Gabriel Bollico e ANYMARKET estrelam podcast sobre marketplace de nicho

Podcast Entre Amigos oferecido pelo E-commerce Brasil traz discussรตes de alto nรญvel, projeรงรตes de mercado, cases de sucesso e as รบltimas novidades do mercado de e-commerce.

Episรณdio destrincha as particularidades de uma operaรงรฃo de sucesso em um marketplace de nicho.

Sempre de olho nas รบltimas tendรชncias do universo e-commerce, o podcast Entre Amigos dessa semana traz um bate pape entre Pierre Baptista, coordenador de marketing do ANYMARKET, e Gabriel Bollico, CEO da ShopB e um dos maiores nomes do e-commerce brasileiro, sobre as particularidades de uma operaรงรฃo de sucesso em um marketplace de nicho.

Neste episรณdio, Pierre e Bollico debatem os diferentes aspectos da operaรงรฃo de venda digital, desde o inรญcio da estratรฉgia ร  definiรงรฃo de requisitos, explorando vantagens e pontos de atenรงรฃo na hora de escolher o marketplace ou as ferramentas e ideais.

Gabriel Bollico, que atua no Nicho gamer desde 2009 nos sites ShopB, Meu Game Usado, Club Games e Distribuidora de Jogos, conta que comeรงou a gerar conteรบdo sobre e-commerce por ser o que ele vive todos os dias e sobre o que ele gosta muito de falar.

De uma maneira geral quando procuramos listar as maiores vantagens em atuar no marketplace de nicho, as primeiras respostas que surgem sรฃo especializaรงรฃo e centralizaรงรฃo do marketplace, que jรก traz um pรบblico especรญfico e garante a facilidade da busca pelo consumidor, o que representa uma oportunidade para que o prรณprio empreendedor conheรงa melhor o comportamento de consumo desse pรบblico.

Nesse sentido, Gabriel costuma dizer que o melhor lugar para vender hoje รฉ a Internet. Em contrapartida, o lugar mais competitivo tambรฉm รฉ a Internet. Entรฃo, como brigar de frente com os grandes? โ€œEm primeiro lugar รฉ preciso que vocรช seja um especialista. E vocรช sรณ consegue ser um especialista hoje em dia quando vocรช consegue estar nichado. E o fato de vocรช ter um negรณcio nichado vai ajudรก-lo a vender em marketplace. ร‰ um ciclo virtuosoโ€, explica Bollico.

โ€œEu costumo dizer que quando vocรช gosta de fazer o que vocรช faz, quando vocรช tem aptidรฃo para vender o que vocรช vende, รฉ meio que natural esse processo de estudo em cima do produto, em cima do nicho. Isso aumenta o teu conhecimento, transformando vocรช em uma autoridade, e essa autoridade รฉ replicada em pequenos aspectos, desde cadastro de produtos, atรฉ persuasรฃo na venda, o que รฉ uma vantagem em cima do grande varejoโ€, garante Gabriel.

Ele conta que como o grande varejo estรก sempre vendendo de tudo, quando vocรช mostra que entende do produto e jรก envolve os clientes ali nos gatilhos de venda, isso vai fazer a diferenรงa para vocรช.

โ€œDesde o primeiro momento lรก em 2009, eu criei a ShopB como uma loja gamer e estruturei um ecossistema em volta da ShopB, que รฉ formado pelo Meu Game Usado, que รฉ o maior site de compra e venda de jogos usados do Brasil, pela club, que รฉ um serviรงo de aluguel, pela Distribuidora de Jogos, mas tudo dentro do ecossistema dos Games. E foi isso que chamou a atenรงรฃo da indรบstria. Hoje temos parcerias exclusivas com a Nintendo, com a Xbox e com a PlayStationโ€.

โ€œCom o PlayStation 5, a Shop B foi umas das รบnicas lojas do Brasil a fazer a prรฉ-venda do item mais escasso do mundo nesse momento. Quando vocรช se torna um representante comercial direto da Nintendo, se nรฃo me engano sรฃo apenas 7 lojas no Brasil, vocรช tem acesso a produtos exclusivos. E depois que vocรช tem acesso a esses produtos fica muito mais fรกcil vender. Entรฃo teve todo um trabalho de 10 anos de marketing, de construรงรฃo de imagem, de aquecer a comunidade, de ser um negรณcio nichado representa um grande valor. ย Tanto que a ShopB hoje รฉ a รบnica loja gamer com parceria direta com Nintendo, Xbox e PlayStation. Todos os outros sรฃo os grandes do varejoโ€, orgulha-se Gabriel.

De acordo com o empreendedor, quando alguรฉm decide vender de tudo encontra muito mais dificuldade justamente por bater de frente com essas potรชncias como Amazon e B2W. Segundo ele, o ponto รฉ se vocรช tem know-how e grana para bater de frente com eles.

โ€œAgora quando vocรช รฉ nichado e vira uma autoridade, vocรช vai conseguir fazer um grande trabalho. Nรฃo รฉ fรกcil, nรฃo รฉ do dia para a noite, mas รฉ possรญvel e eu sou a prova viva disso. Eu acho que hoje em dia, se vocรช nรฃo tiver bilhรตes na conta, criar um negรณcio nichado e uma comunidade de clientes e fรฃs da marca, รฉ o que vai garantir que vocรช consiga fazer o grande negรณcioโ€, conclui ele.

Bollico ressalta a importรขncia da trรญade organizaรงรฃo, planejamento e foco. ย โ€œSe nรฃo tiver um serviรงo para fazer a operaรงรฃo rodar, cedo ou tarde vocรช vai se dar mal. Problemas acontecem sempre. Nรณs encontramos um furo de 57 mil reais e estamos correndo atrรกs para conseguir reaver esse valor. O crescimento รฉ uma dor e tem empresa que quebra justamente nessa hora. Por isso eu digo que vale a pena se preparar antes com um Hub e um sistema de conciliaรงรฃoโ€.

Pierre Baptista finaliza esse episรณdio com uma importante dica para quem deseja trabalhar com e-commerce em marketplace. โ€œร‰ preciso dar uma atenรงรฃo especial ao atendimento e ร  logรญstica. Mapeie seus pontos de reclamaรงรฃo e atue nisso. Olhe para o que o cliente estรก falando, faรงa pesquisas recorrentes, tente entender como estรก o serviรงo de logรญstica e surpreenda, o que contribui muito para a experiรชncia de usuรกrio e percepรงรฃo da marcaโ€.

Para escutar o podcast na รญntegra, acesse https://bit.ly/marketplace-de-nicho.

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