Saiba em quais situações a B2W permite que o seller recorra e solicite restituição da comissão.
O B2W Marketplace representa hoje o maior comércio eletrônico da América Latina com mais de 17 milhões de clientes ativos e mais de 2 bilhões de visitas todos os anos. Atualmente, possui mais de 40 categorias de produtos e é a maior plataforma de marketplace do Brasil.
Como a primeira plataforma de SAC especializada para quem vende em marketplaces a centralizar o SAC de mais um canal de venda, o KONCILI, plataforma líder na conciliação de repasses dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, resolveu esclarecer um das principais dúvidas dos sellers, a comissão por cancelamento na B2W.
É preciso que o vendedor Tenha em mente que a B2W sempre vai cobrar comissão, independentemente se o pedido foi cancelado pelo cliente ou pelo vendedor. No site da plataforma, você encontra a seguinte explicação:
“A comissão é a remuneração pelos serviços prestados no marketplace, como a intermediação de negócios e serviços de tecnologia. Desta forma, o valor da comissão será devido em todos os pedidos, até mesmo nos casos em que a entrega do produto não se concretizar ou for cancelada por qualquer motivo, exceto em casos que não houve a aprovação da compra”.
Ou seja, a B2W Marketplace cobra uma comissão sobre o valor total de todas as vendas. A taxa diz respeito ao uso da plataforma, ao serviço de avaliação de fraude e todos os processos sistêmicos, tecnológicos e de segurança.
Novas regras de comissão para B2W
Em fevereiro de 2021, entraram em vigor novas regras de comissão para serviços de entrega (B2W Entrega ou B2W Fulfillment). Essas atualizações também impactam a política de cobrança nos casos de pedidos cancelados.
Uma das mudanças se refere ao cancelamento do pedido dentro do prazo de expedição, quando o seller não precisa pagar nenhuma taxa. Ou seja, cancelamentos feitos em até 24hrs estão isentos da comissão.
Como recorrer e solicitar a restituição
A plataforma permite que o seller recorra e solicite restituição da comissão nas seguintes situações:
- Compra com suspeita de fraude;
- Cancelamento por culpa da B2W;
- Promoções realizadas sem a permissão do vendedor, em que se confirma um erro da plataforma;
- Outras situações ocasionadas pela empresa, e não pelo seller ou pelo cliente.
- Caso o cancelamento se enquadre em algum desses cenários, a plataforma analisa a situação e pode estornar a comissão cobrada. No entanto, isso não significa que a restituição é garantida.
É preciso atenção, pois os lançamentos são feitos automaticamente pelo sistema da B2W e, por isso, pode haver cobranças indevidas. Ao realizar a conciliação dos repasses, é fundamental que o seller verifique todas as comissões por cancelamento.
Airton Ribeiro, Analista de Suporte do Koncili, destaca que “o controle e a gestão financeira são indispensáveis para manter qualquer negócio saudável. Um sistema que automatiza e otimiza esses processos garante que o seller receba corretamente todos os valores. Por isso investir em uma ferramenta de conciliação automática pode ser a solução para evitar prejuízo”.