Estudo, renovaรงรฃo e investimentos tecnolรณgicos marcaram a vida dos empresรกrios no รบltimo ano para superar dificuldades impostas pelo isolamento social
O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia de Covid-19, que fez o mundo entrar em lockdown para tentar diminuir a propagaรงรฃo do vรญrus. A pandemia jรก dura mais de um ano, e as empresas tiveram que se reinventar para continuarem faturando durante esse perรญodo em que muitas estรฃo com as portas fechadas para o pรบblico.
Grande parte das empresas optou pelo investimento em tecnologias para poder superar as dificuldades dessa situaรงรฃo: os restaurantes migraram para o sistema delivery, as organizaรงรตes que trabalhavam exclusivamente em escritรณrios tiveram que optar pelo Home Office, as escolas criaram plataformas e espaรงos para seus estudantes terem aulas EAD ou em formato hรญbrido.
Os modelos hรญbridos permitem oferecer aos alunos a seguranรงa exigida pelos รณrgรฃos sanitรกrios do governo, mas mantendo caracterรญsticas importantes da aula presencial, como a interaรงรฃo com o professor, mesclada com as facilidades trazidas pela tecnologia.
Curso hรญbrido e suas novidades
A rede de idiomas inFlux English School criou o inFlux Hybrid, um modelo inรฉdito no ensino de idiomas. Baseada em estudos pedagรณgicos e pesquisas, a rede desenvolveu uma modalidade onde parte das aulas acontecem em uma plataforma de ensino online e parte de forma presencial.
“A plataforma foi desenvolvida para trazer uma experiรชncia e interatividade atรฉ entรฃo inexistentes nas aulas online no Brasil. Foram realizados investimentos em inteligรชncia artificial e mecรขnicas interativas de exercรญcios que proporcionam aprendizado mais efetivo e dinรขmico. Uma verdadeira imersรฃo para o aprendizado rรกpido da lรญngua inglesa” diz o CEO da rede inFlux, Ricardo Leal.
Benefรญcios para o aluno e para o franqueado
Para o franqueado, os dois principais benefรญcios sรฃo o aumento da taxa de retenรงรฃo de alunos matriculados na modalidade, que foi de 97% (acima dos 80% tradicionais da rede), e a possibilidade de comportar um maior nรบmero de alunos utilizando o mesmo espaรงo. “Ao invรฉs de utilizarmos uma sala de aula para turmas de terรงas e quintas, por exemplo, com o inFlux Hybrid podemos utilizar a mesma sala de aula para uma turma com aulas nas terรงas e outra turma diferente com aulas nas quintas. No pรณs-pandemia, abre a possibilidade de dobrar a capacidade instalada de estudantes. Alรฉm disso, foi essencial para que nossas escolas pudessem comportar a mesma quantidade de alunos mesmo neste momento de distanciamento social”, avalia Leal.
Para os estudantes, trata-se de um modelo que exige menos deslocamentos (apenas uma aula presencial por semana), oferecendo mais seguranรงa a um custo mais baixo – 25% menor do que o modelo tradicional. Alรฉm disso, o mรฉtodo de ensino inFlux, reconhecido por sua qualidade, foi mantido para o inFlux Hybrid. Com isso, os alunos dessa modalidade contam tambรฉm com o “Compromisso de Aprendizado”, uma garantia, em contrato, de que o aluno alcanรงa em atรฉ dois anos e meio de curso 700 ou mais pontos no teste de proficiรชncia internacional TOEIC, o que equivale ao nรญvel de inglรชs para cargos de alta gerรชncia e diretoria em muitas multinacionais.
Caminho inevitรกvel
Segundo o CEO da rede inFlux, a criaรงรฃo do curso hรญbrido se tornou um caminho inevitรกvel. “Os avanรงos tecnolรณgicos sรฃo diรกrios, e a pandemia de Covid-19 apenas adiantou o que era um pensamento nosso. Continuaremos com o nosso mรฉtodo tradicional, pois sabemos que muitas pessoas preferem aulas dessa maneira, mas teremos esse novo formato, que exige menos deslocamentos. Sempre procuramos nos adiantar ao mercado e lanรงar novas tendรชncias que facilitem, democratizem e despertem cada vez mais o interesse ao aprendizado, e o inFlux Hybrid รฉ pioneiro em todos esses sentidos”, ressalta.
Tecnologias que auxiliam na modernizaรงรฃo do RH
A pandemia tambรฉm trouxe desafios na รกrea de Recursos Humanos: o uso de ferramentas e soluรงรตes digitais foi estratรฉgico para acelerar processos no RH, reduzir custos operacionais e diminuir o risco de contaminaรงรฃo.
