Walcir Soares Junior*
Explicaรงรตes para as diferenรงas de desempenho escolar no ensino bรกsico brasileiro sรฃo muitas. Essa desigualdade no desempenho educacional reflete outros tipos de desigualdade como a de renda, a regional, a social e a racial. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicรญlios Contรญnua (PNAD-2019), 56,2% da populaรงรฃo brasileira se autodeclara preta ou parda. Mas as caracterรญsticas socioeconรดmicas desse grupo sรฃo sistematicamente piores do que as do grupo autodeclarado branco, mesmo quando controladas caracterรญsticas importantes. E como seria de se esperar, seu desempenho tambรฉm.
A proporcionalidade de pessoas autodeclaradas pretas e pardas na populaรงรฃo brasileira e entre alunos do 5ยบ ano no ensino fundamental, segundo dados do Sistema de Avaliaรงรฃo da Educaรงรฃo Bรกsica (SAEB-2017) รฉ muito semelhante: 55%. No entanto, alunos autodeclarados pretos estรฃo em clara situaรงรฃo de desvantagem. Compreender como se dรก essa desigualdade pode ser importante tambรฉm para o planejamento de polรญticas focalizadas que visem reduzir essa disparidade.
Autores como Soares e Alves (2003) mostram que o grande hiato entre alunos brancos e pretos em relaรงรฃo ao desempenho escolar pode se dar por questรตes socioeconรดmicas, pelo nรญvel de escolaridade dos pais e tambรฉm pelo incentivo ร educaรงรฃo dado pelos mesmos. De acordo com Soares e Collares (2006), fatores culturais como o envolvimento dos pais com a educaรงรฃo de seus filhos estรฃo fortemente associados a esse hiato. E รฉ exatamente isso que vemos ao analisar os dados do SAEB.
Quando observadas as diferenรงas em termos da cor da pele autodeclarada dos estudantes, vemos que alunos pretos (e pardos) e รญndios tรชm um desempenho sistematicamente abaixo da mรฉdia do paรญs, enquanto alunos brancos tรชm um desempenho superior em quase dez pontos na escala do SAEB: 209 pontos na nota de portuguรชs para negros e 219 para brancos; 218 em matemรกtica para negros e 229 para brancos.
Regionalmente, o desempenho mรฉdio dos alunos รฉ pior quanto maior a proporรงรฃo de alunos pretos. As regiรตes Norte e Nordeste do paรญs, onde a proporรงรฃo de pretos e pardos รฉ de 65%, em mรฉdia, possuem os piores desempenhos mรฉdios โ tanto em portuguรชs quanto em matemรกtica. Os desempenhos mais altos estรฃo localizados nas regiรตes Sudeste e Sul, onde a proporรงรฃo de pretos รฉ de 51% e 32%, respectivamente.
Alunos autodeclarados brancos tรชm um desempenho superior em todas as esferas administrativas, municipal, estadual, federal e privada. Para o paรญs como um todo, 31% das mรฃes dos alunos do 5ยบ ano possuรญam ensino superior em 2017. Esse percentual cai para 15% entre pretos. Alunos pretos entre os 25% com pior desempenho tรชm uma menor proporรงรฃo de terem feito prรฉ-escola, de mรฃes com ensino superior e estรฃo em pior situaรงรฃo quanto a caracterรญsticas socioeconรดmicas, como possuir automรณvel ou computador.
Essas diferenรงas de desempenho se mantรชm mesmo quando controladas caracterรญsticas socioeconรดmicas, escolaridade dos pais, se o aluno estudou ou nรฃo em escola pรบblica e se jรก reprovou alguma vez. Isso demonstra a importรขncia e necessidade de polรญticas afirmativas, uma vez que essa defasagem pode ser um importante componente discriminatรณrio em diversas oportunidades que dependem do desempenho escolar, como por exemplo, o acesso ao ensino superior e ao emprego.
*Walcir Soares Junior (Dabliu), doutor em Desenvolvimento Econรดmico com foco em polรญticas pรบblicas educacionais, รฉ professor de Economia na Universidade Positivo