A cantora e compositora Isabella Bretz amplia o universo de seu mais recente álbum, “Retalho de Mundo”, com o clipe “Faísca de Pó”. A faixa ganha uma animação assinada pelo artista Jackson Abacatu, transformando o simbolismo da letra em uma série de intervenções e técnicas de desenho e pintura.
Assista a “Faísca de Pó”: https://youtu.be/gVDGEsMV3vA
Ouça “Retalho de Mundo”: http://hyperurl.co/RetalhodeMundo
Embora tenha um arranjo sutil, “Faísca de Pó” nasce de um conceito complexo: o paradoxo de sermos seres cheios de nuances e possibilidades e a nossa pequenez diante do universo. Talvez por isso a letra só tenha se tornado possível quando Isabella optou por simplificar ao invés de complicar.
“Eu tinha um assunto em mente para escrever uma música, mas tudo que ia pro papel não combinava, não rimava. Tentei várias vezes. Um dia, sentada no chão da sala, de repente houve uma ‘epifania’, tudo fez sentido. E por que cargas d’água eu preciso rimar? O que acontece com as pessoas que não rimam? Vão presas? Que libertação! Escrevi toda a letra em 8, 10 minutos. Peguei o violão e brinquei com dois acordes. Para que mais, se essa só precisava de dois? E assim nasceu ‘Faísca de Pó’”, recorda.
Para dar vida à canção, Bretz se uniu novamente ao parceiro de longa data, Jackson Abacatu. Eles trabalham juntos no projeto de curtas chamado Pequenezas, ao lado do músico Rodrigo Lana, com produções que já estiveram presentes em vários festivais no Brasil e no exterior. Além disso, Abacatu já fez capas para álbuns e outros projetos de Isabella. A escolha da animação como linguagem se deu pelas suas infinitas possibilidades – tal qual o universo. Começando com traços simples, em preto e branco, que remetem à própria composição da música, as ilustrações vão ganhando complexidade e cores e dialogando com estilos de pintura e até com intervenções sobre imagens da própria Isabella Bretz.
A técnica utilizada no vídeo foi a rotoscopia, que é a interferência (manual ou digital) sobre um material previamente filmado. Ela pode ser usada para manter o realismo ou apenas manter a base dos movimentos reais e ter um resultado final mais expressivo ou experimental. Em “Faísca de Pó”, a partir dos fotogramas exportados (foi utilizada uma taxa de 10 quadros por segundo), o diretor utilizou diversas técnicas artísticas, como por exemplo o carvão, o desenho sobre papel, a pintura (manual e digital), o recorte digital, além do uso de materiais como massa de modelar e até mesmo café. Felipe Ávila, Domitila Vitória, Arthur Senra e Diego Akel participaram do processo de criação artística sobre os fotogramas, de forma manual e digital.
“Eu quis fazer uma animação para ‘Faísca de Pó’ porque juntei uma vontade latente de realizar uma experimentação em rotoscopia com a carga de simbolismos e mensagens que a música traz, o que eu pessoalmente acho muito rico de ser transmitido para esse mundo da animação. A música desperta um sentimento bom, uma energia sutil que passeia pela reflexão sobre a vida e nosso lugar no universo”, sintetiza Jackson Abacatu.
“Faísca de Pó” se une a “O Rio e o Medo”, primeira faixa de “Retalho de Mundo” a ganhar um clipe, dirigido pela própria Isabella Bretz. Fruto de um processo de imersão ao longo de seis anos e contando com a colaboração de cerca de 30 profissionais, o disco é uma coleção de histórias, sensações e sentimentos compartilhados. Assim como em outros trabalhos, Isabella canta sobre o ser humano em suas questões individuais e coletivas.
Assista a “O Rio e o Medo”: https://youtu.be/7MWxrdUCOKs
A produção musical, gravação e mixagem foram feitas por Fernando Braga; a master ficou por conta de Sturla Mio Thorisson. Isabella assina a coprodução musical, direção artística e produção executiva da gravação. “Faísca de Pó” já está disponível no canal de YouTube da artista, e o disco, para audição nas principais plataformas de música.
Assista a “Faísca de Pó”: https://youtu.be/gVDGEsMV3vA
Ouça “Retalho de Mundo”: http://hyperurl.co/RetalhodeMundo
Ficha técnica
Música
Composição: Isabella Bretz
Intérprete: Isabella Bretz
Produção musical, gravação e mixagem: Fernando Braga
Coprodução musical, direção artística e produção executiva: Isabella Bretz
Master: Sturla Mio Thorisson
Músicos: Isabella Bretz (voz e violão), Khadhu Capanema (esraj), Rodrigo Garcia (violoncelo), Rodrigo Lana (instrumentos virtuais), Alexandre da Mata (violão de aço).
Vídeo:
Direção, animação e edição: Jackson Abacatu
Animação assistente: Arthur B. Senra, Diego Akel, Domitila Clemente e Felipe Ávila
Etama Produções – Belo Horizonte, 2021