Como manter o posicionamento da marca diante críticas de haters?

Todo o trabalho de Brand Positioning precisa ser resiliente para suportar as armadilhas do que surgem com o passar do tempo. Quando a empresa se encontra e começa a aplicar o posicionamento da marca, é fácil seguir o que foi definido de início, mas depois deste começo – e independente dos resultados serem positivos – pode acontecer um relaxamento. As críticas dos chamados haters podem fazer com que muita coisa mude no caminho com uma simples crítica. 

Depois que a empresa encontra o seu DNA, como fazer para não desvirtuar o BP?

Para Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, um dos maiores especialistas de Brand Positioning na América Latina, a ameaça é bem presente não apenas com o posicionamento da marca, mas também nas ideias e processos que vão se reinterpretando com o passar do tempo: “Considero um verdadeiro perigo, mas quando se tem um documento de posicionamento de marca, se tem uma ferramenta interna poderosíssima que sintetiza o objetivo da marca, define qual é a categoria da empresa e como ela vai se mostrar ao mercado”.

Uma empresa à prova de críticas

Para não ficar mudando o seu posicionamento diante certas críticas, o Brand Positioning precisa ser criado através de elementos reais para traduzir o que é a empresa, os diferenciais tangíveis que tenham valor para o mercado. Sendo assim, baseado em situações reais, este documento é imutável – até que mude a essência da empresa:

“Quando se vai a fundo na criação desta base, a empresa começa a entender o seu propósito através de uma ideia distinta, com dois ou três diferenciais considerados bons. Para que isso ocorra, a presença de um bom consultor, que faça as perguntas certas e da maneira adequada, passa a ser chave de todo o processo para que as respostas sejam as mais corretas possíveis”.

E os haters?
A empresa que tem um posicionamento de marca forte é inabalável perante as críticas infundadas. Um ou outro cliente não vai gostar e surgem os haters que criticam por criticar, visando tumultuar. A empresa precisa manter o seu posicionamento – ainda mais quando sabemos que existem comentários negativos em redes sociais deliberadamente criados para manchar a reputação de um negócio para privilegiar uma outra empresa, o que é definido por Gerardo como “ uma sabotagem pobre”.

Quando o posicionamento é bem definido, o efeito positivo é a multiplicação da boa imagem da empresa independente de críticas rasas, principalmente em redes sociais:

“Os haters podem reclamar o quanto quiserem, mas as vendas e as margens estarão lá em cima. Não muda nada com um comentário. Tem que conviver muito bem com essa situação, que é a coisa mais normal da internet em que todos podem falar o que quiser, porém, para esses comentários afetarem uma empresa bem posicionada, já é outra história. É o mesmo que criticar o cabelo de uma pessoa por ser preto ou seus olhos por serem azuis. É a essência da pessoa e a crítica não vai alterar o DNA dela” completa.

O seu negócio encontrou seu posicionamento de marca? Siga adiante e ignore os haters…

 

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