A diretora de Serviรงos de RH da Employer, Vรขnia Montenegro, comenta que as novas tecnologias descomplicaram processos de RH, como por exemplo, o recrutamento, a eleรงรฃo online, ponto, holerites, entre outros. “A tecnologia contribuiu para que o nosso trabalho fosse ainda mais assertivo e assegurasse a seguranรงa dos trabalhadores, que poderiam se contaminar ao transitarem com os documentos”, explica.
A Employer, uma das maiores empresas de RH no paรญs, usa a plataforma Epays para auxiliar seus mais de 500 clientes no envio de recibos de pagamentos com seguranรงa jurรญdica, assinatura e arquivamento digital. O Epays tambรฉm serve como elo na comunicaรงรฃo entre o RH e o trabalhador. A plataforma possibilita que o colaborador faรงa solicitaรงรตes, como fรฉrias, adiantamento de 13ยฐ salรกrio, alteraรงรตes cadastrais e envio de documentos.
“O sistema permite ao RH disponibilizar documentos padrรตes, como contratos, que podem ser enviados a um ou mais trabalhadores com o aceite digital, e leva em consideraรงรฃo os contratos que ainda nรฃo foram digitalizados”, explica Vรขnia.
Alรฉm de uma soluรงรฃo inteligente e em conta para a transformaรงรฃo รกgil do RH nas empresas, a ferramenta tambรฉm auxilia na assinatura digital no holerite, visualizaรงรฃo do ponto, alerta de pagamentos, recebimento de benefรญcios, avaliaรงรฃo de trabalhadores, controle de equipe, avisos do RH, recibos personalizados, acesso individual de CNPJ ou filiais e registro de ponto manual ou facial com seguranรงa, que vem sendo usado na gestรฃo de pessoas em home office.
O aplicativo Epays pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar pelo smartphone, permitindo ao gestor e ao trabalhador acompanhar o holerite e o ponto de forma prรกtica.
Admissรฃo digital
Outra ferramenta que auxilia o RH na hora de realizar admissรฃo digital รฉ a plataforma Lugarh, que faz o envio e o recebimento de documentos de forma online, via celular ou computador. A plataforma รฉ 100% digital – toda a comunicaรงรฃo รฉ feita pelo Lugarh, sem que haja necessidade de contato fรญsico. Alรฉm disso, a soluรงรฃo realiza o recebimento e a validaรงรฃo dos documentos necessรกrios no momento da contrataรงรฃo por meio de inteligรชncia artificial.
De acordo com Montenegro, a plataforma economiza tempo do RH ao auxiliar na validaรงรฃo e na conferรชncia de documentos enviados pelo temporรกrio. “Todo o processo de contrataรงรฃo, que dura em mรฉdia uma semana, pode ser reduzido para 30 minutos”, diz.
Software permite ligaรงรตes entre colaboradores via Microsoft Teams
No atual contexto, as plataformas omnichannel estรฃo cada vez mais em alta, sendo que a Nexus, desenvolvida pela Nexcore Tecnologia, รฉ uma delas. O software pode ser usado em diversas comunicaรงรตes corporativas, como e-mail, chat, redes sociais, Telegram, WhatsApp e SMS. A soluรงรฃo permite a integraรงรฃo de sistema na plataforma Microsoft Teams, uma das mais usadas para reunir suas equipes de forma remota.
De acordo com levantamento realizado pela Microsoft, de marรงo a outubro de 2020, a plataforma saltou de 32 para 115 milhรตes de usuรกrios. Esse aumento se deve ao fato de a soluรงรฃo permitir a realizaรงรฃo de chats internos, reuniรตes por videoconferรชncias, criaรงรฃo de times por setor, calendรกrio compartilhado e transferรชncia de arquivos e chamadas.
Por conta da grande capacidade de opรงรตes que auxiliam no fluxo de trabalho, a Nexcore Tecnologia oferece a opรงรฃo de integraรงรฃo do seu software Nexus ร s empresas que jรก possuem o Teams para que elas possam se beneficiar dos serviรงos de voz de maneira integrada. Alรฉm disso, o software, que conta com infraestrutura em nuvem e integraรงรตes com a API oficial do WhatsApp, permite agora que empresas que jรก utilizam o Microsoft Teams faรงam ligaรงรตes telefรดnicas para todos os colaboradores em qualquer lugar do mundo.
Benefรญcios
Alรฉm de o Nexus integrar a telefonia da empresa com os usuรกrios do Microsoft Teams, o software proporciona reduรงรฃo de custos, permitindo que as chamadas sejam realizadas pelo notebook e smartphone. ร possรญvel registrar quantos nรบmeros telefรดnicos sejam necessรกrios para permitir a interaรงรฃo entre os colaboradores.