Aรงรตes permitem que vendedores alavanquem suas vendas e engajem consumidores.
Ao longo do ano e, sobretudo, em datas comemorativas, os marketplaces realizam diferentes campanhas promocionais para determinados nichos de produtos ou departamentos. Nessas datas, รฉ possรญvel verificar um significativo aumento nas vendas.
Essas campanhas, geralmente, promovem descontos no preรงo dos produtos, valor do frete e atรฉ forma de pagamento. Elas aumentam a visibilidade dos produtos em cada pรกgina dos sellers. Costuma ser bem fรกcil aderir a estas aรงรตes, lembrando que cada plataforma tem suas prรณprias regras e cada campanha tem a sua prรณpria duraรงรฃo.
Participar ou nรฃo das campanhas dos marketplaces?
Para aderir ร s campanhas dos marketplaces, รฉ preciso que o seller faรงa um bom planejamento e defina seus objetivos. O vendedor deve analisar as condiรงรตes oferecidas por cada canal e em alguns casos negociar aรงรตes promocionais direto com um representante comercial do marketplace.
Existem diversos tipos de campanhas, tais como ADS e Publicidade nos marketplaces, promoรงรตes especรญficas por categorias ou SKU, campanhas de frete gratuito e promoรงรตes do prรณprio marketplace para o seller, sem valor adicional em cima da compra, entre outros.
As campanhas sรฃo uma รณtima oportunidade para alavancar as vendas e aproveitar para ter maior rentabilidade nesse processo, sempre lembrando que o controle nesse processo deve ser redobrado.
Cuidados necessรกrios
Do ponto de vista dos parceiros, as campanhas trazem inรบmeros benefรญcios. No entanto, รฉ preciso atenรงรฃo ร s porcentagens de comissionamento, repasse de valores do marketing e de frete, que podem ser alterados.
A conciliaรงรฃo dos pagamentos ajuda muito nesse sentido, mas รฉ preciso atenรงรฃo para que as vendas e os pagamentos estejam alinhados e claros para permitir a otimizaรงรฃo do controle financeiro, bem como para entender as despesas e garantir que a precificaรงรฃo menor durante a campanha serรก boa para a empresa como um todo.
Uma das opรงรตes de conciliaรงรฃo disponรญveis no mercado รฉ o KONCILI, software lรญder na conciliaรงรฃo de pagamento dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, que oferece relatรณrios completos na tela de lanรงamento, o que permite melhorar nรฃo sรณ a gestรฃo financeira, mas tambรฉm as tomadas de decisรตes posteriores, a verificaรงรฃo de erros e a criaรงรฃo de estratรฉgias para as prรณximas campanhas.
Tipos mais comuns de campanhas em marketplaces
Entre os principais tipos de campanhas e promoรงรตes disponรญveis em marketplaces, estรฃo a porcentagem de desconto ร vista, % de desconto para pagamento no boleto e frete grรกtis. Alguns marketplaces tambรฉm fazem campanhas para a reduรงรฃo do comissionamento por perรญodo.
Tendo em vista os diferentes tipos de campanhas, o mais importante รฉ planejar o melhor momento para escolher a campanha mais apropriada para o seu negรณcio e, efetivamente, ter o controle desses repasses. Essa tendรชncia ganhou forรงa em 2020 e segue ganhando ainda mais forรงa em 2021 com novos meios de pagamentos, como o PIX.
Para mais informaรงรตes sobre as campanhas em marketplaces, acesse https://bit.ly/3qltHeV.