É possível recorrer à comissão por cancelamento na B2W?

Saiba em quais situações a B2W permite que o seller recorra e solicite restituição da comissão.

A B2W Marketplace cobra uma comissão sobre o valor total de todas as vendas. A taxa diz respeito ao uso da plataforma, ao serviço de avaliação de fraude e todos os processos sistêmicos e tecnológicos.

O B2W Marketplace representa hoje o maior comércio eletrônico da América Latina com mais de 17 milhões de clientes ativos e mais de 2 bilhões de visitas todos os anos. Atualmente, possui mais de 40 categorias de produtos e é a maior plataforma de marketplace do Brasil.

Como a primeira plataforma de SAC especializada para quem vende em marketplaces a centralizar o SAC de mais um canal de venda, o KONCILI, plataforma líder na conciliação de repasses dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, resolveu esclarecer um das principais dúvidas dos sellers, a comissão por cancelamento na B2W.

É preciso que o vendedor Tenha em mente que a B2W sempre vai cobrar comissão, independentemente se o pedido foi cancelado pelo cliente ou pelo vendedor. No site da plataforma, você encontra a seguinte explicação:

“A comissão é a remuneração pelos serviços prestados no marketplace, como a intermediação de negócios e serviços de tecnologia. Desta forma, o valor da comissão será devido em todos os pedidos, até mesmo nos casos em que a entrega do produto não se concretizar ou for cancelada por qualquer motivo, exceto em casos que não houve a aprovação da compra”.

Ou seja, a B2W Marketplace cobra uma comissão sobre o valor total de todas as vendas. A taxa diz respeito ao uso da plataforma, ao serviço de avaliação de fraude e todos os processos sistêmicos, tecnológicos e de segurança.

Novas regras de comissão para B2W

Em fevereiro de 2021, entraram em vigor novas regras de comissão para serviços de entrega (B2W Entrega ou B2W Fulfillment). Essas atualizações também impactam a política de cobrança nos casos de pedidos cancelados.

Uma das mudanças se refere ao cancelamento do pedido dentro do prazo de expedição, quando o seller não precisa pagar nenhuma taxa. Ou seja, cancelamentos feitos em até 24hrs estão isentos da comissão.

Como recorrer e solicitar a restituição

A plataforma permite que o seller recorra e solicite restituição da comissão nas seguintes situações:

  • Compra com suspeita de fraude;
  • Cancelamento por culpa da B2W;
  • Promoções realizadas sem a permissão do vendedor, em que se confirma um erro da plataforma;
  • Outras situações ocasionadas pela empresa, e não pelo seller ou pelo cliente.
  • Caso o cancelamento se enquadre em algum desses cenários, a plataforma analisa a situação e pode estornar a comissão cobrada. No entanto, isso não significa que a restituição é garantida.

É preciso atenção, pois os lançamentos são feitos automaticamente pelo sistema da B2W e, por isso, pode haver cobranças indevidas. Ao realizar a conciliação dos repasses, é fundamental que o seller verifique todas as comissões por cancelamento.

Airton Ribeiro, Analista de Suporte do Koncili, destaca que “o controle e a gestão financeira são indispensáveis para manter qualquer negócio saudável. Um sistema que automatiza e otimiza esses processos garante que o seller receba corretamente todos os valores. Por isso investir em uma ferramenta de conciliação automática pode ser a solução para evitar prejuízo”.

Destaque da Semana

Curitiba se consolida como destino de Natal popular entre agências de turismo

Com as festas de fim de ano se aproximando,...

Natal chegou ao Grupo Família Madalosso

A partir do dia 15 de novembro, uma das...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor