quarta-feira, 18 dezembro 2024
18.8 C
Curitiba

Obra da Ponte da Integração Brasil-Paraguai atinge 67% de execução em agosto

Ponte Brasil Paraguai – Foto: DER
A obra da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, atingiu 67% de execução neste mês de agosto. Essa informação e mais detalhes estão disponíveis no boletim informativo da obra, publicado mensalmente no portal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e encaminhado como uma newsletter para quem se inscrever.

Na margem brasileira, em Foz do Iguaçu, foi realizado o tensionamento dos primeiros estais, que são compostos por um conjunto de cabos de aço que sustentarão o tabuleiro da ponte sobre o Rio Paraná. Até o final da obra, serão 116 estais tensionados, variando de 66 a 263 metros de extensão.

Também foi executada a pré-montagem de mais duas aduelas metálicas de um total de 37 que serão posicionadas no vão central, e instalados tubos forma no mastro principal brasileiro, que deve atingir 175 metros de altura, de sua fundação ao topo, até o final de agosto.

Na margem paraguaia, em Presidente Franco, foi finalizada a câmara de transição do mastro principal e iniciada a câmara de estais, que terá 34 metros de altura. Até o final do mês o mastro deve atingir 151 metros. E no vão central foram posicionadas e solidarizadas lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 5.1.

ESTRUTURA – A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. Sua estrutura será maior que a primeira ponte de ligação ao Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade, e se localiza a cerca de 10 quilômetros de distância desta. A nova ponte é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, Itaipu Binacional e o Governo Federal, cabendo ao DER/PR administrar a execução da obra.

PERIMETRAL LESTE – Na rodovia de acesso entre a ponte e a BR-277, os serviços estão concentrados na execução do viaduto da BR-469, com posicionamento de 38 estacas raiz, e no viaduto no acesso à Ponte Tancredo Neves, com início da superestrutura no encontro 01 e continuidade da mesoestrutura no encontro 02.

INVESTIMENTOS – As obras da Ponte da Integração e da Rodovia Perimetral Leste integram um pacote de investimentos de mais de R$ 1 bilhão da Itaipu Binacional para o Oeste do Paraná. O objetivo é acelerar o desenvolvimento da região, contribuindo para fazer do Paraná o maior hub logístico da América Latina. Os compromissos foram firmados junto ao Governo do Estado, responsável pela gestão das obras.

A obra da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, atingiu 67% de execução neste mês de agosto. Essa informação e mais detalhes estão disponíveis no boletim informativo da obra, publicado mensalmente no portal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e encaminhado como uma newsletter para quem se inscrever.

Na margem brasileira, em Foz do Iguaçu, foi realizado o tensionamento dos primeiros estais, que são compostos por um conjunto de cabos de aço que sustentarão o tabuleiro da ponte sobre o Rio Paraná. Até o final da obra, serão 116 estais tensionados, variando de 66 a 263 metros de extensão.

Também foi executada a pré-montagem de mais duas aduelas metálicas de um total de 37 que serão posicionadas no vão central, e instalados tubos forma no mastro principal brasileiro, que deve atingir 175 metros de altura, de sua fundação ao topo, até o final de agosto.

Na margem paraguaia, em Presidente Franco, foi finalizada a câmara de transição do mastro principal e iniciada a câmara de estais, que terá 34 metros de altura. Até o final do mês o mastro deve atingir 151 metros. E no vão central foram posicionadas e solidarizadas lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 5.1.

ESTRUTURA – A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. Sua estrutura será maior que a primeira ponte de ligação ao Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade, e se localiza a cerca de 10 quilômetros de distância desta. A nova ponte é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, Itaipu Binacional e o Governo Federal, cabendo ao DER/PR administrar a execução da obra.

PERIMETRAL LESTE – Na rodovia de acesso entre a ponte e a BR-277, os serviços estão concentrados na execução do viaduto da BR-469, com posicionamento de 38 estacas raiz, e no viaduto no acesso à Ponte Tancredo Neves, com início da superestrutura no encontro 01 e continuidade da mesoestrutura no encontro 02.

INVESTIMENTOS – As obras da Ponte da Integração e da Rodovia Perimetral Leste integram um pacote de investimentos de mais de R$ 1 bilhão da Itaipu Binacional para o Oeste do Paraná. O objetivo é acelerar o desenvolvimento da região, contribuindo para fazer do Paraná o maior hub logístico da América Latina. Os compromissos foram firmados junto ao Governo do Estado, responsável pela gestão das obras.

CONTATO COM O COLUNISTA   pietrobelliantonio0@gmail.com

Destaque da Semana

CEO do Grupo A.Yoshii é eleito Empresário do Ano no Paraná

Leonardo Yoshii é homenageado no Prêmio Líderes do Brasil,...

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Por que acreditar no Papai Noel é importante?

Especialista aponta benefícios para o desenvolvimento da criança e...

Dieta pode melhorar resposta ao tratamento de câncer com células CAR-T

Cientistas buscam formas de tornar essa terapia oncológica mais...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor