O professor do futuro? Ou do presente?

Andrรฉ Corradini (*)

โ€œOk, um, dois, trรชs… testando รกudioโ€

โ€œMe ouvem?โ€

โ€œVocรชs estรฃo me vendo?โ€

ร‰ bem provรกvel que nenhum professor se imaginasse comeรงando uma aula desta forma, mas รฉ com frases como essas que muitas aulas iniciam neste perรญodo de pandemia do coronavรญrus. A realidade que ela impรดs aos professores e alunos foi determinante para que hรกbitos e formas de trabalho mudassem radicalmente. O ensino a distรขncia, do dia para a noite, tomou conta do cenรกrio educacional do paรญs. Mas a pergunta que poderia ser feita รฉ: os professores estavam preparados para tais mudanรงas?

O cenรกrio para a busca desta resposta รฉ complexo e envolve muitas partes como os professores, os alunos, as instituiรงรตes de ensino e atรฉ mesmo o acesso ร  tecnologia, bem como sua compreensรฃo e domรญnio.

Muitos institutos de pesquisa e universidades procuraram mapear este assunto e os nรบmeros obtidos foram semelhantes. O Instituto Penรญnsula, organizaรงรฃo social de Sรฃo Paulo com foco a melhoria da qualidade da educaรงรฃo brasileira, realizou um levantamento a partir da pesquisa โ€œ’Sentimento e percepรงรฃo dos professores brasileiros nos diferentes estรกgios de coronavรญrus no Brasilโ€. Foram avaliadas as respostas de 7.734 mil professores de todo o paรญs, entre os dias 13 de abril e 14 de maio de 2020.ย O resultado foi expressivo e mostrou que 83% dos professoresย ainda se sentem nada ou pouco preparados para o ensino a distรขncia.

Outra pesquisa realizada em junho de 2020 pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mais de 15 mil professores de escolas pรบblicas, revelou que apenas 29% deles afirmaram possuir facilidade para o uso de tecnologias na forma de ensino online.

Estes dados nem levam em consideraรงรฃo o acesso ร  internet de qualidade โ€“ coisa rara em grande parte do paรญs โ€“ e acesso a equipamentos adequados como computadores, cรขmeras, microfones e iluminaรงรฃo bรกsica. Ou seja, o que estรก sendo questionado รฉ รบnica e exclusivamente a capacidade de ministrar uma aula de qualidade a distรขncia.

A discussรฃo sobre o assunto abrange diferentes รกreas e pontos de vista. Hรก quem afirme que a tecnologia pode, em algum momento, se apropriar do ensino e com isso limitar ou atรฉ mesmo eliminar o professor desta relaรงรฃo, o substituindo. Outros debatem a necessidade do convรญvio professor e tecnologia como forma de aperfeiรงoamento de modelos pedagรณgicos, e com isso levar o professor ao papel de mediador dos conteรบdos. Na gestรฃo do conhecimento existe amplo lugar para estes debates que, com certeza, devem ser realizados e aprofundados.

Como professor, trabalhando tambรฉm na modalidade a distรขncia por mais de 20 anos, posso afirmar que a grande maioria dos professores nรฃo รฉ preparada para esta forma de ensino (e os motivos deixo para outro texto). Temos que levar em consideraรงรฃo que uma aula a distรขncia รฉ muito mais do que um professor ligar uma cรขmera e comeรงar a falar desesperadamente diante dela.

Diante de um cenรกrio que estรก longe de ser resolvido o que podemos ter certeza รฉ de que as aulas a distรขncia serรฃo cada vez mais utilizadas. Seja por motivos sanitรกrios, seja por uma realidade (nem tรฃo nova assim) que estรก cada vez mais presente no dia a dia dos alunos e professores. E o que resta aos educadores?

Nรฃo tem como fugir da capacitaรงรฃo, do aperfeiรงoamento, da adaptaรงรฃo e do domรญnio de recursos que atรฉ bem pouco tempo nรฃo faziam parte da sua formaรงรฃo. Brigar com a tecnologia? Acredito nรฃo ser uma boa ideia. ร‰ ligar a luz, instalar o microfone, regular a cรขmera, ajustar o cenรกrio, preparar os materiais, e aรงรฃo!

Andrรฉ Corradini

(*) Andrรฉ Corradini รฉ mestre em Gestรฃo do Conhecimento e professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Ciรชncias Agrรกrias do Centro Universitรกrio Internacional UNINTER

Destaque da Semana

Natal maximalista: Botteh encanta com vitrine de fim de ano por Rodolfo Fontana

A Av. do Batel, um dos pontos mais icรดnicos...

CEO do Grupo A.Yoshii รฉ eleito Empresรกrio do Ano no Paranรก

Leonardo Yoshii รฉ homenageado no Prรชmio Lรญderes do Brasil,...

Shopping entrega 700 livros para quatro instituiรงรตes da cidade

O projeto โ€œLeitura Para Todosโ€, executado pelo Catuaรญ Shopping...

McDonald’s destaca a forรงa do Big Mac em nova campanha

Para acompanhar o lanรงamento, marca tambรฉm traz as versรตes...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor