃo podemos ter controle sobre elas, uma melhor conduรงรฃo sanitรกria desta crise nos deixaria mais otimistas.
ย
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.
ย