sábado, 22 fevereiro 2025
18.9 C
Curitiba

O segredo para alavancar o e-commerce são as tentativas via Growth Hacking

Alessandra de Paula (*)

Quem possui, ou pretende possuir um e-commerce para alavancar suas vendas, com certeza já leu ou ouviu falar sobre growth hacking, mas não entendeu seu significado ou, o que é pior, ficou sem saber da aplicabilidade do conceito em seu negócio. Como nem todos que possuem uma empresa voltada ao e-commerce são formados em Marketing, alguns termos e estrangeirismos empregados pelos profissionais da área são estranhos e nada dizem aos leigos.

Então, iniciando, procuramos a tradução de growth e encontramos “crescimento”. Quanto à palavra hacking, já mais popular, com origem em hacker, seu significado foi deturpado pelo uso que se fez dela. Afinal, hackers não são apenas os criminosos que invadem computadores e sistemas para se apropriarem de dados e informações secretas. Na realidade, são todas aquelas pessoas que possuem um grande conhecimento técnico de informática e de computação, cujo trabalho inclui o desenvolvimento e modificação de novos programas para equipamentos eletrônicos, reduzindo seu tamanho e aumentando a capacidade interna. Quando se unem os conceitos no termo growth hacking, significa a identificação de aspectos críticos e fragilidades da empresa.

Ao aplicar o conceito o que se pretende é o uso de determinadas ferramentas com vistas ao crescimento dos negócios por meio da identificação de possibilidades e alternativas. Para isso, usa-se o conhecimento, principalmente de ferramentas tecnológicas, para planejar estratégias e colocar em prática ações específicas voltadas a objetivos previamente definidos, a fim de se obter o crescimento da empresa. Ações com foco nesse objetivo, após as verificações prévias, são implementadas em bases concretas e dispensam os “achismos” ou a tomada intuitiva de decisões.

E qualquer pessoa pode executar esses procedimentos? Em tese, não. O ideal é que sejam planejados e executados por profissionais do Marketing, cuja formação os credencia para buscar o crescimento da empresa. Com essa parceria estabelecida, são definidos os objetivos da ação que visa o crescimento dos negócios e elaboram-se hipóteses a partir tanto do conhecimento que se tem sobre a empresa quanto do conhecimento dos profissionais. Na sequência, realizam-se experimentos e testagens para verificar se as hipóteses são verdadeiras. Por último são utilizadas ferramentas tecnológicas para a implementação da ação propriamente dita.

Uma ferramenta essencial e de fácil acesso para iniciar o trabalho é a Google Trends que possibilita, pela análise dos dados coletados, uma melhor compreensão das tendências de comportamento do consumidor. Ela fornece informações sobre os termos mais pesquisados, o que permite às empresas utilizar essas informações para alavancar novas ideias para seus produtos. Já o Analytics, também ferramenta do Google, facilita a análise dos dados e inclui informações sobre o número de visitas à página, bem como as taxas de rejeição (quando houver). Integrada a outras ferramentas, essa opção facilita o cruzamento de dados para resultados mais objetivos. E existe ainda o SEMrush que é prático e versátil, bastante popular, e que mostra tendências e palavras-chaves relacionadas à busca, o que agiliza a pesquisa.

Além dessas opções, há outras disponibilizadas em páginas de growth hacking que contribuem para potencializar resultados. Procure conhecê-las, esteja atento às demandas de seu e-commerce e, sobretudo, procure utilizar o conceito. Melhor ainda se puder contar com a ajuda de um profissional cujos conhecimentos específicos permitem selecionar as ferramentas mais adequadas para alavancar os resultados da sua empresa.

Alessandra de Paula

(*) Alessandra de Paula é professora da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional UNINTER

Destaque da Semana

Academia do Coração do Hospital Costantini ultrapassa 350 mil atendimentos

Estima-se que os praticantes da academia caminharam juntos, nos...

Jurerê OPEN registra aumento de 200% no número de visitantes neste verão

Temporada já é considerada a melhor de todos os...

“Histórias: Show do Século” anuncia data em Curitiba com grandes nomes do sertanejo

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor